Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cine Dica: Curso Mestres & Dragões

NA MINHA 30ª PARTICIPAÇÃO NO CENA UM, CURSO IRÁ EXPLORAR O UNIVERSO DAS ARTES MARCIAIS DENTRO DO CINEMA.  

APRESENTAÇÃO

No início da década de 1970 o universo do cinema foi tomado de assalto por uma onda de filmes vindos do oriente. Originais, dinâmicos e modernos, os Chopsocky, como eram chamados os filmes de Artes Marciais vindos de Hong Kong e Taiwan, tornaram-se uma febre mundial.
 Tendo sua gênese na literatura Wuxia do século XIV, os filmes de Artes Marciais estão presentes na cinematografia chinesa desde os seus primórdios: The Battle of Dingjunshan, primeiro filme realizado na China, adapta uma porção do célebre “Romance dos Três Reinos”. Porém, foi apenas no fim da década de 1960 que estas produções começaram a se popularizar.  

Com o sucesso local de filmes como O Grande Mestre Beberrão e O Espadachim de Um Braço Só, o cinema de Hong Kong se desenvolveu e começou a ser exportado. Logo, obras recheadas com belas lutas de Kung Fu chegaram a Europa e a América, e acabaram como uma das principais atrações nos circuitos de drive-ins e salas Grindhouse. Uma “Era de Ouro” que produziu lendas como o diretor Chang Cheh e o ídolo imortal Bruce Lee, e que influencia até hoje cineastas da estirpe de Quentin Tarantino, John Woo e Ang Lee.  


OBJETIVOS

O curso Mestres & Dragões – A Era de Ouro das Artes Marciais no Cinema, ministrado por César Almeida, tem como objetivo explorar a história deste gênero que é um dos grandes ícones culturais cinematográficos do Século XX. Ao longo dessa jornada épica, conheceremos suas origens, temas, principais produções e a galeria de realizadores e astros que ofereceu ao mundo.

  
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Aula 1
Origem das artes marciais, a literatura Wuxia, episódios da história chinesa importantes para o gênero.
Temáticas e subgêneros do Cinema de Artes Marciais. Os primórdios do gênero 1905/1966.
Primeira parte da “Era de Ouro” 1966/1975.
Aula 2
Segunda parte da “Era de Ouro” 1975/1984.
Principais astros, diretores e estúdios.
Curiosidades: híbridos, Bruceploitation, filmes bizarros.

Ministrante
CÉSAR ALMEIDA
Escritor e editor, natural de Porto Alegre, César Almeida, desde muito cedo sempre foi um apreciador das histórias fantásticas do cinema e da literatura. Mais tarde, a paixão por Filmes B e livros fantásticos o levou a pesquisar e escrever sobre estes temas. Publica artigos sobre cinema regularmente desde 2008. Lançou, em 2010, o livro Cemitério Perdido dos Filmes B, que compila 120 resenhas de sua autoria. Em 2012, organizou Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation com textos próprios e de outros 11 críticos de cinema. Escreve ficção, com o pseudônimo Cesar Alcázar, e atua como editor (Argonautas Editora) e tradutor.

Curso "Mestres & Dragões - A Era de Ouro das Artes Marciais no Cinema" de César Almeida

Datas: 07 e 08/Setembro
Horário: 13h30 às 16h
Local: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico - Porto Alegre / RS)
Investimento: R$ 60,00
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: cenaum@cenaum.com / Fone: (51) 9176-4757

Nenhum comentário: