Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Cine Especial: Fantaspoa: TESTEMUNHA ÍNTIMA


Sinopse: Facundo é um proeminente advogado que trabalha no escritório de sua sogra, uma mulher poderosa e controladora. Embora aparentemente leve uma vida normal de homem prestigioso e bem sucedido, Facundo guarda um grande segredo: mantém uma relação amorosa com Violeta, namorada de seu irmão Rafael. Um dia, inesperadamente Violeta aparece morta e os dois irmãos começam a acusar um ao outro do crime. Tendo em mente que a melhor opção é se livrar do cadáver, improvisam um plano. No entanto, segredos, desespero e desejo de vingança ameaçam arruinar tudo.


No filme Homens, Mulheres e Filhos, a trama se concentrava na maneira como a internet (mais precisamente as redes sociais) influencia o dia a dia de inúmeras pessoas. Basicamente as pessoas são facilmente encontradas nessas ferramentas, mas ao mesmo tempo se perde a sua privacidade, assim como os inúmeros segredos que antes eram desconhecidos. Testemunha Intima retrata um desses casos que, envolve traição, crime, morte e tudo interligado aos meios rápidos da comunicação de hoje em dia.
Com esses elementos do mundo contemporâneo de hoje, o cineasta Santiago Fernandez Calvete cria um verdadeiro mosaico de erros e acerto de dois irmãos que, embora se gostem, tudo entra em conflito quando um deles começa a ter um caso com a esposa do outro. Entre idas e vindas dessa traição, eis que ela surge morta no apartamento de um deles e se inicia então um caminho sem volta de ambos. O ponto alto do filme é basicamente dentro do apartamento onde (aparentemente) ela foi morta, sendo que os irmãos planejam a todo o momento o que fazer com o corpo.
Claro que a pergunta que não quer calar a todo o momento é quem seria o assassino. Seria um dos irmãos? As respostas vão gradualmente surgindo na tela, em meio a inúmeros flashbacks, aonde vai descascando as verdadeiras personalidades, não só dos dois irmãos, como também de suas esposas. Em meio a isso tudo, a internet, celulares e câmeras são cúmplices ou influencia direta das ações, erros e acertos de todos os personagens no decorrer do filme.
Num determinado momento da trama, um personagem diz que, as pessoas sem perceberem perderam a sua individualidade, assim como a sua vida particular e segredos, pois basta ficarem postando no facebook ou twitter o que estão fazendo em cada minuto de suas vidas para tudo ser revelado. Basicamente até aonde a pessoa busca uma vida privada e ao mesmo tempo quando é que ela se dará conta que isso já é tarde demais hoje em dia?
Sendo exibido no festival de Cannes nesse momento, assim como uma das grandes opções do festival Fantaspoa de Porto Alegre, Testemunha Intima, vai de um simples filme de suspense policial, para uma sessão que nos faz questionar as nossas ações e comportamento num mundo de hoje dominado pela informação rápida e que não tem como nos escondermos dela.     



Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: