Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cine Curiosidade: Os vencedores do Globo de Ouro 2011

Aconteceu ontem as 23horas a 68º cerimônia do Globo de Ouro onde muitos consideram o melhor termômetro do que pode rolar no Oscar. Particularmente achei a cerimônia bem boa, principalmente no momento do prêmio Cecil B. DeMille pelo conjunto de sua obra foi para Robert DeNiro, que agradeceu a homenagem fazendo piadas com os fiascos que tem em seu currículo, incluindo aí o recente Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família.
Confiram os vencedores e o que eu acho:

Melhor filme (drama)
A Rede Social
Mereceu? Um dos melhores filmes do ano onde soube sintetizar o que é essa geração atual sintonizada com tudo e a todos. David Fincher criou um trabalho agiu, ousado e que não deve nada aos seus filmes anteriores. Torcia também para A Origem, mas com certeza no Oscar será um pouco diferente a disputa, vamos ver.


Melhor filme (musical / comédia)
Minhas Mães e meu Pai
Mereceu? Uma ótima comedia dramática em que se retrata uma família um tanto que incomum, mas tão humana como qualquer outra. Com certeza ira figurar entre os dez no próximo Oscar, a não ser que os velhinhos da academia não tenham largado totalmente o preconceito.


Melhor ator (drama)
Colin Firth - O Discurso do Rei
Mereceu? Esse ótimo ator já devia ter ganhado no ano passado pelo filme O Direito de Amar. Com o Globo de Ouro em mãos, ele se torna o franco favorito para a estatueta dourada.

 

Melhor atriz (drama)
Natalie Portman - Cisne Negro
Mereceu? Natalie é uma das mais talentosas atrizes de sua geração e nem mesmo George Lucas conseguiu estragar isso dela na nova trilogia de Star Wars. Com o Globo de Ouro, Natalie tem campo livre para ganhar sua primeira estatueta, a não ser claro que os membros da academia achem o filme um tanto pesado.


Melhor ator (musical / comédia)
Paul Giamatti - Barney's Version
Mereceu? Johnny Depp merece todos os prêmios que concorre, mas convenhamos, ter sido indicado a dois filmes que não foram lá essas coisas e ganhar por um deles seria um tanto que forçado. Portanto Paul Giamatti mereceu ganhar desta vez, porque desde o Anti-Herói Americano, o ator vem de numa carreira exemplar onde sabe misturar momentos de humor e drama.

Melhor atriz (musical / comédia)
Annette Bening - Minhas Mães e meu Pai
Mereceu? Talento é o que não lhe falta para essa atriz, o problema é que sempre quando é a grande favorita, sempre tem alguém pelo caminho. Pelo menos isso acontece com ela no Oscar, pois das duas vezes que ela foi indicada, ela perdeu nas duas vezes e pela mesma atriz Hilary Swank. Com vitoria no Globo de Ouro, Annette com certeza ira ser indicada, contudo, novamente uma jovem atriz de grande talento estará no seu caminho, Natalie Portman.

Melhor ator coadjuvante
Christian Bale - O Vencedor
Mereceu? Apesar da fama de briguento que conseguiu entre 2008 e 2009, Bale é um ótimo ator desde o tempo que era apenas um garoto no filme O Império do Sol. Alem de ser o novo Batman no cinema, ele conseguiu demonstrar dotes de camaleão em mudar drasticamente em cada personagem que faz como no caso de Operário. Em O Vencedor ele rouba a cena a cada momento que aparece e com isso se torna o grande favorito na categoria no Oscar.


Melhor atriz coadjuvante
Melissa Leo - O Vencedor
Mereceu? Apesar de uma longa carreira e com 50 anos de idade, Melissa Leo só ganhou reconhecimento apartir do filme Rio Congelado. Com a vitoria no Globo de Ouro, ela pode finalmente quem sabe ganhar sua merecida estatueta, a não ser é claro que os membros da academia finalmente dêem o premio a Amy Adans pelo mesmo filme.


Melhor diretor
 David Fincher - A Rede Social
Mereceu? Aqui é difícil dizer, pois gosto muito de David Fincher e ele merecia já ter ganhado a muito tempo, desde o tempo de Seven. O problema é que na mesma categoria estava Christopher Nolan pelo seu A Origem, um dos melhores e mais originais filmes do ano e ele já deveria ter ganho pelo Cavaleiro das Trevas. Com esse quadro, Fincher se torna favorito no Oscar, mas Christopher não ficara atrás.

Melhor roteiro
Aaron Sorkin - A Rede Social
Mereceu? A Rede Social é ótimo e isso graças ao seu roteiro ágil e inteligente na medida certa. O problema é que estava torcendo para Christopher Nolan pelo roteiro original de A Origem. Com relação ao Oscar, os dois roteiros estarão concorrendo em categorias diferentes, Roteiro Original e Roteiro Adaptado,

Melhor filme em lingua estrangeira
 Em um Mundo Melhor
Mereceu? Essa é uma das categorias que não posso dizer nada porque não vi nenhum desses filmes (não sou de ferro também gente)

Melhor longa animado
Toy Story 3
Mereceu? Meu Malvado Favorito, Como Treinar o Seu Dragão, O Mágico e Enrolados foram ótimos filmes animados e que fizeram grande sucesso de publico e critica neste ano, mas Toy Story 3 pegou muita gente desprevenida. Com o seu roteiro emocionante onde pegava o espectador e o colocava em uma verdadeira montanha russa de inúmeros sentimentos nos quais difícil de descrever. Pois não é sempre que alguém (como eu) chora e depois ri em poucos segundos ao assistir determinada seqüência. Com isso, essa magnífica animação, não somente concorrera a melhor longa de animação no Oscar como também de melhor filme. Será dessa vez que a Academia surpreendera dando o prêmio principal da noite a um filme de animação?

Melhor trilha sonora original
Trent Reznor e Atticus Ross - A Rede Social
Mereceu? Além de uma direção e historia ágil, a trilha Sonora é de uma qualidade positiva e que faz cada seqüência se tornar de uma agilidade única.


Melhor canção original
You Haven't Seen The Last of Me" - Burlesque
Mereceu? Enrolados merecia ganhar nessa categoria. Nada contra a filmes musicais mas acho que deram esse premio para esse filme de Cher unicamente como uma espécie de consolação, já que dificilmente essa produção terá alguma chance no Oscar.





2 comentários:

ANTONIO NAHUD disse...

Era o esperado, né? Gostei das vitórias de Annette Benning e Natalie Portman. Mas no Oscar vou torcer por Natalie.
Abração

www.ofalcaomaltes.blogspot.com

glaylylsonband disse...

gostei mto do seu blog e to seguindo.
se por possivel faz o msm...

grande abraço.

http://glaylylsonband.blospot.com/