Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Cine Dica: Em cartaz: Agosto

Em Cartaz
Nas duas últimas semanas de agosto, a Sala Redenção – Cinema Universitário, em parceria com o SESC/RS, apresenta, na seção Em Cartaz,  três filmes da região nórdica da Europa e um filme polonês. Primeiramente, exibiremos A Caça (2012), do diretor dinamarquês Thomas Vinterberg, que conta a história de um professor de ensino infantil que é alvo de uma acusação de abuso vindo de uma aluna do local, levando a uma reação muito forte por parte da sociedade, que o ostraciza. Vinterberg foi, junto com Lars Von Trier, o criador do Dogma 95 e o primeiro filme deste movimento, Festa de Família (1998), foi dirigido por ele; neste ano, lançou A Comunidade, que foi indicado ao prêmio de melhor filme no Festival Internacional de Cinema de Berlim. Na programação consta, também, Oslo, 31 de Agosto (2011), segundo longa do premiado Joachim Trier. O filme mostra um dia na vida de um jovem internado em uma clínica de reabilitação, que ganha permissão para sair de lá por um dia para ir a uma entrevista de emprego. O diretor, norueguês, foi indicado para a Palma de Ouro do Festival de Cannes, em 2015, com seu último filme, Mais Forte que Bombas. Do sueco Lukas Moodysson, será exibido Nós Somos as Melhores! (2013), adaptação da história em quadrinhos Never Goodnight, de sua esposa Coco Moodysson. O filme narra a jornada de três meninas que, nos anos 1980, decidem formar uma banda punk e, com isso, oferece-nos um tenro olhar para as turbulências da juventude.
 Finalizamos a mostra com O Batismo (2010), de Marcin Wrona, um drama policial sobre um pai que, nas vésperas do batismo do filho, se vê enredado em seu passado criminoso por seus ex-colegas da máfia de Varsóvia. Deste diretor, recentemente foi lançado no Brasil Demon (2015), filme que foi finalizado após a morte do diretor, em setembro do ano passado, aos 42 anos.
Vitor Cunha,
estudante da UFRGS e bolsista da Sala Redenção – Cinema Universitário
 
A Caça (Jagten, Dinamarca, 2012, 106min) Dir. Thomas Vinterberg
22 de agosto- segunda-feira – 16h
25 de agosto- quinta-feira – 19h
Um professor, que trabalha em uma creche, vai reconstituindo sua vida após um divórcio complicado, em que perdeu a guarda do filho; até que uma aluna desta creche o acusa falsamente de a ter abusado sexualmente
Oslo, 31 de agosto (Oslo, 31. august, Noruega, 2011, 95min) Dir. Joachim Trier
22 de agosto- segunda-feira – 19h
23 de agosto- terça-feira – 16h
26 de agosto- sexta-feira – 19h
29 de agosto- segunda-feira – 16h

Um dia na vida de um jovem viciado em drogas que está em recuperação. No dia 30 de agosto, ele ganha permissão para sair da casa de tratamento, ir a uma entrevista de emprego e reencontrar pessoas de seu passado.
 
Nós somos as melhores! (We are the best!, Suécia, 2013, 102min) Dir. Lukas Moodysson
23 de agosto- terça-feira – 19h
24 de agosto- quarta-feira – 16h
29 de agosto- segunda-feira – 19h
30 de agosto- terça-feira – 16h
Três garotas na Estocolmo dos anos 1980 decidem formar uma banda punk, mesmo sem instrumentos e com todos as alertando que o punk estava morto.
O Batismo (Chrzest, Polônia, 2010, 86min) Dir. Marcin Wrona
25 de agosto- quinta-feira – 16h
26 de agosto- sexta-feira – 16h
30 de agosto- terça-feira – 19h
31 de agosto- quarta-feira – 16h

O passado criminoso de Michal volta a assombrá-lo na semana anterior ao batismo de seu filho, que conta com a presença de um velho amigo seu.

Tânia Cardoso de Cardoso
Departamento de Difusão Cultural
Coordenadora e curadora da Sala Redenção - Cinema Universitário
tania.cardoso@difusaocultural.ufrgs.br
www.difusaocultural.ufrgs.br
www.salaredencao.com
(51) 3308-3933

Nenhum comentário: