Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de junho de 2017

Cine Dica: Cidades Fantasmas e Quem é Primavera das Neves estreiam no CineBancários



 QUEM É PRIMAVERA DAS NEVES
 
 Os documentários Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer e Quem é Primavera das Neves, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, ambos produzidos pela Casa de Cinema de Porto Alegre, entram em cartaz no CineBancários no dia 15 de junho, com sessões intercaladas às 15h e 19h. Às 17h, Animal Político, de Tião, segue em cartaz através da Sessão Vitrine Petrobras.

Na terça-feira, 20 de junho, às 19h, Cidades Fantasmas terá uma Sessão Comentada com a participação do diretor, Tyrell Spencer, e da roteirista, Carolina Silvestrim. A Sessão Comentada de Quem é Primavera das Neves acontece na quinta-feira, 22 de junho, com a presença de ambos os realizadores, também às 19h.

Nosso cinema funciona de terça a domingo e os ingressos podem ser adquiridos no local ou através do site ingressos.com a R$10,00. Estudantes, idosos, pessoas com deficiência, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagam R$5,00. Aceitamos os cartões Banricompras, Visa e Mastercard.

SOBRE CIDADES FANTASMAS
Dirigido por Tyrell Spencer, Cidades Fantasmas conta a história de cidades prósperas, que abrigaram populações inteiras e hoje estão abandonadas e consumidas pelo tempo. Catástrofes naturais, motivações econômicas, embates políticos, guerras, são algumas das condições que levaram esses lugares ao total despovoamento. Sepultadas pelo tempo e esquecidas pelos mapas, o filme refaz os passos das populações dessas cidades, quatro delas apresentadas no longa realizado em coprodução com a Galo de Briga Filmes e oito que integram a série que será lançada no segundo semestre no Canal Brasil. No Brasil: Ararapira (PR), Cococi (CE), Fordlandia (PA), Minas do Camaquã (RS) e Vila do Ventura (BA), Epecuén, na Argentina, Armero, na Colômbia, e Humerstone, no Chile.

Quatro destinos na América Latina, onde as ruínas e o silêncio são o plano de fundo da jornada. Alguns de seus antigos moradores ainda guardam na memória o que viveram ali e, através de relatos mais intimistas, evocam lembranças de um passado que não querem esquecer. “Com um olhar contemplativo sobre o que restou, refletimos sobre o que deixamos e podemos deixar do nosso legado, entendendo que tudo pode ter um fim e que nada está livre da luta contra o esquecimento”, afirma Spencer.

O projeto será lançado em junho como longa-metragem documentário e no segundo semestre como série documental de oito episódios de 15min em coprodução com o Canal Brasil. A fotografia é de Glauco Firpo, correção de cor de Ligia Tiemi Sumi, roteiro de André Luis Garcia, Carolina Silvestrin André Luis Garcia e Guilherme Soares Zanella, direção de produção de Glauco Urbim, som direto de Gabriela Bervian, trilha original de Leo Henkin e montagem de Germano de Oliveira.

SOBRE QUEM É PRIMAVERA DAS NEVES
 
A reconstrução de parte da vida de uma pessoa que possuía histórias tão incríveis quanto às que traduzia, este é o documentário Quem é Primavera das Neves. Em março de 2010, Jorge Furtado publica em seu blog, indagando quem pode ter notícias sobre a tradutora de Alice no País das Maravilhas, Primavera das Neves, cujo nome o fascina. Três anos depois, numa noite de insônia, Eulalie Ligneul responde: Primavera Ácrata Saiz das Neves foi sua amiga. A busca sobre quem foi Primavera ganha a ajuda de duas amigas de infância da tradutora e poetisa: Eulalie e a artista plástica Anna Bella Geiger. Primavera veio para o Brasil aos nove anos quando os pais fugiam da ditadura de Franco e Salazar. Aos 18 anos volta a Portugal e se apaixona por um jovem tenente português, Manoel Pedroso. E é Manoel quem revela outros detalhes dessa história: a vida dele com Primavera em Portugal, a resistência à ditadura Salazarista, o exílio na embaixada brasileira, a fuga para o Brasil pouco antes do golpe de 1964 com uma filha de seis meses no colo.

Primavera morreu aos 48 anos, falava seis idiomas, traduziu mais de oitenta livros e deixou uma obra poética até então inédita. Uma vida curta, intensa, com um tanto de aventura e muita melancolia. Para partilhar um pouco da produção de Primavera, Ana Luiza Azevedo e Furtado, diretores do filme, convidaram a atriz Mariana Lima que lê trechos de traduções e poemas da escritora.

Pedro Furtado assina ao lado de Jorge o roteiro do projeto, que tem direção de fotografia de Alex Sernambi, montagem de Giba Assis Brasil, som direto de Rafael Rodrigues, direção de produção de Bel Merel, trilha original de Mauricio Nader, pesquisa de Lilian Ferrari e desenho de som Kiko Ferraz Studios.

SINOPSE CIDADES FANTASMAS
Deserto chileno, Amazônia brasileira, Andes colombianos e Pampa argentino. Quatro destinos na América Latina, onde as ruínas e o silêncio são o plano de fundo da nossa jornada. Alguns de seus antigos moradores ainda guardam na memória o que viveram ali e, através de relatos mais intimistas, evocam lembranças de um passado que não querem esquecer. Com um olhar contemplativo sobre o que restou, refletimos sobre o que deixamos e podemos deixar do nosso legado, entendendo que tudo pode ter um fim e que nada está livre da luta contra o esquecimento.

FICHA TÉCNICA
Brasil / Documentário / 2017 / 71min

Direção: Tyrell Spencer
Produção: Casa de Cinema de Porto Alegre e Galo de Briga Filmes
Co-Produção: Globo Filmes e GloboNews
Produção Executiva: Nora Goulart
Fotografia: Glauco Firpo
Correção de cor: Lígia Tiemi Sumi
Roteiro: André Luis Garcia, Carolina Silvestrin, Guilherme Soares Zanella
Direção de produção: Glauco Urbim
Som direto: Gabriela Bervian
Trilha Original: Léo Henkin
Montagem: Germano de Oliveira

SINOPSE QUEM É PRIMAVERA DAS NEVES
Assim começa esta história: Jorge Furtado tenta descobrir na internet quem é a tradutora de Alice no País das Maravilhas que tem um nome tão peculiar e poético. Não encontra. Faz a pergunta num blog. Três anos depois, numa noite de insônia, Eulalie Ligneul responde: Primavera Ácrata Saiz das Neves foi sua amiga. Era uma tradutora e poeta portuguesa, que veio para o Brasil aos nove anos quando os pais fugiam da ditadura de Franco e Salazar. Aos 18 anos Primavera volta a Portugal e se apaixona por um jovem tenente português, Manoel Pedroso. E é Manoel quem revela outros detalhes dessa história: a vida dele com Primavera em Portugal, a resistência à ditadura Salazarista, o exílio na embaixada brasileira, a fuga para o Brasil pouco antes do golpe de 64 com uma filha de seis meses no colo. Primavera morreu aos 48 anos, falava seis idiomas, traduziu mais de oitenta livros e deixou uma obra poética até aqui inédita. Uma vida curta, intensa, com um tanto de aventura e muita melancolia.

FICHA TÉCNICA
Brasil / Documentário / 2017 / 75min

Direção: Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
Roteiro: Jorge Furtado e Pedro Furtado
Produção: Casa de Cinema de Porto Alegre
Coprodução: Globo Filmes e GloboNews
Produção Executiva: Nora Goulart
Direção de Fotografia: Alex Sernambi,AGC
Montagem: Giba Assis Brasil
Som direto: Rafael Rodrigues
Direção de Produção: Bel Merel
Trilha Original: Maurício Nader
Pesquisa: Lilian Ferrari e Joana Bernardes
Desenho de Som: Kiko Ferraz Studios

SOBRE A CASA DE CINEMA DE PORTO ALEGRE
A Casa de Cinema de Porto Alegre ganhou em 2015 o Emmy Internacional de Melhor Comédia pela série Doce de Mãe. A produtora foi criada em 1987 por um grupo de cineastas do sul do Brasil. Em 30 anos, a Casa já produziu mais de uma centena de filmes, vídeos, programas de TV e séries. Nossos parceiros e clientes incluem empresas como TV Globo, Globosat, RBS TV, Canal Futura, Canal Brasil, Canal Curta!, a britânica Channel 4, a alemã ZDF, HBO Latin America, as fundações norte-americanas Rockefeller e Macarthur, as distribuidoras Columbia, Elo Company, Imagem Filmes, Espaço Filmes, Fox e a produtora argentina 100 Bares. A estratégia da Casa de Cinema de Porto Alegre é produzir conteúdo exclusivo com relevância social, com foco no desenvolvimento artístico e cultural.

GRADE DE HORÁRIOS
(Não abrimos nas segundas-feiras)

15 de junho (quinta-feira)
15h – Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer
17h – Sessão Vitrine: Animal Político, de Tião
19h – Quem é Primavera das Neves, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado

16 de junho (sexta-feira)
15h – Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer
17h – Sessão Vitrine: Animal Político, de Tião
19h – Quem é Primavera das Neves, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado

17 de junho (sábado)
15h – Quem é Primavera das Neves, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
17h – Sessão Vitrine: Animal Político, de Tião
19h – Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer

18 de junho (domingo)
15h – Quem é Primavera das Neves, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
17h – Sessão Vitrine: Animal Político, de Tião
19h – Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer

20 de junho (terça-feira)
15h – Quem é Primavera das Neves, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
17h – Sessão Vitrine: Animal Político, de Tião
19h – Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer

21 de junho (quarta-feira)
15h – Quem é Primavera das Neves, de Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado
17h – Sessão Vitrine: Animal Político, de Tião

19h – Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer 

Nenhum comentário: