Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Cine Dica: Em Blu-Ray e DVD: UMA AVENTURA LEGO





Sinopse:Emmet (Chris Pratt) é um Lego comum, até o dia em que é confundido com o Master Builder, o grande criador deste mundo de brinquedo, por ter encontrado a famosa peça de resistência. Este peça, procurada por todos há séculos, seria capaz de desarmar uma poderosa máquina criada pelo presidente do país, o perverso Sr. Negócios, que pretende colar todas as peças e impedir as mudanças no sistema. Mesmo sem ter grandes habilidades como criador, Emmet gosta de ser considerado um Lego especial, e faz de tudo para merecer a confiança de seus amigos, que incluem a rebelde Mega Estilo, o sábio Vitrúvius, e o gato-unicórnio UniKitty.



Não tenho que reclamar nada da minha infância, pois eu brinquei bastante com brinquedos famosos da época, como Transformers, Comandos em Ação, Playmobil e Lego. O grande barato de Lego era montar as peças e fazer inúmeras figuras, desde avião, carro e etc. O brinquedo passou das peças de plástico para jogos de vídeo game de grande sucesso e agora num longa metragem, que para a surpresa de todos, é um verdadeiro show de qualidade.
Dirigido pela dupla Phil Lord e Christopher Miller (Ta Chovendo Hambúrguer), acompanhamos a aventura de Emmet (Chris Pratt) que de um Lego comum, acaba se tornando predestinado a salvar todos os mundos Legos das mãos do tirano Sr Negocio, que deseja que todas as peças de todos mundos se tornem não removíveis. De cara, percebemos que o filme faz referencia aquela velha historia do cara comum que se torna o grande herói da trama, mas que embora isso esteja pipocando no cinema há décadas, aqui é conduzido de uma forma tão divertida que acabamos nos esquecendo de que isso se tornou bem manjado. Devido há isso, referencia ás cines-séries como Star Wars, Harry Potter, Senhor dos Anéis. Matrix e dentre outros vão surgindo ao longo da trama e rendendo inúmeras piadas certeiras, como quando trocam os nomes de determinados magos conhecidos das franquias cinematográficas. 
Mas se tudo isso já estava bom, a coisa melhora ainda mais quando surgem heróis como Batman, Superman, Mulher Maravilha e Lanterna Verde. Se o maior sonho da DC/Warner era reunir seus maiores heróis na tela grande para tentar competir palmo a palmo contra sua corrente (Marvel), pelo menos aqui o sonho é realizado de uma forma inesperada. Não tem como deixar de rir dos momentos quando Batman dá uma de maioral, ou quando Lanterna Verde surge como verdadeiro chato do grupo. Seria uma critica bem humorada da versão cinematográfica do personagem que foi um fracasso de bilheteria?
Embora o filme se perca um pouco em algumas cenas de ação ininterruptas, o filme se salva nos momentos em que os personagens se encontram em dilemas e que precisaram tomar suas próprias escolhas. Ápice da obra se encontra na meia hora final, onde é revelada a verdadeira origem de todo aquele universo feito de Lego. Falar mais seria talvez estragar a grande surpresa do filme, mas adianto que essa revelação irá emocionar não só a criança atual, como também o adulto que um dia brincava no meio da sala com essas pecinhas de plástico.
Resumindo, Uma Aventura Lego é pura nostalgia, um presente para a criança de ontem e hoje e uma prova que longas de animação criativas não se vive apenas na casa da Disney/Pixar e DreamWorks.

 Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: