Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

Cine Dicas: Em Cartaz: A Guerra dos Vizinhos

CUIDADO COM QUEM MORA AO LADO

Sinopse: Adélia (Eva Wilma), Dircinha (Vera Mancini) e Beatriz (Karin Rodrigues) são as irmãs Coleratti e uma vez juntas, elas são capazes de tocar o maior rebu. Por conta disso, depois de tanto incomodarem os vizinhos com calúnias e ofensas, o trio é condenado pela Justiça à prestação de serviços comunitários. Mas a pena não parou por aí porque elas terão - também - que manter as bocas fechadas. E para ficar em silêncio, sem poderem conversar durante o cumprimento da pena, usarão máscaras cirúrgicas. Será que isso vai dar certo?
É triste quando certos filmes brasileiros não ganham tanta repercussão como outros, que por vezes, nem merece tamanho fuzuê. Enquanto outros que realmente mereciam ganhar prestigio, caem no esquecimento por sua distribuição mal feita, como no caso desse genial filme de Rubens Xavier. Ao se inspirar em fatos verídicos, o filme presta não só homenagem aos filmes de comedias brasileiras de antigamente como também a comedia clássica Italiana.
O embate de vizinhos devido a problemas típicos como barulho ao lado ou musica alta, são retratados no filme de uma forma muito divertida com truques simples de imagem, mas eficientes. Isso fora os momentos surrealistas quando determinados personagens sonham com seus desejos não realizados, rapidamente me lembrou alguns dos filmes de Frederico Fellini. Délia (Eva Wilma), Dircinha (Vera Mancini) e Beatriz (Karin Rodrigues) roubam a cena ao retratarem irmãs unidas e rabugentas, que apesar do tom cômico quase cartunesco de cada uma delas, não esconde certo tom de realismo de cada uma. O filme em si, muito embora em vários momentos pareça surreal de um modo para entreter o espectador de todas as idades, em muitos momentos (principalmente no atrito de ambos os lados) são de uma forma tão realista ao ponto que cada pessoa que for assistir, ira se identificar facilmente, porque ninguém nesta vida escapou de ter um vizinho chato.
Se a uma falha no filme é justamente em seu ato final em que tenta rapidamente terminar a saga de ambos os lados, mas que com isso o destino de determinados personagens ficou em aberto. Nada que atrapalhe o resultado final de uma boa sessão para ser assistida com toda a família e rir bastante de situações realistas do dia a dia de quem sobre com vizinhos inconvenientes.

Em cartaz em Porto Alegre: Cinebancários, rua  Rua General Câmara, nº 424 - Centro. Sessões as 15horas, 17horas e as 19horas.

Nenhum comentário: