Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Cine Dica: Projeto Raros exibe curtas de Curtis Harrington Cinema x

VANGUARDA E HORROR DE CURTIS HARRINGTON NO PROJETO RAROS
Na sexta-feira, 30 de setembro, às 20h15, o Projeto Raros da Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) apresenta uma seleção de curtas-metragens de Curtis Harrington, um dos nomes mais singulares da história do cinema de horror. Após a exibição, há debate com os pesquisadores Carlos Thomaz Albornoz e Paulo Blob. Com projeção digital e legendas em português traduzidas pelo pesquisador Carlos Primati, a sessão tem entrada franca.
O Projeto Raros introduz a Semana Curtis Harrington, que apresenta a partir do dia 4 de outubro uma programação de filmes em homenagem ao diretor, que completaria 90 anos neste mês. Em breve informações completas do ciclo.

CURTAS-METRAGENS DE CURTIS HARRINGTON

A trajetória cinematográfica de Curtis Harrington começa já na adolescência, na década de 1940, quando o garoto de quinze anos realiza em 1942 o curta amador The Fall of the House of Usher, baseado no clássico de Edgar Allan Poe.
Pouco depois, iniciava a amizade com grandes nomes da vanguarda da costa oeste americana, como Maya Deren e Kenneth Anger (em 1949 fez a direção de fotografia de Puce Moment, marco do cinema experimental), e de mestres do cinema clássico hollywoodiano, como James Whale e Joseph von Sternberg. Realizados nesse período, os curtas Fragment of Seeking, Picnic e On the Edge revelam as influências ao mesmo tempo em que introduzem o universo completamente pessoal que seria explorado com mais densidade por Curtis Harrington nos longas-metragens dos anos 1960 e 1970.
A sessão ainda apresenta The Assignation, filme dos anos 1950, rodado em Veneza, considerado perdido por muito tempo; The Wormwood Star, um estudo sobre a obra da pintora e ocultista Marjorie Cameron, The Four Elements, um ensaio poético produzido para o governo norte-americano; e Usher, o último filme de Harrington, um remake do curta de estreia, protagonizado por integrantes da Igreja de Satã.

SINOPSES

The Fall of the House of Usher (1942, 5 minutos)
Adaptação do conto de Edgar Allan Poe feito por Harrington aos quinze anos, quando estava na escola.
 
Fragment of Seeking (1946, 16 minutos)
Harrington interpreta um jovem homem que procura desesperadamente uma companhia feminina. Ele acaba descobrindo sua sexualidade através de uma exploração surreal. Realizado um ano antes de Fireworks de Kenneth Anger, com similaridades na abordagem do conteúdo homoerótico.

Picnic (1948, 22 minutos)
O comentário satírico da vida da classe-média americana ganha uma continuidade onírica onde o protagonista possui um objeto de desejo ilusório.

On the Edge (1949, 6 minutos)
Nessa frágil mas assustadora fantasia poética, em uma paisagem industrial sombria, Harrington elenca sua mãe e seu pai nos papéis principais.

The Assignation (1953, 8 minutos)
Considerado perdido por muito tempo, esse foi o primeiro filme colorido de Harrington. Foi rodado em Veneza assim como  Fragment of Seeking, acompanha uma figura mascarada pelos canais labirínticos da cidade, concluindo num clímax espetacular.  

The Wormwood Star (1955, 10 minutos)
Um estudo fílmico sobre o trabalho da famosa pintora, oculista e entusiasta de Aleister Crowley, Marjorie Cameron.

The Four Elements (1966, 13 minutos)
Documentário poético e vanguardista feito para a Agência de Informação do Governo dos Estados Unidos.  

Usher (2002, 38 minutos)
O último filme de Harrington é um remake de um curta que ele fez no colégio, baseado na clássica história de Edgar Allan Poe. Aqui ele novamente expressa seu interesse no oculto, ao colocar no filme membros conhecidos da Igreja de Satã, Nikolas and Zeena Schreck.
 
PROJETO RAROS
30-09 – 20h15
Curtas-metragens de Curtis Harrington
The Fall of the House of Usher, Fragment of Seeking, Picnic, On the Edge, The Assignation, The Wormwood Star, The Four Elements, Usher
  
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

Nenhum comentário: