Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Cine Especial: BATMAN: UM ÍCONE E VÁRIOS INTERPRETES


Não há como negar que a maior noticia dessa manhã de sexta-feira e que acabou se proliferando em inúmeras comunidades das redes sociais, foi o anuncio de que Bem Affleck será o novo Batman no cinema, no filme em que ele se encontrara com Superman (Henry Cavill). Bom, não é preciso ser adivinho que nessa altura do campeonato, vários fãs de todo o mundo estão indignados, pois todos acreditam que a Warner fez uma escolha errada. Na minha visão como critico, Affleck é um ótimo diretor, pois basta pegar Argo como um bom exemplo e até que ele teve um bom desempenho atuando no mesmo filme. Porém, Affleck carrega o fardo nas costas por possuir uma carreira de altos e baixos, sendo que o ápice da ruindade está justamente numa adaptação de HQ que ele atuou (Demolidor) e Profissão de Risco, onde atuou ao lado de sua ex Jennifer Lopes.
Contudo, eu acho que ainda é muito cedo para darmos um veredicto e quando a Warner decide uma coisa, não tem como fazer o estúdio mudar de idéia. Portanto, resta à gente esperar e ver o resultado final do filme que será lançado em 2015. Enquanto isso, é sempre bom (ou ruim), olharmos para traz e perceber como Batman teve inúmeros interpretes ao longo da historia, que é algo muito parecido com que aconteceu ao 007. Abaixo, segue a lista de interpretes que o homem morcego teve ao longo desses anos todos:

1. Lewis Wilson (1943)

O primeiro filme de Batman no cinema foi na verdade uma série dividida em 15 capítulos e produzida pela Columbia Pictures, em 1943. Para época, pode até ter convencido, mas a produção não sobreviveu ao teste do tempo e Wilson não tinha nada haver como Bruce Wayne.  


2. Robert Lowery (1949)

Se muita gente reclama da barriguinha de Adam West nos 60, é porque não conheceram Robert Lowery, quando interpretou o personagem em 49. Muito acima do peso, com um traje completamente ridículo e que faz até com que os vistos em Batman e Robin não sejam tão ruins.


3. Adam West (1966)

Para os mais saudosistas, o Batman definitivo. A série virou um fenômeno pop dos anos 60, que visto atualmente, sintetiza até mesmo o que rolava de moda, cultura e o ar mais inocente daquele período. Para os que preferem um Batman mais sombrio, a série pode ser vista como uma verdadeira piada, mas muitos fãs de hoje do personagem, conheceram ele através dessa série e a respeitam com muito carinho. 

Adam West, aliás, sempre defende aquela época em que ele atuou como Batman com unhas e dentes, chegando há se vestir como o personagem em eventos e até mesmo dublando ele próprio num episódio de Os Simpson.


4. Michael Keaton (1989)

Quando Tim Burton anunciou que Michael Keaton seria o Batman na produção de 89, choveram cartas indignadas que exigia que o cineasta escolhesse outro interprete. Burton por sua vez bateu o pé e manteve Keaton no papel, para o desespero dos fãs mais fanáticos. Visto atualmente, até que não é tão ruim, pois Keaton passou um ar de mais humanidade para o personagem, algo que jamais havia sido visto nas adaptações anteriores. Quem se lembra do lançamento da época, Batman: O Filme foi, não só um sucesso de bilheteria, como também um estouro em marketing, com as vendas de camisas, bonecos, figurinhas etc.   
Com um sucesso como esse, a Warner deu sinal verde para uma continuação e em 92 foi lançado Batman: O Retorno, que chega há ser tão bom quanto o anterior, principalmente pelo fato de Burton ter tido mais liberdade artística. Pena que o estúdio quis ir para outro caminho na adaptação de 95.


 6. Val Kilmer (1995)

Embora o filme seja uma continuação dos eventos das produções anteriores, aqui mudou tudo, começando pelo interprete. De todos os atores que atuaram como o homem morcego nestes últimos anos, Kilmer é o que tinha menos haver com o personagem: frio na interpretação, com cara que não ta nem ai para o que está fazendo e um verdadeiro garoto problema durante as filmagens, fazendo então o cineasta Joel Schumacher, que estava no comando na época, em escolher outro interprete para o próximo filme. Visto atualmente, até que não é tão ruim, se comparado ao pior que estava por vir é claro.


7. George Clooney (1997)

O ator certo no filme errado: talvez seja a melhor frase que define quando eu penso em Batman e Robin, pois Clooney tinha cara e porte para o personagem na época, mas Joel Schumacher surtou e o resultado, talvez  todos nos já conhecemos não é mesmo?


8. Christian Bale (2005)

Quem diria que aquele jovem talento que eu vi á vários anos atrás em o Império do Sol, seria o homem morcego, na versão pessoal e realista de Christopher Nolan, iniciada em 2005 em Batman: Begins e encerrada em Batman: O Cavaleiro das trevas Ressurge. Bale interpretou como ninguém, onde soube passar para nos, uma pessoa que fazia teatro perante as outras pessoas: o seu Bruce Wayne transmitia alguém que carregava o mundo nas costas, mas que sabia passar o ar de playboy descompromissado perante os cidadãos de Gothan. Já o seu Batman nem de longe lembra as outras versões que vimos no cinema, pois Bale fazia questão de usar uma voz grave e que se diferenciava e muito quando ele era Wayne.

Por fim, Bem Affleck vai ter que ralar para me convencer que ele será um Bruce Wayne/Batman convincente.

Leia mais sobre o Batman no cinema clicando aqui.


Me sigam no facebook e twitter.

3 comentários:

Anônimo disse...

Uma amiga hoje me chamou no Skype e me passou um link... quando cliquei vi que era uma matéria sobre o novo Batman, com o ator Ben Affleck. Minha reação foi: bah, não gosto desse cara não... e ela: Nem eu, detestei a ideia...rsrsrs
Agora é esperar pra ver mesmo.

LEO disse...

Achei um erro estratégico terem escolhido um ator bastante impopular entre o público-alvo do batman....

particularmente até não tenho nada contra o Affleck (gostei do "Demolidor", "Argo", e a participação dele nos filmes do Kevin Smith e naquele onde ele interpreta o "Superman" da TV)!!!

mas escolherem ele pra batman, sabendo q o cara é criticado negativamente por 99% dos leitores de gibis, é querer criar polêmica sem necessidade mesmo!!!

Abs!

Marcelo Castro Moraes disse...

Pois e Fernanda,Leo e isso e só o começo.