Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Cine Dica: Curso sobre o mestre Charlie Chaplin


Apresentação

Charlie Chaplin, considerado uma das estrelas fundamentais dos primeiros dias de Hollywood, viveu uma vida interessante, tanto em seus filmes quanto por trás das câmeras. Ele é mais reconhecido como um ícone da era do cinema mudo, muitas vezes associado ao seu personagem mais popular, o eterno vagabundo "Carlitos", caracterizado como um homem simples e ingênuo, com o bigode escovinha, chapéu-coco, bengala de bambu, e um caminhar divertido. Mas para a história do cinema ele foi muito mais do que isto.


Foi um artista com ideias sociais e um diretor com características autoritárias. Suas obras foram evoluindo tecnicamente e Chaplin desenvolveu uma veia perfeccionista que resultou em filmes clássicos cultuados pelo grande público. Podemos ver ideias de Tempos Modernos (1936) em The Floorwalker (1916), assim como as bases de O Grande Ditador (1940) em Shoulder, Arms (1918). O que levou Chaplin a criar Carlitos? Como sua vida pessoal se mistura com a sua arte? Quais as inspirações para os grandes clássicos?


Objetivos

O curso O Cinema de Charlie Chaplin: Do Pastelão à Crítica Social, ministrado por Christian Farias, vai analisar quatro pontos da vida de Charles Spencer Chaplin, fundamentais para entender e desvendar sua carreira: a vida, a obra, os problemas e os conflitos sociais que influenciaram suas ideias e sua herança cultural.


Temas

A vida de Charles Spencer Chaplin

A comédia no cinema mudo
A grande rivalidade: Chaplin, Harold Lloyd e Buster Keaton
As produções de Chaplin e a busca pela perfeição
As questões sociais por trás das obras
Os problemas políticos pessoais de Chaplin
Chaplin x Hitler
O Vagabundo
A comédia e o drama
A evolução da arte de Chaplin



Ministrante: Christian Farias

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Cinema pela PUCRS. É pesquisador e apaixonado por comédia clássica, tendo seu trabalho sobre Charlie Chaplin aceito como acervo no museu de Chaplin, na Itália. Já dirigiu dois curtas e participou de produções jornalísticas de rádio, internet e TV.
.

Curso
O CINEMA DE CHARLIE CHAPLIN: DO PASTELÃO À CRÍTICA SOCIAL
de Christian Farias

* Datas
06 e 07 de Novembro de 2014 (quinta e sexta)

* Horário
19h30 às 22h

* Local
Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 - Centro - Porto Alegre / RS)


* Formas de pagamento

Cartão de Crédito / Boleto / Depósito bancário

* Material
Apostila e Certificado de participação


* Informações
cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9320-2714

* Inscrições


* Realização
Cena UM - Produtora Cultural

* Patrocínio
* Parceria

* Apoio de divulgação

2 comentários:

Bússola do Terror disse...

Grande personagem da História do Cinema!
Fica até difícil contar de forma resumida tudo o que ele fez, né?
Vendo essa foto do filme O Garoto, me lembrei que o Jackie Coogan, o ator que fez o personagem-título desse filme, continuou trabalhando até morrer, no início dos anos 80.
Você vê como O Garoto é um filme da pré-história do cinema! E mesmo feito naquela época, é lembrado até hoje como um clássico.

Marcelo Castro Moraes disse...

Sim, por isso esse será um dos cursos mais importantes por aqui esse ano,