Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de março de 2011

Cine Especial: Elizabeth Taylor (1932 - 2011)

Beleza e talento normalmente é um casamento que quase nunca da certo no cinema, pois às vezes a beleza sobressai e o talento por vezes é esquecido, ou vice versa. Elizabeth Taylor foi uma exceção. Dona de uma beleza extraordinária, ao mesmo tempo possuía talento em abundância no qual sempre roubava a cena de outros atores no qual contracenava. Foi assim ao lado de Paul Newman em Gata em Teto de Zinco Quente como também ao lado de Richard Burton no memorável Quem Tem Medo de Virginia Woolf?
Elizabeth se foi hoje de madrugada aos 79 anos ao lado de seus filhos, deixando para traz uma carreira exemplar e uma vida vivida a cada segundo que passou, mesmo passando por altos e baixos, ela sempre mostrou ser dona de si própria.

Abaixo deixo os melhores momentos de sua carreira:
Assim Caminha a Humanidade
Sinopse: O filme acompanha a saga do rancheiro Bick Benedict, sua mulher, Leslie, e as rivalidades entre Benedict e o caubói Jett Rick ao longo de duas gerações.
Um dos maiores filmes já feitos em toda a historia do cinema, equiparando se ao próprio E o vento levou. Com uma das melhores performances de James Dean, o filme acabou abordando temas polêmicos para a época, como a questão do racismo nos estados do Sul, e o fator anti-emigrantes, temas abordados de forma muito especial pelo livro de Edna, que havia sido um best-seller nos EUA. O elenco então e espetacular, reunindo os melhores atores da época, e que tornou Rock Hudson, após esse filme, no ator numero 1 dos EUA, James Dean ganhou uma indicação póstuma por seu papel (ele viria a morrer meses depois da conclusão das filmagens. Não esquecer é claro da sempre presença marcante de Elizabeth Taylor


Um Lugar ao Sol
Sinopse:Um ambicioso operário vê seus sonhos de ascensão social serem atrapalhados pela gravidez de uma colega de trabalho. Ao ser correspondido pelo amor de uma jovem rica, pensa em assassinar sua namorada.
Excelente mas bastante reduzida a adaptação do romance Uma Tragédia Americana Theodore Dreiser. Liz e Clift estão no auge da beleza (a seqüência em que eles dançam, toda em close é antológica), e o filme é refleto de fusões de imagens belíssimas, marca do diretor George Stevens. O filme integra com Os Brutos também amam e Assim Caminha a Humanidade, a trilogia do diretor sobre a formação dos EUA. Oscar de direção, roteiro adaptado, fotografia, montagem, figurinos e trilha sonora (Clift favorito como melhor ator, perdeu para Humphey Bogart, que ganhou pelo seu desempenho em Uma Aventura na Africa..

Quem Tem Medo de Virginia Woolf?
Sinopse: George e Martha formam um casal perfeito dos anos 50. Quando conhecem duas pessoas recém-casadas, começam um jogo de emoções e auto-conhecimento, mostrando no que a vida do jovem casal pode vir a se transformar.
Casados também na vida real na época, tanto Liz como Burton estão muito bem nas contundentes situações criadas na peça de Edward Albee. Oscar de melhor atriz (Liz), Atriz coadjuvante (Sandy Dennis), fotografia, direção de arte e figurino. Foi a estréia do diretor teatral Nichols no cinema.


Gata em Teto de Zinco Quente
Sinopse:Verdades serão ditas e segredos desvelados durante o aniversário do patriarca da família, que está morrendo de câncer, de um decadente jogador de futebol americano, que renega sua bela esposa e seu próprio pai.
Excelente adaptação da peça de Tennessee Williams, revelando assim uma dimensão trágica, ainda que suavizada pela censura da época, da família media americana . O diretor e roteirista Brooks não esconde a origem teatral, mas extrai memoráveis performances do trio central.


Cleópatra
Sinopse: Conheça a vida de Cleópatra (Elizabeth Taylor), desde sua ascensão com o marido Júlio César (Rex Harrison) até seu declínio ao lado de Marco Antônio (Richard Burton).
Uma das produções mais caras de todos os tempos, com encenação soberba, ressente-se do roteiro excessivamente teatral (apesar dos diálogos inteligentes) e do ritmo lento. As filmagens foram atribuladas: Liz sofreu pneumonia quase fatal e iniciou um romance escandaloso para época com Burton.

Nenhum comentário: