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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 24 de maio de 2016

Cine Dica: Sessão especial de destaque do cinema alemão na Sala P. F. Gastal

PROJETO ACADEMIA DAS MUSAS EXIBE FILME DE MAREN ADE NA SALA P. F. GASTAL

Na quinta-feira, 26 de maio, às 19h30, o grupo de pesquisa Academia das Musas exibe na Sala P. F.Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) o filme Todos os Outros (Alle anderen, 2009, 120 minutos), da diretora alemã Maren Ade. A sessão é uma parceria com o Goethe-Institut de Porto Alegre. Projeção em blu-ray. Entrada franca.

SINOPSE: Chris e Gitti estão em um aparente idílio amoroso durante férias na Sardenha. Porém, em meio às brincadeiras, rituais íntimos e hábitos fúteis, esconde-se uma tensão. Cheia de entusiasmo, ela não teme expressar seu amor por Chris, enquanto ele é mais reservado em relação à exposição de sua vida pessoal e profissional, demonstrando certa insegurança. Numa tola tentativa de viver perigosamente, Chris começa a revelar seu gênio voluntarioso, querendo mostrar à namorada quem domina a relação. Com isso, a confiança que ela tinha por ele sofre um duro golpe. Gitti tenta se conformar com o novo comportamento de Chris, mas o que começara como uma experiência lúdica logo se transforma numa luta contra sua própria personalidade. Enquanto ele se afirma como o mais forte da relação, ela começa a perder a cabeça.

Maren Ade nasceu em 1976 em Karlsruhe, na Alemanha. Estudou Produção e Direção na Universidade de Televisão e Cinema de Munique. Dirigiu seu primeiro curta, Ebene 9, em 2000. Seu longa-metragem de estreia, Forrest for the Trees (2003), filme de graduação na universidade, ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance em 2005. Lançado em 2009, Todos os Outros ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Berlim. O novo filme de Ade, Toni Erdmann, é uma das sensações do Festival de Cannes deste ano.

Promovendo sessões e debates, o projeto Academia das Musas pesquisa obras realizadas por mulheres ao longo da história do cinema. Os encontros acontecem quinzenalmente na Sala P. F. Gastal, nos sábados, às 10h30.

GRADE DE HORÁRIOS
24 a 29 de maio de 2016

24 de maio (terça)
15h – As Mil e Uma Noites: Volume 1 – O Inquieto
17h15 – Exilados do Vulcão
19h30 – As Mil e Uma Noites: Volume 2 – O Desolado

25 de maio (quarta)
15h – As Mil e Uma Noites: Volume 2 – O Desolado
17h15 – Exilados do Vulcão
19h30 – As Mil e Uma Noites: Volume 3 – O Encantado

26 de maio (quinta)
15h – As Mil e Uma Noites: Volume 2 – O Desolado
17h15 – Exilados do Vulcão
19h30 – Academia das Musas: Todos os Outros, de Maren Ade

27 de maio (sexta)
15h – As Mil e Uma Noites: Volume 3 – O Encantado
17h15 – Exilados do Vulcão
20h – Projeto Raros – Golpe de Estado, de Yoshishige Yoshida

28 de maio (sábado)
10h30 – Academia das Musas (Sessão Primeiro Cinema – Alice Guy e Lois Weber)
15h – As Mil e Uma Noites: Volume 1 – O Inquieto
17h15 – Exilados do Vulcão
19h30 – As Mil e Uma Noites: Volume 2 – O Desolado

29 de maio (domingo)
15h – As Mil e Uma Noites: Volume 2 – O Desolado
17h15 – Exilados do Vulcão
19h30 – As Mil e Uma Noites: Volume 3 – O Encantado
 
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro

Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: X-MEN: APOCALIPSE

Sinopse: O Apocalipse (Oscar Isaac) é o primeiro e mais poderoso mutante do mundo. Ele tem planos de mergulhar o mundo em um apocalipse para garantir a supremacia. Para isso, Apocalipse recruta uma equipe de mutantes, como Magneto (Michael Fassbender). Do lado oposto estão o Professor Xavier (James McAvoy) e Raven (Jennifer Lawrence).

E lá se vão mais de 15 anos desde que Bryan Singer (Os Suspeitos) introduziram os heróis mutantes para o cinema e que deu início a febre das adaptações das HQ. Foram cinco filmes com a equipe e mais dois filmes solo com o seu personagem popular Wolverine.  Mesmo com as suas perfeições, houve claro algumas irregularidades ao longo desse percursso na saga e o pouco desses dois mundos se encontra em X-Men: Apocalipse, mas que o resultado final diverte e não desanima.
Dez anos se passaram desde que o  mundo descobriu que os mutantes realmente existem. Estamos em 1983, onde a sociedade oitentista convive com os mutantes, mesmo ainda existindo o preconceito acalorado contra eles. Porém, o primeiro mutante do planeta desperta e deseja que a sua raça se torne os donos do planeta.
Pois bem, para começar, uma coisa que eu sempre me preocupou (desde X-Men: O Confronto Final) foi a insistencia dos produtores colocarem inúmeros personagens na tela, que  além de prejudicarem o ritmo da trama, poderiam ser facilmente descartados, pois nada acrescentam. Felizmente não é o que acontece exatamente aqui, pois além de velhos conhecidos como Ciclope (Tye Sheridan), Fenix (SophieTurner), Tempestade (Alexandra Shipp) e Noturno  (Kodi Smit-McPhee) serem reentroduzidos na saga, os demais personagens surgidos na segunda trilogia, como Mistica (Jennifer Lawrence) e até mesmo Destrutor (Lucas Till) tem suas presenças respeitadas e tendo tempo necessário para o melhor desenvolvimento de cada um deles. O mesmo não pode se dizer de personagens como  Psylocke (Olivia Munn) e Jubileu (Lana Condor), que embora tenham visuais fieis se comparado as HQ, por outro lado pouco elas são desenvolvidas, sendo que essa última poderia facilmente ser descartada da trama.
Falando em trama, Singer novamente foi esperto em focar o principal elemento de sucesso da franquia: mutantes vs preconceito, sendo que isso é muito bem representado novamente pelo personagem Eric/Magneto (Michael Fassbender),que sofre novamente o duro golpe vindo de pessoas que simplesmente tem medo ou não querem entender as pessoas que são diferentes como ele. Fassbender novamente dá um show de interpretação e uma vez que ocorre esse ato protagonizado por ele nós já estamos mais do que fisgados pela trama.
Já sua contraparte Charles Xavier / Professor X (James McAvoy) demonstra um amadurecimento definitivo e fazendo a gente crer que realmente ele venha se tornar o professor X interpretado por  Patrick Stewart   da trilogia original. Embora o seu desempenho visto no filme anterior  (Dias de um Futuro Esquecido)  ainda seja o melhor, McAvoy demonstra segurança e uma dose de seriedade dentro desse gênero fantástico. Como não poderia deixar de ser, as cenas de MacAvoy e Fassbender sempre se torna um aperetivo a mais na trama.
Sendo que o preconceito sempre foi o principal vilão da franquia, eu sempre achei que introduzir um vilão poderoso como Apocalipse seria um tanto que desnecessário, mas eis que ele finalmente surge. Intepreado por Oscar Isaac (Star Wars: O Despertar da Força), Apocalipse tem uma única ambição: devastar a terra e fazer com que os mutantes dominem o novo mundo reerguido por eles. Ou seja, tipico plano de vilão megalomaníaco e que somente não se tornou caricato graças ao esforço de Issaac, mesmo com todo o peso da maquiagem em seu rosto.
Se as intenções do vilão não convencem, pelo menos elas rendem inúmeras cenas de ação que, embora virtiginosas em alguns momentos, elas rendem bom entreterimento. Cada um dos personagens usa os seus poderes ao máximo e gerando um verdadeiro contraste se comparado ao que foi visto lá atrás em X-Men: O filme. Porém, nada se compara a maravilhosa cena em que Peter / Mercúrio (Eva Peters) novamente usa a sua velocidade ao máximo para fazer uma boa ação e nos brindando com a melhor e mais divertida cena de todo o filme.
Tendo ainda uma bela participação de um velho mutante conhecido nosso, X-Men: Apocalipse cumpre o seu dever de encerrar essa segunda trilogia dos mutantes com dignidade, mesmo com todos os percalços e que poderia gerar um desastre total. 


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sexta-feira, 20 de maio de 2016

Cine Dicas: Estreias do final de semana (20/05/16)

X-Men: Apocalipse

Sinopse: Apocalipse (Oscar Isaac) é o primeiro e mais poderoso mutante do mundo. Ele tem planos de mergulhar o mundo em um apocalipse para garantir a supremacia. Para isso, Apocalipse recruta uma equipe de mutantes, como Magneto (Michael Fassbender). Do lado oposto estão o Professor Xavier (James McAvoy) e Raven (Jennifer Lawrence).


Vizinhos 2 

Sinopse:Mac (Seth Rogen) e Kelly (Rose Byrne) enfrentam um novo problema. A dupla se depara em um novo embate com vizinhos depois que uma nova irmandade se muda para a casa ao lado. O casal então resolve pedir a ajuda de Teddy (Zac Efron), universitário que também os atormentou tempos atrás.


Os Anarquistas

Sinopse: Paris, 1899. O militar Jean Albertini (Tahar Rahim) deve se infiltrar num grupo anarquista e caso se sai bem na força-tarefa, ele conseguirá uma promoção. Mas o problema é que Jean se apaixona por uma integrante, Judith (Adèle Exarchopoulos), e fica amigo dos outros membros da organização, passando a questionar a sua missão e colocando suas ideologias e vida em risco.


Amores Urbanos

Sinopse:Em São Paulo, os amigos Micaela (Renata Gaspar), Diego (Thiago Pethit) e Júlia (Maria Laura Nogueira) têm muitos sonhos e vivem intensamente o presente. Todos eles compartilham seus desejos e medos, enquanto encaram desventuras amorosas e profissionais em busca de autoconhecimento.


Pais e Filhas

Sinopse:O escritor Jake Davis (Russell Crowe) é brilhante na carreira e chegou a ser reconhecido com o prêmio Pulitzer de literatura. Mas a vida pessoal fica em frangalhos quando descobre estar com alzheimer. Consequentemente, a relação com a filha, Katie, fica abalada. Mais de 20 anos depois, ela ainda luta para lidar com o que sofreu no passado por causa do pai.


A VINGANÇA ESTÁ NA MODA

Sinopse: Uma jovem retorna a sua pequena cidade na Austrália e vai revolucionar o local. Com sua maquina de costura e muito estilo, ela vai influenciar toda uma geração local.


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Cine Dica: Curso Neorrealismo Italiano


Apresentação

Fim da Segunda Guerra Mundial, 1945. Numa Itália ainda sob escombros materiais, políticos e emocionais, cineastas como Roberto Rossellini, Luchino Visconti e Vittorio de Sica saem às ruas para, longe dos estúdios, fazer a “crônica do dia”: crônica da fome, do desemprego, da orfandade, das desigualdades sociais, regionais e de gênero que assolavam o país. E para entrar para a história do cinema.


O Neorrealismo Italiano, como ficou conhecido o movimento, viria a ser o ponto de origem, a referência sempre posta para todos os cineastas que a partir daí se interessariam por acessar a realidade de modo mais direto, reapresentando-a ao espectador ora em sua versão mais crua e objetiva, ora em outros registros e variações possíveis, como os dos cinemas intimista e realista subjetivo, político, alegórico etc. Antonioni, Fellini, Godard, Truffaut, Rohmer, nos anos 1950 e 1960, já acusam abertamente essa inspiração, algo que se repetiria em Glauber, Pasolini, Bertolucci, Wenders, Fassbinder, Herzog e tantos outros expoentes do cinema moderno. Seria o caso igualmente do cinema indie estadunidense de Cassavetes, já nos 1960, e de seus herdeiros contemporâneos como Spike Lee, Gus Van Sant ou Sofia Coppola. Ou ainda dos chineses, taiwaneses e iranianos dos Novos Cinemas asiáticos dos anos 1980 e 1990, de que são exemplo Zhang Yimou, Hou Hsiao-Hsien, Tsai Ming Liang e Kiarostami. E de uma enorme diversidade de cineastas atuais, por todos os continentes.


Rossellini & Cia. criaram com sua estética realista uma alternativa clara e incrivelmente eficaz ao naturalismo (aparência, ilusão de realidade) imperante em Hollywood, e, de quebra, opções também às duas grandes escolas anteriores do chamado cinema de arte: o Expressionismo Alemão e a Montagem Soviética. Seu conceito de cinema baseado no uso de locações naturais e luz ambiente, planos longos e abertos, mescla de atores profissionais
não-profissionais, aliados à abertura ao improviso, tudo de modo a gerar uma imagem de caráter mais “documental”, serviu como matriz para o desenvolvimento das inúmeras vertentes de realismos cinematográficos vistos desde então.


Objetivos

O curso Neorrealismo Italiano: O Movimento e Seu Legado, ministrado por Fernando Mascarello, vai apresentar os principais filmes e diretores, enfatizando as suas importantes inovações históricas de estilo e temática e situando-as no contexto da Europa pós-Segunda Guerra Mundial. A proposta é compreender o movimento como uma sistematização do realismo cinematográfico e ponto de origem da vertente realista em cinema, até hoje um dos pilares centrais do chamado “cinema de arte”. O curso também vai examinar as principais subvertentes dessa tradição realista, desde o realismo subjetivo de Antonioni e Fellini, nos anos 1950, passando pela Nouvelle Vague francesa e chegando, no contemporâneo, a fenômenos como os Novos Cinemas asiáticos (Taiwan, China, Irã), o cinema indie americano, o Novo Cinema Argentino e cineastas brasileiros atuais.


Conteúdos

O Neorrealismo Italiano

1. Principais filmes e diretores.
2. A tríade Rossellini, Visconti e De Sica.
3. A estética neorrealista.
4. O contexto histórico pós-Segunda Guerra Mundial.

Compreendendo o realismo cinematográfico

1. Por que realismo?
2. O Neorrealismo como alternativa a Hollywood, ao Expressionismo Alemão e à Montagem Soviética.
3. Realismo do cinema de arte x naturalismo hollywoodiano: por que essa diferença é tão crucial?

A vertente realista em cinema

1. O realismo subjetivo italiano dos anos 1950.
2. A influência realista sobre a Nouvelle Vague e os Novos Cinemas dos anos 1960.
3. Anos 1980 e 1990: China, Taiwan, Irã.
4. Realismo made in USA: o cinema indie estadunidense.
5. Realismos contemporâneos argentinos e brasileiros.


Ministrante: Fernando Mascarello
Professor e pesquisador com atuação nas áreas de Teoria do Cinema, História do Cinema, Análise Fílmica, Crítica Cinematográfica, Estudos Culturais e Gênero e Sexualidade. Seu livro "História do Cinema Mundial é adotado na maior parte dos cursos de graduação em Cinema e Audiovisual do país. Como crítico de cinema, também foi responsável pela criação da revista Teorema - Crítica de Cinema, de Porto Alegre. Coordena o curso de Especialização em Cinema da UNISINOS. Atua, desde 2003, como professor das disciplinas de História do Cinema Internacional e Teoria do Cinema do curso de Realização Audiovisual. É doutor em Cinema pela Universidade de São Paulo (2004). Já ministrou os cursos 'Filme Noir: Cinefilia & Sexualidade" e "Cinema de Autor" pela Cine UM.


Curso
NEORREALISMO ITALIANO: O MOVIMENTO E SEU LEGADO
de Fernando Mascarello

Datas: 04 e 05 / Junho (sábado e domingo)

Horário: 9h30 às 12h30

Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento: 
R$ 80,00
(Valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições por depósito bancário)
Formas de pagamento: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

Material: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714

Realização
Cine UM - Produtora Cultural

Patrocínio
Sapere Aude Livros / Editora Aleph / Loja Back in Black / Quentin's Bar / Cine Victória

Parceria
Espaço Vídeo

Apoio cultural
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Cine Dica:Fantaspoa exibe Finis Hominis de José Mojica Marins na Cinemateca Capitólio

CLÁSSICO DE JOSÉ MOJICA MARINS NA CINEMATECA CAPITÓLIO

Neste sábado, 21 de maio, às 17h, acontece a exibição de Finis Hominis, de José Mojica Marins, naCinemateca Capitólio. Após a sessão, há debate com o jornalista André Barcinski, grande especialista na obra do mestre do horror nacional. O valor do ingresso é R$ 10,00. A programação faz parte do Fantaspoa- Festival internacional de cinema fantástico de Porto Alegre –, que também apresenta o filme Fica Comigo Esta Noite, de João Falcão, no domingo, 22 de maio, às 17h. Os filmes Minha Felicidade, do bielorrusso Sergei Loznitsa, e Outubro, dos peruanos Diego Vega Vidal e Daniel Vega Vidal, destaques da mostra Panorama do Cinema Contemporâneo, seguem em exibição até o dia 22 de maio.

O Fantaspoa  Festival internacional de cinema fantástico de Porto Alegre – acontece de 13 a 29 de maio em Porto Alegre, com o Patrocínio da Petrobras.

A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS – FUNDACINE.

 

FILMES



FINIS HOMINIS
(1971, Horror, Drama Brasil - 89 min - Classificação: 16 anos)

Um homem completamente nu emerge do mar e caminha tranquilamente pelas ruas da cidade, interferindo de várias maneiras em episódios cotidianos, sempre em busca de justiça. Assumindo o nome Finis Hominis, ele é tido pela população como um messias moderno, capaz de operar milagres.

Ficha técnica Direção: José Mojica Marins Roteiro: Rubens Francisco Luchetti, José Mojica Marins Produção: Marciano Bley Bittencourt Música: Herminio Giménez Fotografia: Giorgio Attili Edição:Roberto Leme Elenco José Mojica Marins, Teresa Sodré, Roque Rodrigues, Rosângela Maldonado, Mário Lima, Andreia Bryan

FICA COMIGO ESTA NOITE
(2006, Fantasia, Comédia Brasil - 73 min - Classificação: Livre)

O casamento de Edu e Laura está em crise. Em meio a essas turbulências, Edu, repentinamente, morre. Decidido a se despedir de Laura de qualquer forma e querendo saber qual era o segredo que ela iria lhe contar pouco antes de morrer, Edu passa a buscar um meio de se comunicar com ela.

Ficha técnica Direção: João Falcão Roteiro: Adriana Falcão, João Falcão, Tatiana Maciel Produção: Diler Trindade Produção Executiva: Telmo Maia Música: Robertinho do Recife Fotografia: Mauro Pinheiro Jr. Edição: Natara Ney Elenco Vladimir Brichta, Alinne Moraes, Laura Cardoso, Clarice Falcão, Gustavo Falcão

MINHA FELICIDADE
(Schastye moe, Rússia, Ucrânia, Alemanha, 2010, 127 minutos)
Direção: Sergei Loznitsa

Um jovem caminhoneiro se perde no campo russo. Ele acaba conhecendo um senhor infeliz, prostituta menor de idade, um estranho cigano e policiais corruptos. Quanto mais ele tenta encontrar seu caminho de volta à civilização, mais descobre que a força e instintos de sobrevivência substituíram qualquer forma de humanidade.

OUTUBRO
(Octubre, Peru, Espanha, Venezuela, 2010, 88 minutos)
Direção: Diego Vega Vidal e Daniel Vega Vidal

Clemente é um penhorista pouco comunicativo e a nova esperança amorosa de Sofia, vizinha solteira, devota em Outubro ao culto do Senhor dos Milagres. A relação deles começa quando Clemente descobre uma menina recém-nascida, fruto da sua relação com uma prostituta que desapareceu. Enquanto Clemente procura a mãe da pequenina, Sofia ocupa-se dela e de fazer a limpeza na casa do penhorista. Com a chegada destes dois seres na sua vida, Clemente terá ocasião de repensar às suas relações com os outros.


GRADE DE HORÁRIOS
17 a 22 de maio de 2016

17/05 (terça)
15h – Outubro
17h – Minha Felicidade
19h30 – Outubro

18/05 (quarta)
15h – Outubro
17h – Minha Felicidade
19h30 – Outubro

19/05 (quinta)
15h – Outubro
17h – Minha Felicidade
19h30 – Outubro

20/05 (sexta)
15h – Outubro
17h – Minha Felicidade
19h30 – Outubro

21/05 (sábado)
15h – Outubro
17h – Finis Hominis + debate (Fantaspoa)

22/05 (domingo)
15h – Outubro
17h – Fica Comigo Esta Noite (Fantaspoa)
19h30 – Minha Felicidade