Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Cine Dica: Estreia de "A Loucura entre Nós" no CineBancários

"A Loucura entre Nós" estreia no CineBancários
O premiado “A Loucura entre Nós”, da diretora Fernanda Fontes Vareille, estreia no CineBancários nesta quinta-feia, dia 20 de outubro, após ser exibido em festivais nacionais e internacionais. O filme ficará nas sessões das 15h e 19h, dividindo a programação com o documentário “O Botão de Pérola”, dirigido por Patricio Guzmán e ganhador do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Berlim de 2015, que fica na sessão das 17h.
O longa-metragem reflete sobre as fronteiras do que é considerado “normal” ao dar voz a pessoas que lutam para resgatar suas conexões sociais após experiências no hospital psiquiátrico. “A Loucura entre Nós” ganhou o prêmio de Melhor Longa-Metragem da Mostra Competitiva Nacional (júri popular) na primeira edição do Pirenópolis.Doc e foi exibido ainda no Ateliers Varan, prestigiada escola de cinema francesa em Paris (numa sessão especial para professores e estudantes de cinema).
O CineBancários abre de terça-feira a domingo. Os ingressos podem ser adquiridos no local a R$10,00. Estudantes, idosos, pessoas com deficiência, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagam R$5,00. Aceitamos os cartões Vale Cultura do Banrisul, Banricompras, Visa e Mastercard.

SINOPSE
Quais os limites da nossa sanidade? O que nos define como “normais”? A loucura entre nós, filme dirigido por Fernanda Fontes Vareille, lança um olhar sobre os corredores e grades de um hospital psiquiátrico, buscando personagens e histórias que revelam as fronteiras do que é considerado loucura. Através, principalmente, de personagens femininas, o documentário exala as contradições da razão, nos fazendo refletir nossos próprios conflitos, desejos e erros. Livremente inspirado no livro homônimo do médico psiquiatra Marcelo Veras, o filme faz um sensível mergulho nos paradoxos da reinserção da loucura no mundo em geral, subvertendo qualquer tentativa de reduzir as personagens retratadas a marionetes de questões envolvendo a sanidade mental.

A LOUCURA ENTRE NÓS
Chaves, grades, olhares, preconceitos, tudo nos separa do que não consideramos “normal”. E numa época onde é cada vez mais difícil lidar com as diferenças, o documentário “A Loucura entre Nós” nos tira da zona de conforto ao quebrar o isolamento de pessoas que vivem nos limites de ruptura com a realidade, para fazer um sensível mergulho nos paradoxos da reinserção da loucura no mundo em geral. Ao mesmo tempo, desata nós de personagens e histórias que exalam as contradições da razão, nos fazendo refletir sobre nossos próprios conflitos, desejos e trajetórias.
“A Loucura entre Nós” é o primeiro longa metragem da diretora Fernanda Fontes Vareille e terá sua estreia nacional no dia 04 de agosto de 2016 em Salvador, Rio de janeiro e São Paulo, seguindo para mais dez cidades nas semanas seguintes: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Niterói, Porto Alegre, Recife e São Luiz.
O documentário tem patrocínio da Petrobahia e a Carbocloro, através do artigo 1° da Lei 8685/93, Lei do Audiovisual. Produzido pela Águas de Março Filmes, ele foi livremente inspirado no livro homônimo do médico psiquiatra Marcelo Veras, sobre sua experiência com o Hospital Juliano Moreira, na Bahia, e a ONG Criamundo, de reinserção na sociedade da pessoa em estado de sofrimento mental. Tanto o dia a dia da Criamundo quanto o do Hospital Juliano Moreira são o ponto de partida para o encontro com personagens singulares, cujos depoimentos, histórias e relações, retratados sem filtros ou julgamentos, nos leva a pensar nos caminhos, ganhos e perdas que cada um de nós vive na busca por uma possível “normalidade”. 

“Encontrei uma realidade que provoca reflexões profundas sobre como a sociedade brasileira pode lidar de uma maneira mais humanizada com a questão da Saúde Mental” – Fernanda Fontes Vareille
Fernanda Vareille lembra que “A Loucura entre Nós” não é um filme sobre essas instituições, mas sobre sujeitos e suas histórias. Revela, principalmente, a subjetividade de duas personagens em especial: Leonor e Elisângela, duas mulheres de realidades sociais bem distintas, mas que se encontram em trajetórias e questionamentos comuns. Ao dar voz àqueles que, muitas vezes, compõem uma parcela da população negligenciada, a obra abre ao público um universo novo e cheio de contradições. Cabe, então, à humanidade retratada pela câmera da diretora subverter qualquer tentativa de reduzir as personagens a marionetes da Saúde Mental. O documentário, portanto, não se propõe a discutir questões envolvendo a possível validade dos dispositivos de atendimento e assistência da pessoa em estado de sofrimento mental, mas prefere questionar: Quais os limites da nossa sanidade? O que nos define como “normais”?
O filme divide suas cenas entre as ruas da capital baiana e a realidade entre muros, salas e portões do Hospital Juliano Moreira. Neste último, uma equipe enxuta de quatro pessoas filmou em clima de imersão. Esse processo foi fundamental para o amadurecimento no olhar que é dividido ao longo do documentário. A realidade se impõe com os momentos de surto, aparente normalidade e apatia por parte das duas personagens principais. Extremamente generosas com a câmera, elas têm muito a dizer e despem-se completamente para o olhar do público, revelando muitas coisas que, ainda hoje, permanece como tabu quando se fala de questões envolvendo o sofrimento mental.
 Ao mostrar o exato momento em que um grupo de pessoas sai do hospital para conquistar autonomia nas suas relações com suas famílias – e com a própria cidade – o filme dialoga também com questões absolutamente contemporâneas em relação à Reforma Psiquiátrica e a Luta Antimanicomial no Brasil. Nesse sentido, a voz dada aos pacientes reforça o ideal de um futuro onde não existam manicômios, mas sim processos capazes de extinguir para sempre qualquer lógica de cidadãos de primeira e de segunda classe no tratamento de pessoas com sofrimento mental.

“Presenciar o surto de Leonor, por exemplo, foi um momento revelador e, de certa forma, influenciou na direção do filme. A realidade passou a ser mais dura do que imaginávamos. Perdemos a ingenuidade”. – Fernanda Fontes Vareille
A equipe de “A Loucura entre Nós” chegava cedo ao hospital e permanecia durante todo o dia convivendo com as personagens. Muitas vezes estavam presentes sem produzir nenhum material, apenas observando e conversando para que todos, pacientes e funcionários, se acostumassem com a nova presença – e, principalmente, com a presença da câmera. Ao todo foram três anos de filmagem (iniciada em 2011, com finalização de produção em março de 2015), numa jornada onde houve uma tomada de nova consciência, capaz de ressignificar todo o processo. E se o mundo retratado no início atrai nossa atenção por ser distante e exótico, ele passa a revelar novas camadas de interesse à medida que vai se abrindo.  A maior conquista desse amadurecimento é a produção de um material que nos leva à percepção de que “A Saúde Mental” talvez sequer exista; o que existem são histórias contadas, uma a uma. 

FESTIVAIS E PRÊMIO
A primeira exibição de “A Loucura entre Nós” aconteceu no dia 16 de julho de 2015 na 4 ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Depois participou da primeira edição do Pirenópolis.Doc, que aconteceu no início de agosto de 2015 na cidade de Pirenópolis, em Goiás, de onde saiu com o prêmio de melhor longa-metragem da Mostra Competitiva Nacional (júri popular).  Em 2015, o documentário foi exibido ainda no Ateliers Varan, prestigiada escola de cinema francesa em Paris (numa sessão especial para professores e estudantes de cinema), além de participar da 6ª edição do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira, na Bahia, do Indie Festival, em Belo Horizonte, e da 13ª edição do VLAFF – Vancouver Latin American Film Festival, no Canadá. Em 2016, participou (no dia 7 de abril) do Festival du Cinéma Brésilien em Paris, no Cinéma L'Arlequin, do Festim Lisboa e do Madeira Film Festival, ambos em Portugal, e da Mostra do Filme Livre do Centro Cultural Banco do Brasil.

FICHA TÉCNICA
A LOUCURA ENTRE NÓS

Documentário|76’|cor|DCP|Brasil|2015
Direção⋅Fernanda Fontes Vareille
Roteiro⋅Fernanda Fontes Vareille, Marcelo Veras
Produção Executiva⋅Fernanda Fontes Vareille, Amanda Gracioli
Direção de Produção⋅Amanda Gracioli
Direção de Fotografia e assistente de direção⋅Gabriel Teixeira
Técnico de som e assistente de câmera⋅João Marcos Tatu
Montagem⋅Juliana Guanais, Juliana Veras
Assistente de Montagem⋅Flávia Cardoso Sampaio
Mixagem de som⋅José Jorge Cardoso, Flávia Cardoso Sampaio, Bruno Mercère
Assistente de produção e design gráfico⋅Marina Brito
Trilha original⋅Laurent Perez Del Mar
Consultoria de psicanálise e saúde mental⋅Marcelo Veras, Juliana Veras
Assessoria de imprensa⋅Beto Mettig
Correção de cor⋅Ghislain Rio
Desenho de som⋅Napoleão Cunha, Sylvianne Bouget
Prestação de contas⋅Márcia Cardim
Elaboração do projeto técnico⋅Tenille Bezerra, Bruno Senna

GRADE DE HORÁRIOS
18 de outubro (terça-feira)
15h – O Silêncio do Céu, de Marco Dutra
17h – O Botão de Pérola, de Patricio Guzmán
19h – O Botão de Pérola, de Patricio Guzmán

19 de outubro (quarta-feira)
15h – O Silêncio do Céu, de Marco Dutra
17h – O Botão de Pérola, de Patricio Guzmán
19h – O Botão de Pérola, de Patricio Guzmán

20 de outubro (quinta-feira)
15h – A Loucura entre Nós, Fernada Fontes Veirelle
17h – O Botão de Pérola, de Patricio Guzmán
19h – A Loucura entre Nós, Fernada Fontes Veirelle

21 de outubro (sexta-feira)
15h – A Loucura entre Nós, Fernada Fontes Veirelle
17h – O Botão de Pérola, de Patricio Guzmán
19h – A Loucura entre Nós, Fernada Fontes Veirelle


22 de outubro (sábado)
15h – A Loucura entre Nós, Fernada Fontes Veirelle
17h – O Botão de Pérola, de Patricio Guzmán
19h – A Loucura entre Nós, Fernada Fontes Veirelle


23 de outubro (domingo)
15h – A Loucura entre Nós, Fernada Fontes Veirelle
17h – O Botão de Pérola, de Patricio Guzmán
19h – A Loucura entre Nós, Fernada Fontes Veirelle


25 de outubro (terça-feira)
15h – A Loucura entre Nós, Fernada Fontes Veirelle
17h – O Botão de Pérola, de Patricio Guzmán
19h – A Loucura entre Nós, Fernada Fontes Veirelle


26 de outubro (quarta-feira)
15h – A Loucura entre Nós, Fernada Fontes Veirelle
17h – O Botão de Pérola, de Patricio Guzmán
19h – A Loucura entre Nós, Fernada Fontes Veirelle

Nenhum comentário: