Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Cine Dica: Em Cataz: Zootopia - Essa Cidade É o Bicho



Sinopse: Judy Hopps é a pequena coelha de uma fazenda isolada, filha de agricultores que plantam cenouras há décadas. Mas ela tem sonhos maiores: pretende se mudar para a cidade grande, Zootopia, onde todas as espécies de animais convivem em harmonia, na intenção de se tornar a primeira coelha policial. Judy enfrenta o preconceito e as manipulações dos outros animais, mas conta com a ajuda inesperada da raposa Nick Wilde, conhecida por sua malícia e suas infrações. A inesperada dupla se dedica à busca de um animal desaparecido, descobrindo uma conspiração que afeta toda a cidade.


Em Zootopia você encontra o que quiser, basta assistir. Esse filme não é para ser assistido somente pelos pequenos, mas também por aqueles que buscam uma mensagem adulta por entre as entrelinhas. Sim, essa é mais uma animação de sucesso da Disney, mas com um recheio bastante tentador para os pais que levarem os seus pimpolhos ao cinema.
Como todos os filmes que a empresa faz, esse chegou cheio de comédia, mas ao mesmo tempo tocam em certas feridas, como no caso os problemas sociais e faz com que ajam muitas similaridades com nosso mundo humano. Primeiramente a cidade é um verdadeiro show de imagens, e como sempre a Disney não deixa nada a desejar na sua computação gráfica.
Já no começo da história, passamos do deserto para a floresta, para depois o inverno estilo Polo Norte, apenas cruzando uma ponte ou túnel. As cidades são divididas por estações do ano.  Em Zootopia os animais vestem roupas, usam telefone celular e agem iguais aos humanos.
A coelha Judy, ela é do interior, sendo que os seus pais são plantadores de cenouras como todos os demais coelhos, mas o sonho dela é ser primeira policial coelha em Zootopia. De começo já enfrenta resistência da sua família e preconceito dos outros animais da cidade, mas com muita determinação irremovível e sem desistir do seu sonho, ela consegue se formar com grande empenho.
Quando ela chega à cidade grande, ela começa a enfrentar mais discriminação. Os policiais são todos homens e animais maiores do que ela. O que acaba fazendo ela se tornar uma mera fiscal de trânsito. Até ai podemos ver algumas críticas que o filme dá para a nossa sociedade real. O preconceito que existe em profissões voltadas mais para os homens, ou o fato de acharmos que alguém menor, ou menos afortunado seja pior do que os outros ou mais fraco. 
Uma das partes mais engraçadas do filme são os funcionários públicos, que são preguiças. Lentos e muito engraçados contrastam muito bem com a rapidez que a pequena protagonista possui. Outra crítica a nossa sociedade, que principalmente nos órgãos públicos, não são tão ágeis assim.
A cantora pop star de Zootopia é uma gazela, que tem sua voz e algumas características de ninguém menos que Shakira. O tema do filme é Try Everything, uma música linda dela, diga-se de passagem. O machismo, a discriminação, o preconceito racial e social são magistralmente denunciados nessa aventura.
Curiosamente existe até mesmo uma pitada sobre a corrupção em meio a questões políticas, sendo elas responsáveis pela criação de determinadas leis que infligem os direitos de ir e vir de alguns cidadãos. Sendo assim, o filme não é meramente um entretenimento, mas um filme que sintetiza as lutas pelos direitos iguais que acorrem hoje em dia, tanto no Brasil como no mundo.
Embora um tanto longo em seu ato final, Zootopia é uma agradável surpresa dessa nova leva de filmes de sucesso da Disney e uma prova que o estúdio tende a ousar mais e mais em suas obras, cujos determinados assuntos dentro da trama faz com que todos da sociedade se identifiquem facilmente. 


 Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: