Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Cine Especial: BATMAN NO CINEMA: Parte 4


Com o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge nos cinemas, vamos recapitular todas as aventuras do homem morcego que já teve no cinema, confiram:
  
BATMAN: A MASCARA DO FANTASMA

Sinopse: Desenho animado no qual Bruce Wayne, o Homem-Morcego, combate o Fantasma, um novo bandido que mata um grande criminoso e faz parecer que o herói encapuçado cometeu o crime, fazendo com que Gotham City se volte contra ele. Além disso, Batman ainda precisa se preocupar em defender a cidade do Coringa, um vilão extremamente perigoso.

Entre sucessos e fracassos que o homem morcego teve durante a década de 90, a série de desenho animado para a TV, comandada pelo gênio Bruce Tim, se tornou rapidamente um sucesso de publico e de critica, chegando até mesmo a conquistar alguns prêmios importantes da TV norte americana. Todos esses louros se deve unicamente, pelo fato da série seguir fielmente as raízes do herói, e  ao mesmo tempo injetando um estilo retro, que é muito parecido com a série clássica do Superman dos 40, que acabou sendo uma grande fonte de inspiração.
Com o sucesso em mãos, a Warner enxergou projetar esse universo para o cinema, o que acabou se concretizando em novembro de 1992, com o lançamento de Batman: A Mascara do Fantasma, que mostra tanto a origem do herói, como também do Coringa, que de uma forma indireta, foi responsável por colaborar com a origem do herói. Embora com uma animação econômica em alguns momentos, o filme conquista o espectador por apresentar uma trama mais sombria e humana do herói, que fica dividido entre proteger a sua cidade ou ter uma vida normal, ao lado da sua primeira namorada, Andréia.
Com um ato final que reserva inúmeras surpresas e com um Coringa completamente enlouquecido (dublado de uma forma excepcional por Mark Hamill), Batman: A Mascara do Fantasma era um bom exemplo, de como as historias do homem morcego deveriam ser trilhadas no cinema. Pena que a Warner demorou em se dar conta disso.             
  
Curiosidade: Inicialmente, era intenção da Warner lançar Batman - A Máscara do Fantasma apenas em vídeo, mas pouco após o início da produção o estúdio resolveu lançar o filme nos cinemas americanos. Com isso, a equipe de produção do filme teve menos de um ano para poder começar e concluir o filme.
  
Batman do Futuro - O Retorno do Coringa

Sinopse: Enquanto busca descobrir os segredos por trás do Coringa, Terry McGinnis, o novo Batman, descobre também a verdade por trás do maior mistério da carreira do Batman original: a verdadeira história em que Bruce Wayne e o Coringa se enfrentaram pela última vez. Mas quando o Coringa retorna à ativa e quase mata Wayne, é hora do novo Batman vingar seu mentor e acabar de uma vez por todas com a ameaça do palhaço assassino.

Com o imenso sucesso de Batman: A Série animada, o universo do homem morcego animado gerou inúmeros frutos, como a elogiada Liga da Justiça, porém, uma desacreditada idéia de mostrar o personagem num possível futuro, acabou rendendo boas historias. A trama mostra o velho Bruce Wayne, comandando de longe pela Bat-caverna, o novo Batman, Terry McGinnis, que combate o crime, numa Gotham City futurística. A série acabou rendendo um elogiado filme para video, Intitulado Batman: O Retorno do Coringa, que embora a origem do retorno do arquiinimigo do homem morcego no futuro soe um tanto que forçada, a trama ganha pontos por colocar os personagens centrais em situações em que se testa o lado psicológico de cada um deles, principalmente quando a historia retorna ao passado, mostrando a queda do segundo Robin e aparentemente morte do Coringa.    
Após o retumbante fracasso de publico e de critica de Batman e Robin no cinema, por muito tempo Batman: O Retorno do Coringa salvava um pouco a honra e imagem do homem morcego, que foi tão judiada no cinema naquela época.


Me  Sigam no Facebook e Twitter

Nenhum comentário: