Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Cine Dica: Em Cartaz: RED 2 - Aposentados e ainda mais perigosos


Sinopse: Em RED 2 - Aposentados e Ainda Mais Perigosos Frank Moses (Bruce Willis) agente aposentado da CIA reúne seu inusitado time para uma busca global por um dispositivo nuclear desaparecido. Para ter sucesso em sua missão eles precisarão sobreviver a um exército de assassinos terroristas e oficiais do governo todos buscando a arma da próxima geração. A missão leva o grupo a Paris Londres e Moscou sempre contando com seu estilo velha guarda para salvar o mundo e se manterem vivos.

O primeiro filme, Red – Aposentados e Perigosos, era baseado numa cultuada, mas curta historia escrita e desenhada por Warren Ellis e Cully Hamner e publicada pelo selo Homage da DC Comics. O personagem principal era somente Frank Moses, mas na adaptação decidiram expandir o numero de personagens na trama, que se por um lado poderia sair de uma forma desastrosa, por outro foi uma bela jogada, principalmente por ter introduzido humor e criado uma bela química entre os personagens de meia idade. Com começo meio e fim bem amarrados, o filme foi uma agradável surpresa, fazendo sucesso de publico e critica, e com isso, uma seqüência (embora desnecessária), era mais do que inevitável acontecer.     
Em RED 2 – Aposentados e mais perigosos, a tal ameaça de uma bomba nuclear, acaba se tornando uma mera desculpa para os veteranos agentes saírem de suas vidas pacatas, para então se unirem na missão. Mas quem espera um filme cheio de ação pode tirar o cavalo da chuva, pois o filme se entrega ao mais puro humor, que por vezes bem pastelão e porque não dizer divertido em vários momentos. O grande acerto está no ótimo entrosamento dos velhos veteranos um com o outro e de piadas que surge nos momentos mais imprevisíveis.
Bruce Willis não tem muito que acrescentar em seu personagem, pois o seu Frank Moses nada mais é do que a mesma versão de outros personagens de filmes de ação que ele já fez e que somente funciona graças aos seus amigos em cena. Assim como no anterior, John Malkovich rouba o filme, ao interpretar o paranóico e melhor amigo de Moses, sendo que as melhores piadas são vindas dele e ambos juntos em cena se completam. Porém, se Mary-Louise Parker era apenas uma desculpa amorosa para Wills ter no primeiro filme, aqui ela tem uma participação maior, chegando até mesmo a participar das cenas de ação, mas se dando bem melhor nos momentos de humor.
Embora tenha tido uma participação reduzida, Helen Mirren novamente surpreende como uma agente veterana, mas assim como os seus companheiros, a Oscarizada atriz se rende a gozação, chegando ao cumulo em satirizar o seu papel que lhe valeu o seu primeiro Oscar na carreira. Já das caras novas, Catherine Zeta-Jones, embora mais linda do que nunca, sua personagem Katja é desperdiçada, sendo que da há entender, que os roteiristas não sabiam ao certo o que fazer com ela na trama. Por outro lado, Byung-Hun Lee (G.I. Joe) está à vontade, interpretando um agente bom de briga, mas que pode a qualquer momento estar, tanto ao lado dos bandidos como também dos mocinhos.
Mas das caras novas, a grande surpresa fica por conta de Anthony Hopkins, ao interpretar um cientista (aparentemente) fora de si e chave para todas as respostas do filme. Porém, quem espera uma interpretação espetacular do ator, pode acabar ficando um pouco decepcionado. Vamos dizer que ele está ali somente para se divertir e pegar o embalo da gozação que o próprio filme faz com relação aos personagens e ao meu ver,  Hopkins não ta nem ai para isso.  
Embora um pouco mais longo do que deveria, e com um final pra lá de absurdo, RED 2 - Aposentados e ainda mais perigosos é aquele típico filme que se você não levar nenhum pouco a sério, você pode muito bem sair da sessão satisfeito, por ter se divertido das piadas e da gozação como um todo que o filme é. 

Me sigam no facebook e twitter.

2 comentários:

LEO disse...

Boa pedida essa....

gostei mto do 1º filme (bem mais do q a HQ: q eu achei chata), e com certeza assistirei esse 2º tbm (qdo sair em DVD)!!!

um caso raro de filme q se sai (BEM) melhor nas telas do q no papel...

Marcelo Castro Moraes disse...

É divertido Leo, mas para não se levar nenhum momento a sério.