Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Cine Especial: "NARRATIVAS SERIADAS: DA TV ÀS NOVAS MÍDIAS": FINAL

Começa hoje à noite o curso Narrativas seriadas: da TV ás novas mídias e portanto encerro por aqui essas postagens sobre séries de TV que eu acompanhei ao longo desses anos.  Contudo, gostaria de encerrar de uma forma especial: talvez alguns não saibam, mas  The Walking Dead é uma série baseada uma HQ premiada e talvez seja uma das primeiras adaptações televisivas cuja a fonte é uma HQ voltado para um publico mais maduro.
Sempre houve inúmeras séries de TV baseada em HQ ao longo das décadas, mas essa série de zumbis provou que HQ não é somente habitável aos seres com colantes e super poderes. Pensando nisso, solto abaixo as melhores HQ com conteúdo mais adulto que poderia ser levado para televisão.

100 BALAS

A obra máxima Brian Azzarello, Eduardo Risso é considerada como uma das melhores séries policias dos últimos anos. Quando se pensa em 100 balas, todos imaginam uma adaptação feita para HBO, mas nunca saiu do papel por um motivo ou outro. Seria super interessante nos primeiros episódios ver agente Graves entregar sua bendita maleta e ver qual o caminho o determinado personagem irá tomar.. o bom senso ou a vingança.

ESCALPO

A frase “merda jogada no ventilador” é o que melhor sintetiza  o que é Escalpo. O universo criado Jason Aaron e R.M. Guéra é um lugar onde ninguém está a salvo, sendo que tão pouco existe heróis ou vilões, mas sim pessoas que tomam um caminho sem volta. A trama policial que se passa em uma reserva indígena tem de tudo um pouco, desde referencias ao gênero western há filmes de gângster. Assim como 100 Balas, a adaptação se encaixaria muito bem na HBO.
Atualmente, a HQ ainda está em andamento no mix Vertigo da editora Panini.

PREACHER


Violência, sexo, critica á igreja, política e sobre a própria sociedade americana. Isso e tudo mais é que molda a obra máxima de Garth Ennis e Steve Dillon, que não só foi um verdadeiro sucesso de publico e critica como também despertou a irá de muitos religiosos e famílias conservadoras americanas. A jornada de Jesse Custer em encontrar Deus e responder umas poucas e boas para ele, sempre esteve em volta de boatos com relação a sua adaptação, seja para o cinema ou para TV que melhor me agradaria. Recentemente, o roteirista  Sam Caitlin do fenômeno Breaking Bad foi anunciado como possível criador do roteiro, cuja a adaptação pode ser criada pelo canal AMC.
Será que a adaptação televisiva terá coragem de ser fiel a fonte? Veremos Deus como o grande vilão de toda a trama? Só nos resta aguardar!


Y – O ÚLTIMO HOMEM 

Uma das minhas HQ preferidas dos últimos anos. Quando leio Y, imediatamente vem à mente Lost, mas não é pra menos, pois o roteirista da trama é ninguém menos que Brian K. Vaughan, que roteirizou os melhores episódios do programa. Os últimos arcos dessa HQ lembram bastante Lost, principalmente o seu final, tão inesperado e pouco reconfortante, quanto à própria trama dos passageiros perdidos na ilha.  

SWEET TOOTH – DEPOIS DO APOCALIPSE 

Alguns consideram como uma mistura de Bambi com Mad Max. Contudo, a trama escrita e desenhada de uma forma bem peculiar por Jeff Lemire vai muito além. O enredo explora até onde se separa a ciência com a verdadeira origem da fé em Deus perante o verdadeiro pesadelo que assolou a terra devida á uma praga viral. Se fosse adaptado para tv, pegaria carona com gênero de The Walking Dead, onde os protagonistas tentam sobreviver dia a dia num mundo sem esperanças.    

FABULAS

Uma das melhores séries de HQ do gênero fantástico desde Sandman. Por mais absurdo que seja ver inúmeros personagens de contos de fadas conhecidos reunidos todos juntos (e morando em Nova York), a série agradou em cheio o publico e a critica, graças ao fato de possuir tramas criativas e que não se importa em colocar personagens tão icônicos em situações das mais absurdas e geniais. Atualmente o criador anunciou que a série irá terminar na edição 150,

ZDM – TERRA DE NINGUÉM

“Todos os dias é um 11 de setembro”. Essa frase que abre essa genial série em quadrinhos é o que melhor define como ela é, pois Nova York está isolada do mundo, após a explosão da segunda guerra civil nos EUA e os que vivem lá, sobrevivem das piores formas possíveis. O dia a dia do repórter  Matty Roth em vasculhar a verdadeira face de como é realmente aquele universo, rende momentos que são na realidade uma verdadeira metáfora com relação aos americanos pós 11 de setembro.  

ESTRANHOS NO PARAÍSO


Por ultimo, mas não menos importante, a HQ que mudou a minha forma de pensar sobre inúmeros assuntos neste ano (graças ao volume Santuário), possui todos os ingredientes que uma serie com o teor mais adulto precisa ter atualmente na TV. Misturando humor, drama, romance e até mesmo momentos que lembram um filme sobre gângster, a obra máxima de Terry Moore talvez seja uma das HQ mais humanas que se existe atualmente e que facilmente qualquer um que lê se idêntica. Ver personagens tão queridos pelo publico como  Katchoo, Francine e David serem levados para a TV de uma forma decente, seria um verdadeiro sonho realizado.  

Leia também: Narrativas Seriadas: Partes 12345, 6789 e 10.

Me Sigam no Facebook e Twitter:  

2 comentários:

LEO disse...

Todas essas HQs teriam um tremendo potencial pra seriados de TV....

mas apenas se fossem produzidos por pessoas capazes de fazer um trabalho digno (q nem tem sido "Walking Dead").

"Preacher" teria q sair pela HBO e com roteiristas e diretores corajosos... pois essa mexe em vários vespeiros polêmicos!

Abs!



Marcelo Castro Moraes disse...

Se Preacher for adaptado, dificilmente irá escapar de certa readaptações na trama.