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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Cine Especial: DAVID CRONENBERG: Parte 8

O curso sobre David Cronenberg ja começou no museu da comunicação ontem na capital, mas os especiais por aqui ainda continuam. Principalmente pelo fato que o curso chegou, mas não consegui rever todos os filmes de Cronenberg como eu queria, mas nem por isso irei desistir, portanto aguardem minha opinião sobre cada um deles. Abaixo deixo fotos, sinopse e trailer de filmes que ainda falta eu falar, sendo que um deles, ainda é inedito em nossas telas!     

  STEREO
Sinopse: A história de um grupo de estudantes que se submete voluntariamente a uma experiência médica que lhes remove a parte do cérebro que coordena o mecanismo da fala, mas que lhes aumenta as propriedades telepáticas. Isto, para além de lhes ser ministrado um nunca mais acabar de drogas com os mais diversos efeitos. E isto, ainda, sem referir que a experiência é coordenada por um organismo chamado Academia Canadiana para a Investigação Erótica.


Crimes of the Future

Sinopse: O filme acompanha Adrian Tripod, antigo diretor de uma clínica dermatológica chamada A Casa da Pele, que está a procura seu mentor, Antoine Rouge. Rouge desapareceu, seguido de uma peste catastrófica resultada de produtos cosméticos, responsável pela morte de toda a populão de mulheres adultas sexualmante desenvolvidas.



Mistérios e Paixões
Sinopse:Bill Lee é um escritor fracassado que trabalha como dedetizador de insetos para sobreviver. Seu emprego está por um fio, já que seu estoque de inseticida vive misteriosamente se esgotando. Ele descobre que sua mulher está viciada no produto, e, incentivado por ela, experimenta-o e inicia uma viagem alucinógena recheada de absurdos.



eXistenZ
Sinopse: O eXistenZ do título é o nome de um jogo de realidade virtual, o mais perfeito que já foi inventado. E para participar, e ter sensações semelhantes a prazeres sexuais ou efeitos de droga forte, é só colocar uma tomada na coluna vertebral. Jennifer Jason Leigh é Alegra Geller, famosa designer que cria o eXistenZ e passa a ser perseguida por fanáticos religiosos que querem matá-la. É forçada a fugir junto com um pacato assistente de marketing transformado em segurança (Jude Law). Na fuga, eles circulam por um mundo onde fantasia e realidade se confundem a toda hora.
O filme ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim.



Um Método Perigoso
Sinopse:Ainda inédito em nossas salas gauchas, o filme conta a historia do encontro de dois mestres da psicanálise, Sigmund Freud (Mortensen) e Carl Jung (Michael Fassbender), e seu envolvimento com a russa Sabina Spielrein (Keira Knightley).


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terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cine Curiosidade: DAVID CRONENBERG NA MIDIA

Faltando poucas horas para o inicio do curso sobre David Cronenberg, o Jornal do Comércio de hoje deu um merecido destaque para o diretor. Lembrando, que mesmo o curso começando hoje, irei prosseguir com os especiais sobre os filmes do diretor que merecem destaque.



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Cine Especial: DAVID CRONENBERG: Parte 7

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, estarei participando do curso “David Cronenberg: Seu Cinema e suas Obsessões”, criado pelo CENA UM e ministrado pela Prof.ª Dr.ª Rosângela Fachel de Medeiros. E enquanto esses dois dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme, desse diretor que passa sua visão obscura (mas que fascina) para a tela do cinema!

OS FILHOS DO MEDO
Sinopse: Frank vive em constante medo. A sua ex-mulher está mentalmente doente e ele tem medo que a sua doença possa ter influência negativa em sua filha de 6 anos e, acima de tudo, teme pela própria vida. Duas crianças deformadas atacam a professora da filha de Frank, levando-o a investigar uma série de homicídios e a sua relação com a ex-mulher e com uma organização de psicoterapia. Quando a ameaça das crianças mutantes começa a chegar perto da sua família, Frank tem de vencer o medo e descobrir a sua verdadeira natureza, antes que ele e sua filha se tornem as próximas vítimas.
Depois de usar o sexo como o ponta pé inicial para a criação de seus primeiros filmes, Cronenberg entra em outro terreno, no qual iria bastante explorar nos seus filmes seguintes, que é sobre a mente das pessoas, de preferência, as perturbadas. Ao usar a separação de um casal como fio condutor da trama, o cineasta investe sobre até onde a mente pode chegar, ao ponto, que se é através da loucura, que a mente pode fazer o que bem entender. Se no mundo real isso possa ser um tanto que distante, em seu filme a coisa se torna bem realista, crua e assustadora.
Mesmo em poucas cenas, Samantha Eggar (O Colecionador) está espetacular e assustadora como a mãe perturbada que não aceita a separação do marido (Art Hindle), muito menos na possibilidade de perder a filha. Com isso, sua mente libera algo que é difícil de acreditar, onde tudo é revelado num ato final dos mais apavorantes. Destaco também, o ótimo desempenho de Oliver Reed (Gladiador) que domina o filme nos primeiros minutos da trama.

Na Hora da Zona Morta
Sinopse: Johnny Smith (Christopher Walken) é um professor de literatura que estava prestes a se casar quando sofre um acidente de carro e fica cinco anos em coma. Ao recobrar a consciência, descobre que perdeu sua carreira e Sarah Bracknell (Brooke Adams), sua noiva, mas em compensação ganhou poderes paranormais que o permitem prever o futuro. Assim, ele tem o poder de alterar o curso dos acontecimentos e este é o seu dilema: interferir ou sofrer sozinho, sabendo das tragédias que estão por acontecer.
Muitos consideram Na Hora da Zona Morta como um filme menos de Cronenberg. Isso talvez se deva, pelo fato do filme ser uma adaptação pouco elogiada de uma das obras de Stephen King (que geraria uma série também, O Vidente), mas tenho certo carinho por essa produção, pois eu o assisti com a minha mãe quando eu era pequeno no Super Cine, e para uma criança impressionada com qualquer coisa naquela época, foi para mim uma sessão inesquecível. Vendo atualmente, é visível que o filme tenha envelhecido mal em alguns aspectos, mas está longe de ser um filme ruim, pois Cronenberg consegue segurar as rédeas e fazer de uma historia fantástica algo realista e que aceitamos bem ela, pois acompanhamos as sub-tramas bem humanas de cada personagem que cruza no caminho de Johnny, e com isso, nos identificamos com elas.
Christopher Walken está ótimo, ao interpretar uma pessoa que queria uma vida normal, mas terá que suportar o fardo (ou bênção) de adquirir o dom de ajudar as pessoas em momentos cruciais.

Curiosidade: Antes do acidente por ele sofrido, o personagem Johnny Smith sugeria aos seus alunos que lessem o livro "The Legend of Sleepy Hollow". Dezesseis anos mais tarde o próprio Christopher Walken, intérprete de Johnny Smith, estrelaria A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, adaptação cinematográfica do livro sugerido em Na Hora da Zona Morta.


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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Luto: Adeus Whitney Houston

Se por um lado ela estava péssima como atriz no filme O Guarda Costas, no mesmo, sua canção, que serviu de tema do filme, foi uma das mais tocadas na historia da radio. Me lembro muito bem, quando adolescente, ia e voltava da escola, mas sempre quando ligava o radio, lá estava a voz dela cantando aquela musica. Uma que poucos se lembram, mas é muito bonita, é a musica que serviu de tema para a ótima animação O Príncipe do Egito
Whitney Houston se foi, mas sua voz e suas musicas, serão imortais!

O GUARDA COSTAS

O PRINCIPE DO EGITO

Cine Especial: DAVID CRONENBERG: Parte 6

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, estarei participando do curso “David Cronenberg: Seu Cinema e suas Obsessões”, criado pelo CENA UM e ministrado pela Prof.ª Dr.ª Rosângela Fachel de Medeiros. E enquanto esses dois dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme, desse diretor que passa sua visão obscura (mas que fascina) para a tela do cinema!


EM INICIO DE CARREIRA, O QUE A MENTE DE CRONENBERG QUERIA DIZER PARA NOS?


CALAFRIOS

Sinopse Num condomínio fechado localizado em uma bela ilha canadense, os turistas estão lentamente cedendo à loucura. Um estranho vírus toma conta de seus corpos , infectando a todos. Os sintomas são incontroláveis: homens e mulheres são acometidos de acessos de violência e desejo... Não há como escapar, nem onde se esconder ...Enfim, entregam-se a um comportamento sexual animalesco e bizarro. Nonsense, humor penetrante, terror e morte, o filme mais escatológico de Cronenberg. Neste filme a mortal epidemia ganha contornos de uma doença altamente contagiosa, que hoje em dia poderíamos associar com o HIV e a guerra biológica.
O filme poderia muito bem ser visto como uma metáfora sobre as doenças venéreas (como HIV) quando pessoas começassem agir com muita libertinagem, digo poderia, pois o filme vai muito, além disso. A produção pode ser vista como uma espécie de verdadeira profecia do que aconteceria no inicio dos anos 80, sendo que a produção foi lançada em 1975, e até aquela data, não havia ainda uma noção exata da existência da AIDS. Na época de lançamento do filme, muitos críticos acusaram Cronenberg de ser um cineasta com uma mente perturbada, que estava tentando dizer alguma coisa, ou simplesmente insinuaram que ele tinha a maior aversão ao sexo, por colocar o ato sexual como vilão da historia.
A meu ver, tudo que Cronenberg fez foi se adiantar no tempo, pois talvez já tivesse uma noção do que viria nos anos seguintes com relação a doenças sexualmente transmissíveis, tanto que ele chegou por um tempo estudar medicina antes de se tornar cineasta. Portanto, os perigos das doenças vindas do sexo, ele simplesmente as usou como uma metáfora (e profética) para a criação do seu primeiro filme, que por vezes, lembra Invasores de Corpos ou A Noite dos Mortos vivos. O curioso é o fato que alguns elementos usados no filme serviriam de base para a criação de outros filmes posteriormente como Alien: O 8º Passageiro. Lembrando que, como esse foi o primeiro longa metragem que Cronenberg fez na sua carreira e no Canada, os atores (na maioria amadores) não tinha uma noção exata de como atuar neste tipo de filme, pois o gênero de horror, era muito raro naquele País. O diretor chegou até mesmo a agredir a atriz Barbara Steele para ela realmente chorar com autenticidade, mas segundo ele, foi um pedido vindo da própria atriz
Com um ato final inesperado e que certamente deixou muita gente abalada, Calafrios foi o ponta pé inicial da carreira desse diretor de cinema, que através de suas obsessões internas, tinha muito que dizer na tela grande!

Enraivecida na Fúria do Sexo

Sinopse: Mulher que se alimenta de sangue, após acidente de moto, começa a espalhar um vírus, que faz com que os infectados fiquem raivosos e atacar outras pessoas. .
Dois anos depois de Calafrios, Cronenberg voltaria a querer dizer alguma coisa neste filme de terror, que é muito mais do que uma versão nova sobre o tema do vampirismo. As vésperas da descoberta da AIDS, o mundo já vivia com um grau preocupante de mortes através de doenças até então desconhecidas, que na maioria delas, se desconfiava que poderia vir através do sexo desenfreado, pois fins dos anos 60 e durante todo os anos 70, as pessoas praticavam mais sexo do que o normal (ou vocês acham que eles eram magrinhos porque?). Ou então, através de experiências cientificas na descobertas de novas curas, mas que por vezes, algo dava errado.
Unindo essas duas hipóteses, Cronenberg cria novamente, um filme profético sobre o que aconteceria se uma doença desconhecida começasse há assolar a civilização, e através dela, uma verdadeira onda de paranóia e anarquia. Se em Calafrios, A Noite dos Mortos Vivos era levemente usado como inspiração, aqui a coisa aumenta, pois os infectados ficam descontrolados e tem um desejo enorme de morder as pessoas, ao mesmo tempo que demonstram uma raiva descomunal. Curiosamente, a portadora desse mal que acontece durante á historia, é interpretada pela atriz pornô famosa na época, Marylin Chambers, sendo que aqui, age mais como uma figura do que como uma pessoa, o que combina bem para a personagem. Sendo uma verdadeira origem do caos, mas sem má intenção, unicamente age pelos seus instintos novos, uma verdadeira sedenta por sangue.
Com um final tão impactante quanto o filme anterior, Enraivecida na Fúria do Sexo é pouco conhecido pelo publico brasileiro, mas super cultuado pelos admiradores do diretor!


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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cine Especial: DAVID CRONENBERG: Parte 5

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, estarei participando do curso “David Cronenberg: Seu Cinema e suas Obsessões”, criado pelo CENA UM e ministrado pela Prof.ª Dr.ª Rosângela Fachel de Medeiros. E enquanto esses dois dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme, desse diretor que passa sua visão obscura (mas que fascina) para a tela do cinema!



Gêmeos - Mórbida Semelhança
Sinopse: Os gêmeos idênticos Beverly e Elliot, brilhantes ginecologistas canadenses, pesquisam a fertilidade feminina em sua clínica particular. A atriz Claire Nivean, que não tem filhos, procura auxílio na famosa Clínica Mantle. Diagnosticada por Beverly como possuidora de um útero tricervical, Claire deve perder a esperança de engravidar. O arrogante Elliot fica fascinado pelo masoquismo da atriz e dorme com ela. Como é costume deles compartilharem as pacientes, encoraja o irmão a tomar seu lugar. Os dois passam a se revezar nas visitas a Claire, mas o tímido Beverly se apaixona pela atriz e, influenciado por ela, começa a usar drogas.
Para aqueles que estavam acostumados com o mundo do bizarro, ao assistir Gêmeos – Mórbida Semelhança pode-se observar que há uma pequena mudança de trajeto se comparado aos filmes anteriores daquela época que o diretor David Cronenberg estava fazendo. Digo pequena, pois a trama em si é muito mais perturbadora e interessante, talvez devido ao fato do filme estar mais com o pé na realidade, e graças a esse artifício, quando finalmente surge o mundo do bizarro de Cronenberg, ele soa verossímil e aceitamos aquela situação, pois as vezes, o mundo real é muito mais assustador que qualquer ficção de terror. Isso se fortalece quando o próprio terror sai das próprias mentes dos dois protagonistas (Jeremy Irons no melhor papel(s) de sua carreira) onde se transita entre o real e o sonho (pesadelo), o que deixa a dupla (principalmente o irmão Bverly) desconcertados.
O filme é um estudo psicológico da ligação forte que os irmãos gêmeos da trama têm desde ao nascer, que mesmo às vezes tendo personalidades diferentes, a ligação de ambos os torna tão presos um pelo outro, que torna impossível a separação, mesmo que este desejo floresça (numa cena de sonho puramente Cronenberg), mas no fim ele padeça, devido ao amor (mesmo que mórbido) que ambos têm um pelo outro. Mesmo feito em 1988, Cronenberg não se intimidou com a falta de recursos da época, e com isso, torna a atuação dupla de Jeremy Irons tão perfeita, que realmente da a impressão que estamos diante de dois irmão gêmeos na tela. Isso graças á um verdadeiro jogo de montagem de cenas que o cineasta fez, auxiliado pelo ótimo desempenho do ator que soube passar a diferenças de personalidades dos irmãos.


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Cine Dica: Estréias no final de semana (10/02/12)

E ai pessoal. Finalmente essa semana está terminando, o que é um alivio para mim, devido ao fato que este calor que assolou nosso estado me detonou. Felizmente, minha mente se ocupou ao rever os filmes de David Cronenberg, para eu ter melhor participação para o curso sobre ele, que ocorrera agora na próxima terça. Com isso, ficarei somente em casa de molho e destrinchando as obras do cineasta. Quanto às estréias no cinema, da minha parte, terei que deixar de assistir elas agora, para mais adiante, devido a falta de tempo, mas espero que vcs curtem as estréias. Dentre elas, finalmente chega o tão aguardo e favorito ao Oscar, O Artista, filme que vem colecionando prêmios e muitos apontam como o filme do ano, pois não se via uma declaração de amor aos filmes, talvez desde o próprio Cantando Na Chuva, já que ambos exploram a transição do cinema mudo para o falado.
Outra grande estréia é o retorno de Star Wars: 3D - Episódio 1 A Ameaça Fantasma nos cinemas, agora no formato 3D. Mas da minha parte, não acho importante esse capitulo voltar ao cinema e neste formato, pois esse é o pior de toda a cine-serie. Se George Lucas fosse mais esperto e tivesse sintonia com o que o publico realmente gosta da franquia, teria colocado o clássico de 1977 (episódio IV) de uma vez neste formato nos cinemas, mas pelo visto, ele não tem sintonia nenhuma com os fãs, ou simplesmente por teimosia, quer ignorar.
Confiram as estréias:

O Artista
Sinopse: O filme se passa na Hollywood de 1927 e conta a história do astro de cinema George Valentin que enquanto se preocupa com o futuro de sua carreira com a chegada do cinema falado se apaixona por Peppy Miller uma jovem dançarina que busca o sucesso.

A Guerra Está Declarada
Sinopse: Quando Roméo (Jérémie Elkaïm) e Juliette (Valérie Donzelli) se conhecem, brincam com a coincidência dos nomes e, em tom de piada, declaram estar fadados a um destino trágico. Os dois se apaixonam, casam e têm seu primeiro filho, Adam. Mas a ilusão do conto de fadas se quebra após uma visita ao pediatra, que diagnostica um tumor cerebral no menino. A partir daí, a rotina da família se transforma numa constante jornada por corredores de hospitais. E a doença do filho vai obrigar o casal a enfrentrar problemas reais da vida adulta.

Cada um tem a gêmea que merece‎ ‎
Sinopse: Em Cada um Tem a Gêmea que Merece Sandler vive os gêmeos Jack e Jill um homem e uma mulher. Jack o gêmeo masculino mora em Los Angeles e tem uma família. Já Jill mora na periferia de Nova York e vai visitar o irmão em Los Angeles causando turbulências familiares.

O Despertar
Sinopse: Em 1921 a Inglaterra sofre com as perdas e o luto deixados pela I Guerra Mundial. A cética Florence Cathcart especialista em desvendar fenômenos paranormais é chamada para visitar um pensionato e explicar as visões do fantasma de uma criança. O caso porém colocará em dúvida tudo aquilo em que ela pensou acreditar até então. Um inquietante thriller que promete também emocionar o espectador.

Star Wars: 3D - Episódio 1 A Ameaça Fantasma
Sinopse: A saga Star Wars pela primeira vez em 3D nos cinemas. Em Episodio I - A Ameaça Fantasma dois cavaleiros Jedi são enviados como emissários ao planeta Naboo que se encontra sitiado e descobrem um conflito que se mostra ainda mais ameaçador para a paz da República.

Mãe e Filha
Sinopse: Após muitos anos sem se ver, Fátima (Juliana Carvalho) resolve visitar a mãe (Zezita Matos), que vive no interior do sertão nordestino. Junto ela leva seu filho natimorto, em uma tentativa de seguir um ritual fúnebre. Só que sua mãe tem dificuldades em enfrentar o fim das coisas, seja a morte do neto ou o marido que jamais voltou.



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