Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cine Especial: Mês Das Bruxas: Os momentos de terror da DISNEY

Bom, encerro aqui os especiais do mês das Bruxas desse mês, não fiz muitas matérias como eu queria (devido ao tempo) mas espero que tenham curtido bastante e espero que tenham um bom 31 de outubro.
Para fechar com algo bem diferente, me veio a tona momentos de puro terror adulto e sombrio dos filmes da Disney, e não me refiro as bobagens das possíveis imagens subliminares que os filmes do estúdio podem ou não conter e sim momentos corajosos de seqüências as quais são bastante adultas e podem muito bem fazer parte de um filme de terror.

Segue abaixo a lista desses momentos


Frollo pede ajuda a Maria
O Corcunda de Notre Dame é das melhores animações Disney (e uma das mais adultas), nela, o vilão Juiz Frollo pede a própria Maria, mãe de Jesus para que destrua a Cigana Esmeralda que acabou despertando nele o desejo carnal que para ele é puro pecado.
Raramente o estúdio tocou em questões sobre desejo sexual ou nunca tocou e mesmo que o estúdio tenha tomado certas liberdades artísticas para fazer com que a obra inspirada no livro de Victor Hugo fosse assistida para o publico de todas as idades, a momentos bem pesados e a maioria deles representados pelo personagem Frollo, um dos melhores e mais humanos vilões feitos pelo estúdio.



demônio Chernabog
O grande final de FANTASIA vem na forma da união de duas peças que completam uma a outra. A primeira é "Night on Bald Montain" de Modeste Mussorgsky, ilustrada pelo demônio Chernabog que vive no alto da montanha, e na noite de Hallowen vem atormentar as almas do vilarejo. Este poderoso desenho se afirma ainda nos dias de hoje como a mais sinistra e adulta obra já produzida pelo estúdio, algo que dificilmente seria aceito pelos executivos nos dias de hoje, devido aos padrões do 'politicamente correto'. A maravilhosa animação de Chernabog por Vladimir Tytla ajuda ainda mais a complementar a apresentação.



O CAVALEIRO SEM CABEÇA ATACA
Não confunda com o Cavaleiro sem cabeça feito pelo diretor Tim Burton no ótimo filme de 1999. Na verdade quando Burton fez esse filme, ele tanto se inspirou nesse conto norte americano, como também neste clássico da Disney feito em 1949 intitulado As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo que apresenta uma das mais arrepiantes (e ao mesmo tempo engraçadas) perseguições da historia do cinema e curiosamente termina de uma forma aberta em que o próprio espectador tem que tirar suas próprias conclusões.



Malévola amaldiçoa a Bela Adormecida
É o que da em não convidar certas pessoas em certas ocasiões, bom exemplo foi no caso quando os pais da princesa convidaram todo mundo, com essessão da Malévola que irritada amaldiçoa a criança desde nova. Sua primeira aparição é de tremer nas bases de qualquer criança que assista.


A Rainha má mostra a sua verdadeira façe
A beleza não se encontra por fora, mas sim por dentro. A Rainha má da Branca de Neve até que era bonita fora mas era um horror de pessoa por dentro e se ela já era terrivel assim, a coisa piora quando ela bebe uma poção para virar uma velha bruxa em uma aparição assustadora até para os dias de hoje

Nenhum comentário: