Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Cine Dica: Documentário de Sergio Oksman em exibição na Sala P. F. Gastal

O FUTEBOL ENTRA EM CARTAZ NA SALA P. F. GASTAL
A partir de quinta-feira, 18 de agosto, O Futebol, filme de estreia de Sergio Oksman, entra em cartaz na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar). O filme Fome, de Cristiano Burlan, e a mostra Hellman, Ashby e Cohen: Três homens em conflito, seguem em exibição até o dia 24 de agosto.

O FUTEBOL

Primeiro longa-metragem do diretor Sergio Oksman, “O Futebol”, acompanha o reencontro do próprio diretor com seu pai, Simão, que ele não via há mais de 20 anos. O filme se passa em junho de 2014, quando o diretor deixa a Espanha para acompanhar a Copa do Mundo em sua cidade natal, São Paulo.
A co-produção entre Brasil e Espanha se aproxima da ficção ao narrar o reencontro dos dois, que decidem assistir a todos os jogos da Copa juntos; ao mesmo tempo em que documenta todo o período do mundial no Brasil sob um olhar muito original. O futebol, em si, nunca aparece em cena, mas funciona como cenário das tensões sociais e familiares que O Futebol capta com rigor e delicadeza.
Nas palavras do próprio diretor, “O filme é o resultado de uma tensão, por isso parece difícil definir se trata-se de uma ficção ou documentário. O rigor narrativo corresponde de certa maneira ao cinema ficcional, mas, por sua vez, a vida é incontrolável. As vezes é a realidade que parece querer conduzir a história, e os limites da narrativa ficcional é que a desmontam. (…) O futebol é quase uma metáfora da nossa metodologia: um jogo de regras claras mas que também depende da sorte. Um retângulo verde, com limite de tempo definido, normas estritas, e duas equipes. Não era esse o filme que queríamos fazer?”


O Futebol

2015 | Brasil| Documentário | 70 min

Direção: Sérgio Oksman

Sinopse: Sergio e seu pai, Simão, não se viram ao longo de 20 anos. A realização da Copa de 2014 no Brasil fornece ao filho, que mora na Espanha, um pretexto para conviver algum tempo com o pai, retomando seu antigo hábito de assistirem a jogos juntos, mantido quando o filho era garoto. Esta viagem poderá trazer, mais do que reconciliação, uma exploração em território desconhecido

GRADE DE HORÁRIOS
18 a 24 de agosto de 2016

18 de agosto (quinta)
15h – Fome
17h – O Futebol
19h – Q – A Serpente Alada

19 de agosto (sexta)
15h – Fome
17h – O Futebol
20h – Projeto Raros (Efeitos Especiais, de Larry Cohen)

20 de agosto (sábado)
15h – Fome
17h – O Futebol
19h – Muito Além do Jardim

21 de agosto (domingo)
15h – Fome
17h – O Futebol
19h – A Vingança de um Pistoleiro

23 de agosto (terça)
15h – Fome
17h – O Futebol
20h – Sessão Plataforma (Nos últimos dias da cidade, de Tamer El Said)

24 de agosto (quarta)
15h – Fome
17h – O Futebol
19h – Disparo Para Matar
 
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

Nenhum comentário: