Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Cine Especial: Luto: Mike Nichols (1931 – 2014)



Mike Nichols sabia como ninguém criar boas tramas que transitavam entre o humor e drama. Ao mesmo tempo, foi um dos primeiros cineastas americanos a ter coragem em retratar um casal ou família americana com toques da realidade batendo a porta do universo plasticamente moldado pelo o cinemão americano que tanto vendia para o público nos anos 50 e 60. Embora com a carreira irregular, principalmente na ultima década, Nichols deixou alguns títulos indispensáveis que sempre irão merecer uma conferida.   

 

Quem Tem Medo de Virginia Woolf?



Sinopse: George e Martha formam um casal perfeito dos anos 50. Quando conhecem duas pessoas recém-casadas, começam um jogo de emoções e auto-conhecimento, mostrando no que a vida do jovem casal pode vir a se transformar.

Casados também na vida real na época, tanto Liz como Burton estão muito bem nas contundentes situações criadas na peça de Edward Albee. Oscar de melhor atriz (Liz), Atriz coadjuvante (Sandy Dennis), fotografia, direção de arte e figurino. Foi a estreia do diretor teatral Nichols no cinema.
 



A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM



Sinopse: Após se formar na faculdade, Benjamin Braddock (Dustin Hoffman) retorna para casa. Indeciso quanto ao seu futuro, ele acaba sendo seduzido por uma amiga de meia-idade (Anne Bancroft) de seus pais. Mas na verdade ele está interessado na filha (Katharine Ross) dela. 

Embora seja para os padrões atualmente um drama romântico bem humorado, na época (1967) foi um verdadeiro escândalo, para um público conservador que era o americano naquele tempo, mas nem por isso, o filme deixou de fazer um grande sucesso. Mesmo desconhecido, e não tendo a pose de galã que tanto Hollywood vendia naqueles anos, Dustin Hoffman se torna astro da noite pro dia, ao interpretar um jovem cheio de dúvidas do que quer da vida e ao conhecer a Sra. Robson (Anne Bancroft, no melhor momento de sua carreira), entra num labirinto ainda mais complicado.
Embora a dupla central tenham tido na época, uma diferença de idade pequena (6 anos), eles acabam convencendo em cena, principalmente Hoffman, que embora já tinha na época 30 anos, convenceu muito bem como um jovem de 21. Mas era de se esperar um filme como esse, principalmente sendo dirigido por Nike Nichols, que um ano antes, havia escancarado um o casal imperfeito americano em Quem Tem Medo de Virginia Woolf?. Em A Primeira Noite de Um Homem, talvez a intenção do cineasta tenha sido escancarar os conflitos internos do jovem americano, em que só tinha que ser algo na vida, de acordo com o que os pais queriam. Talvez a melhor cena que simboliza isso, é quando Benjamin se encontra melancólico e sozinho embaixo da piscina, se perguntando por que não radicalizar de uma vez por todas? E é isso que ele faz! Muito embora, o verdadeiro amor que ele encontra não seja com a Sra. Robson, mas sim com sua filha (Katharine Ross, ótima). O relacionamento de ambos os jovens, culmina numa sequência clássica na igreja, e se encerrando de uma forma imprevisível dentro do ônibus, deixando inúmeras duvidas no ar sobre o destino de ambos os personagens.
O filme também se tornou super lembrado, graças a sua trilha sonora, Mrs Robinson, The Sound of Silence e outros sucessos de Simon Garfunkel. Vencedor do Oscar de melhor diretor (Nichols) é um clássico imperdível, que foi baseado no romance de Charles Webb.





Uma Secretária do Futuro



Sinopse:Em Nova York, Tess McGill (Melanie Griffith) é secretária em um escritório que lida com o mercado de ações. Demitida, consegue um novo emprego com Katharine Parker (Sigourney Weaver) e expõe suas ousadas ideias à sua chefe, ambicionando crescer na carreira. Quando Katharine sofre um acidente e se afasta do escritório, Tess toma seu lugar e inicia uma inteligente parceria com Jack Trainer (Harrison Ford), com quem acaba se envolvendo romanticamente.


O filme é simplesmente delicioso. Ver símbolos da América como a Estátua da Liberdade e as duas torres, além da impecável fotografia. Mike Nichols conta uma história de vontade sobre o destino com final feliz. Nem sempre a vida é como é retratada neste filme, no entanto, é bonito se ver a boa vontade vencer os impostores. Ver alec Baldwin, kevin Spacey, harrison ford, sigorney weaver e Melanie grifith, a filha de tippi hedren novinhos é simplesmente maravilhoso. nunca antes Carly Simon estava tão inspirada para compor "the new Jerusalém" como quanto esteve neste filme

 

Closer - Perto Demais



Sinopse: Closer conta as reviravoltas amorosas de 4 pessoas em busca de sua própria felicidade. O filme conta com excelente atores que fazem um roteiro simples se tornar algo extraordinário.


O que mais chama atenção nesse filme é a simplicidade. Nichols trabalhou muito bem ao não querer fazer um filme extremista ou surreal. Ele simplesmente pegou a realidade que já conhecemos e transformou em um filme. O longa conta a história de 4 pessoas que lutam em busca de sua própria felicidade, seja traindo, amando ou mentindo. O que mais chama atenção é como essas quatro pessoas são ligadas entre si. Além de ter um final inesperado o filme é envolvente.
Apesar de ter cenas um pouco mais sensuais em clubes de Strip-tease e insinuações de sexo é um filme leve e pode ser sim assistido por quase todas as idades. O assunto do filme é para um universo mais adulto, por se tratar de problemas de gente grande. Mas, é um filme extremamente recomendável para quem quer assistir Jude Law, Natalie Portman e Julia Roberts em sua  melhor forma. A facilidade com a qual cada um interpretou seus papéis é de se encantar. E com certeza Closer é um dos filmes que eu quero ter na minha estante, para assistir e assistir novamente. As músicas que fazem parte da trilha sonora do filme souberam embalar bem esse romance modernos e realista.
 

  Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: