Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Cine Especial:Zumbis no Cinema:Eterno Retorno:Parte 4



Nos dias 11 e 12 de julho, eu estarei participando do curso Zumbis no Cinema: Eterno Retorno, criado pelo Cine Um e ministrado pelo critico, editor e tradutor César Almeida. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui eu estarei relembrando os principais clássicos desse gênero que, para a nossa sorte, teima em não morrer.
 

(REVOLUÇÃO ZUMBI)

Um gênero não sobrevive usando sempre as velhas fórmulas de sucesso e, portanto é sempre bom inovar. Abaixo, solto os principais filmes que renovaram e impulsionaram para que esse gênero continuasse vivo até hoje.
 

RESIDENT EVIL (2001)



Leia tudo sobre a cine série clicando aqui.


Extermínio (2002)



Extermínio não é apenas um filme de suspense/terror (com, aliás, um belo trabalho de maquiagem). É, além disso, um bom estudo de como uma sociedade pode se comportar diante de uma situação de total devastação de uma civilização organizada. Isso, somado ao fato de que, em tempos de AIDS, SARS e outros vírus epidêmicos (inclusive com vários criados em laboratório para fins militares), mostra que a situação mostrada no filme é muito mais real do que se imagina, configurando – se numa triste alegoria da atual sociedade.

  

MADRUGADA DOS MORTOS (2004)



Devido ao sucesso internacional de Extermínio, era inevitável que Hollywood não ficaria para trás. Com isso, a Universal contratou o diretor de vídeos clipes da época chamado Zack Snyder  para criar uma refilmagem de O Despertar dos Mortos de George A. Romero. A historia é praticamente a mesma de sempre, mas com inúmeros atrativos: critica ao consumismo imposta no filme como um todo, zumbis se tornaram velozes (graças a Extermínio) com um ritmo vertiginoso e ligeiro, algo que o diretor ganhou no seu tempo dirigindo clipes. Com isso, Zack Snyder ganhou prestigio e acabou recebendo a oferta para dirigir 300, Watchmen e Homem de Aço.



REC (2007)

 

Num mundo “pós 11 de setembro”, cada vez mais o espectador exigiu mais realismo dos filmes que se assiste. Pode-se dizer que atualmente, quanto mais real melhor. Só assim para explicar o fenômeno de filmes que representam um possível documentário, mas que no final das contas, é uma incrível encenação dos eventos que ocorrem na tela. Dentre esses filmes, a produção espanhola REC se destaca pelo seu realismo cru, ao fazer o espectador assistir o nascimento de um verdadeiro inferno na terra (ou melhor, dentro de um prédio). A simples história de uma reporte, cobrindo o dia a dia dos bombeiros, toma proporções espetaculares, onde os atores realmente transmitem medo para nos no decorrer do filme. O ato final, esta entre os mais assustadores do cinema recente.



A Epidemia (2010)

Que os filmes de Zumbi estão na moda ninguém duvida. Talvez um dos ingredientes para o fortalecimento desse gênero seja o fato de que, cada filme lançado, sempre renova em determinado aspecto da historia e A Epidemia é o mais novo patamar.Mas diferente do que se possa imaginar, as pessoas aqui não se tornam mortas vivas e sim se tornam pessoas irracionais devido a um misterioso vírus.
Mas isso é o de menos do "porque" isso está acontecendo, mas o importante é acompanhar a trajetória do casal central, David Dutten (Timothy Olyphant) e a sua mulher grávida, a médica Judy (Radha Mitchell) perante a uma espécie de juízo final na sua cidade. O filme ganha pontos em que cada momento se torna mais angustiante e claustrofóbico (como a cena do lava rápido) ou em momentos em que tudo parece perdido para somente dar uma grande angustia no espectador.
Ao lado de Rec e O Nevoeiro, A Epidemia figura entre os bons filmes de terror recente em que se mostra a luta pela sobrevivência perante o inexplicável, seja um ataque de zumbis ou a loucura desperta do ser humano.
 

NOTA: Havia me esquecido de postar anteriormente sobre o grande clássico sobre Re-Animator, que também faz parte desse gênero zumbi ou morto vivo. Antes tarde do que nunca, portanto lêem sobre esse filme clicando aqui.  
  

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: