Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cine Dicas: Lançamento em DVD e Blu-Ray: AVATAR (EDIÇÃO ESPECIAL)

EDIÇÃO ESPECIAL FINALMENTE CHEGA AO MERCADO BRASILEIRO COM INUMEROS EXTRAS  DE RESPEITO
Sinopse: AVATAR nos conduz por um mundo espetacular além da imaginação, onde um herói relutante vindo da Terra embarca numa aventura épica, e acaba lutando para salvar o mundo extraterrestre que aprendeu a chamar de lar.
Adentramos o mundo alienígena através dos olhos de Jake Sully, um ex-fuzileiro naval confinado a uma cadeira de rodas. Apesar do que aconteceu ao seu corpo, Jake continua se sentindo um guerreiro e viaja anos-luz à estação que os humanos instalaram em Pandora, onde a humanidade quer explorar o minério raro unobtanium, que pode ser a chave para solucionar a crise energética da Terra. Como a atmosfera de Pandora é tóxica, foi criado o Programa Avatar, em que “condutores” humanos têm sua consciência ligada a um avatar, um corpo biológico controlado à distância capaz de sobreviver nesse ar letal. Os avatares são híbridos geneticamente produzidos de DNA humano e DNA dos nativos de Pandora, os Na’vi.
Renascido em sua forma avatar, Jake consegue voltar a andar. Ele recebe a missão de se infiltrar entre os Na’vi, que se tornaram um obstáculo à extração do precioso minério. Ocorre que uma bela Na’vi, Neytiri, salva a vida de Jake, o que muda tudo. Jake é acolhido pelo clã de Neytiri, e aprende a ser um deles depois de passar por vários testes e aventuras. O relacionamento de Jake com sua hesitante instrutora Neytiri se aprofunda, e ele passa a respeitar o jeito de viver dos Na’vi, e por fim passa a ocupar seu lugar no meio deles.
Logo ele enfrentará a maior de suas provações, ao comandar um conflito épico que decidirá nada menos que o destino de um mundo inteiro.
Já se passou quase um ano desde há estréia de Avatar no cinema e de lá pra cá muita coisa rolou. Para começar o filme se tornou a maior bilheteria de todos os tempos, ultrapassando a cifra de 2 bilhões de dólares, a maior bilheteria da história se não considerados os reajustes inflacionários. No Brasil, Avatar ultrapassou o recorde anterior de A Era do Gelo 3, tornando-se a maior bilheteria do país (claro, isso antes de Tropa de Elite 2) com mais de R$ 102,3 milhões arrecadados e levando 9,108 milhões de pessoas ao cinema.
Vencedor de inúmeros prêmios (incluindo três Oscar e o Globo de Ouro de melhor filme), James Cameron mostrou ao mundo o que é um filme de 3D de qualidade, ou seja, um filme que desde o principio foi pensado nesse formato, diferente de outros que vieram e foram convertidos em ultima hora como foi no caso de Fúria de Titãs.
Passada toda a euforia a pergunta que fica é: Será que o 3D será uma moda passageira? Ao meu ver, se ele for usado unicamente para lançar coisas nas pessoas quando se esta assistindo um filme, duvido que dure muito tempo, entretanto se for usado para acrescentar algo para melhor desenvolver a historia (assim como em Avatar) então a tecnologia a de prevalecer por muito tempo, mas só o tempo dirá, pois muitas vezes, muita ambição dos engravatados dos estúdios acabam por arruinar certas idéias unicamente para ganhar mais dinheiro.
De qualquer forma, com ou sem 3D, Avatar possui um dos visuais mais fantásticos do cinema recente. É impressionante o mundo novo criado por James Cameron, tanto que da a sensação de que tudo ali apresentado pode ser sim realmente real em um mundo distante do nosso.
O curioso é que eu (particularmente) achei a historia bem simples, pois a aventura de Jake Sully ex fuzileiro naval, cuja a missão é tentar convencer o povo Na´vi a sair das suas terras para os seres humanos explorarem elas, mas que acaba se apaixonando por uma das nativas (Neytir) e da própria natureza do planeta, nada mais é do que inúmeras idéias de historias já apresentadas em outros filmes como no caso de Pocahontas, Dança Com Lobos e dentre outros, contudo, não torna a historia ruim ou previsível.
O filme ganha pontos por mostrar a velha historia do bem contra o mau em meio uma mensagem ecologia de preservação a natureza. Ao mesmo tempo o filme aproveitou por fazer uma critica contra governo norte americano devido a invasão ao Iraque e pelos erros do passado que cometeu como no caso das ocupações das terras que antes pertenciam aos índios.
Isso tudo, feito com a mais avançada tecnologia nunca antes vista, contudo só conseguido graças a Weta Digital, responsável pela criação do mundo dos Senhor dos Anéis. Quando James Cameron viu aqueles três filmes, percebeu que já estava mais do que na hora de tirar Avatar do papel e o resto é a historia que agente já conhece.
Com a chegada da edição especial, tanto em DVD como em Blu-Ray, o consumidor cinéfilo terá o prazer de ver o filme em três formas: Versão original do cinema, versão especial (que foi exibida no cinema com oito minutos a mais) e versão do diretor com catorze minutos a mais, incluindo um novo prólogo que mostra Jake Sully na terra do futuro, sofrendo devido poluição (em um visual a lá Blade Runner). Eu particularmente gostei muito dessa terceira versão, pois sempre achei o inicio do filme muito apressado em apresentar o personagem, agora existe a versão como deveria ter sido desde o inicio.
Além das cenas adicionais, o disco ainda possui uma hora de cenas excluídas, algumas curiosas, outras dispensáveis. E o melhor fica para o documentário de mais de duas horas de duração que mostra passo a passo o desenvolvimento para a criação do filme. E isso tudo é na versão em DVD, pois o Blu-Ray possui muito mais horas de extras
Um item indispensável para aqueles que foram no cinema e testemunharam essa revolução cinematográfica que será lembrada por muito tempo.

Nenhum comentário: