Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Cine Especial: VILÕES DO CINEMA: NOSSOS MALVADOS FAVORITOS: Parte 3



Nos dias 27 e 28 de Junho, eu estarei na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre, participando do curso Vilões do Cinema: Nossos Malvados Favoritos, criado pelo Cine Um e ministrado pela  Mestra e Doutoranda em Comunicação Social Janaina Gamba. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui eu estarei relembrando os maiores vilões do cinema que nós adoramos odiar.  


Norman Bates


Pense antes de se hospedar num motel isolado do mundo, pois nunca saberemos que tipo de visitas terá no chuveiro. Psicose (1960) foi um filme a frente do seu tempo e uma das últimas grandes obras primas do mestre Alfred Hitchcock. Mas fora todas as suas qualidades, quando se pensa nesse filme, vêm em mente um único nome: Norman Bates.

Interpretado por Anthony Perkins, Bates surge como uma pessoa doce, mas que sofre de uma proteção doentia vinda de sua mãe. Porém, a realidade é muito mais obscura sobre essa estranha relação do que se possa imaginar. O filme fez tanto sucesso que gerou três continuações e mais uma terceira temporada que, conta um pouco mais sobre o passado do personagem e de sua mãe, e que já esta na terceira temporada.    


John Ryder

Pense antes de dar carona para alguém desconhecido na chuva, no meio da noite e numa estrada deserta, pois vai lá se saber de que buraco ele saiu. É essa a pergunta que fica sem resposta neste clássico oitentista. Afinal, quem era John Ryder? 
Em a Morte pede Carona (1986) Rutger Hauer (Blade Runner) é John Ryder, uma espécie de entidade do caos, incontrolável, ao ponto dele próprio reconhecer que precisa ser abatido. Nesse caso, ele faz de tudo para que o jovem Jim Halsey (C. Thomas Howell) o mate, mas caso não faça isso, as mortes e destruição continuarão ao longo do percurso desse terror psicológico e violento. 


Hannibal Lecter

Quando for procurar um psiquiatra, procure saber antes que tipo de prato ele gosta de comer, pois nunca saberá se ele for desejar o seu rosto ou seu cérebro para comer. Em Silencio dos Inocentes (1991) Anthony Hopkins assombrou o mundo com o seu olhar hipnotizante e com o seu jogo psicológico através de palavras contra agente do FBI Clarisse (Jodie Foster) que, mesmo contra a vontade, precisa da ajuda do ex-psiquiatra para encontrar outro psicopata. Embora estando presente somente em meia hora de projeção, isso foi mais do que suficiente para o ator ganhar o seu primeiro e único Oscar na carreira. 
 

Max Cady
 

Caso seja advogado, pense bem antes de defender qualquer um, pois caso largue o caso (ou omiti certas informações), vai lá se saber se seu cliente irá aceitar isso numa boa. Em Cabo do Medo (1992) Robert De Niro esta assustador como Max Cady, ex presidiário que, sofreu um inferno na cadeia, e que não medirá esforços para transformar a vida de Sam Bowden (Nick Nolte) e de sua família num inferno. Por ser dirigido por um cineasta autoral como Martin Scorsese, não faltam cenas que se tornaram clássicas, ao ponto de ganhar homenagem em forma de paródia na série Os Simpsons.

  

John Doe

Antes de comer, transar, cobiçar, se embelezar, ficar com raiva, ficar com inveja ou viver uma vida de desocupado, tome muito cuidado, pois nunca se sabe quando for cruzar com alguém que leve os sete pecados capitais a sério demais. Em Seven (1995) David Fincher não somente lança o seu primeiro grande filme, como também lança um novo olhar sobre o gênero noir, onde o preto e branco é substituído por um colorido sujo e frio de uma Los Angeles que vive numa chuva incessante. Acima de tudo, o final é um dos mais bombásticos e imprevisíveis da história do cinema e tudo isso orquestrado pelo enigmático John Doe, interpretado de forma surpreendente por Kevin Spacey.  
 

Mais informações e inscrições para o curso vocês encontram clicando aqui. 
 

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: