Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cine Dicas: Lançamento em DVD e Blu-Ray (22/09/10)

E ai gente, aqui no RS teve feriado na segunda feira e para mim o final de semana se estendeu para descansar e somente não postei matérias aqui ontem porque simplesmente (como sempre) não deu tempo mas estou aqui agora.
Nesse mês houve muitas opções em DVD nas locadoras e lembrando que agora neste final de mês chega para venda DVDS e Blu Rays duplos de Homem de Ferro 2 e A Bela e a Fera dando ponta pé inicial as inúmeras opsões que irá  chegar a venda até o final desse ano e por falar nisso, em dezembro, preparem seu cofrinho, a Disney finalmente relança depois de vários anos, FANTASIA, um clássico pela primeira vez em Alta definição que não pode ficar de fora de sua coleção.
Enquanto isso, confiram as opções de locação:

O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus
sinopse:O Dr. Parnassus (Christopher Plummer) tem o dom de inspirar a imaginação das pessoas. Dono de uma companhia de teatro itinerante, ele conta com a ajuda de seu assistente Percy (Verne Troyer) e do mágico Anton (Andrew Garfield) para oferecer ao público a chance de transcender a realidade e entrar em um universo sem limites, o qual pode ser alcançado ao atravessar um espelho mágico. Tony (Heath Ledger) foi encontrado pela trupe dependurado em uma ponte, à beira da morte. Após ser salvo, ele passa a integrar a equipe, como forma de escapar de seu passado. Em uma tentativa de modernizar o show, ele termina por conhecer o novo mundo oferecido por Parnassus e passa por diversas transformações no decorrer de sua viagem. Só que esta mágica tem um preço e ele está perto de ser cobrado ao dr. Parnassus: sua preciosa filha Valentina (Lily Cole).

Os filmes de Terry Gilliam podem ser um tanto como estranhos a primeira vista É dele filmes geniais como Brazil: O Filme e 12 Macacos, filmes de ficção que possuíam começo, meio e fim mas que ao longo do seu percurso era diferente de tudo que se já viu, isso graças a imaginação vasta do diretor que não mede esforços em fazer algo no mínimo diferente. Aqui o diretor cria uma fabula adulta onde se explora a imaginação das pessoas de tal forma que o filme acaba se tornando um verdadeiro show de efeitos visuais, mas que jamais deixa a historia decair, muito pelo contrario.
Mas o filme jamais seria como é sem contar com um super elenco, ao começar pelo veterano Christopher Plummer bem há vontade com o seu protagonista, contudo os coadjuvantes é que fazem a festa, ao começar pelo falecido Heath Ledger. Seu personagem no filme seria outro inesquecível, mas infelizmente o destino foi cruel com o ator e ele acabou morrendo antes mesmo de concluir suas cenas, felizmente como Terry Gilliam é um gênio, inventou na historia algo que fizesse que o personagem de Ledger fosse substituído por outros atores como no caso de Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell que acabaram concluindo o trabalho do ator mas como eles são inseridos só vendo, mas adianto que a idéia foi genial.


Curiosidades: Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell doaram seus cachês ganhos por O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus para Matilda, filha de Heath Ledger, como forma de ajudá - la a ter um um futuro econômico tranquilo;


A FITA BRANCA
Sinopse: Às vésperas da Primeira Guerra Mundial, estranhos eventos perturbam a calma de uma pequena cidade na Alemanha. Uma corda é colocada como armadilha para derrubar o cavalo do médico, um celeiro é incendiado, duas crianças são seqüestradas e torturadas. Gradualmente, estes incidentes isolados tomam a forma de um sinistro ritual de punição, deixando a cidade em pânico. O professor do coro de crianças e jovens da escola local investiga os acontecimentos para encontrar o responsável, e aos poucos desvela a perturbadora verdade.

Michael Haneke é um diretor ousado ao fazer inúmeras analises sobre a maldade e a loucura humana. Filmes como A Professora e o Piano e Violência Gratuita que são retratos do lado sombrio e louco da alma humana e que simplesmente não existe explicação do porque ser assim. E em seu novo filme é mais ou menos isso, não a explicação.
Através de eventos estranhos que acontece em um vilarejo, o diretor investiga cada traço dos rostos dos seus personagens que vão se transformando ao longo da projeção e faz um verdadeiro retrato dos costumes desse lugar e que vai caindo a mascara aos poucos, e com isso, seriam eles os responsáveis pelas atrocidades que estão acontecendo?? O diretor não da respostas, ele simplesmente da ao espectador, através da vida de cada uma dessas pessoas do vilarejo, uma pequena dica do que viria mais tarde, tanto na primeira, como na segunda guerra mundial na qual, aquele pais se enterraria e seria responsável em parte, por uma das maiores atrocidades contra a humanidade. Destaque pela fantástica fotografia em preto e branco como nunca antes vista em muito tempo.


O SEGREDO DOS SEUS OLHOS
sinopse: Benjamin Esposito (Ricardo Darín) se aposentou recentemente do cargo de oficial de justiça de um tribunal penal. Com bastante tempo livre, ele agora se dedica a escrever um livro. Benjamin usa sua experiência para contar uma história trágica, a qual foi testemunha em 1974. Na época o Departamento de Justiça onde trabalhava foi designado para investigar o estupro e consequente assassinato de uma bela jovem. É desta forma que Benjamin conhece Ricardo Morales (Pablo Rago), marido da falecida, a quem promete ajudar a encontrar o culpado. Para tanto ele conta com a ajuda de Pablo Sandoval (Guillermo Francella), seu grande amigo, e com Irene Menéndez Hastings (Soledad Villamil), sua chefe imediata, por quem nutre uma paixão secreta.

Talvez uma das maiores surpresas no ultimo Oscar. Quando todo mundo estava dando como certo a vitoria de  A Fita Branca na categoria de Melhor  Filme Estrangeiro, eis que a academia da o Oscar para esse filme Argentino, mas não é pra menos. O filme de Juan José Campanella é uma verdadeira aula de como se faz um filme policial, onde possui inúmeras camadas de mistério até conseguir se resolver o caso e quando tudo parecia resolvido, eis que o filme explora muito bem lado negativo da justiça que em muitas vezes acaba favorecendo o lado do crime. Não faltam momentos dignos nesse filme como a caça do bandido em um estádio de futebol em que a câmera se aproxima do estádio e focam os protagonistas durante seis minutos e sem cortes, algo que faz muitas pessoas se perguntarem como eles fizeram aquela cena!
 Fora a trama policial, o filme também tem tempo em dosar com alguns momentos de humor e romance e o elenco é um dos melhores, em destaque o casal central, Soledad Villamil e Ricardo Darín, esse ultimo entregando, o que talvez seja, um das melhores performances de sua carreira, o ator argentino entrega de corpo e alma um personagem humano, romântico e obstinado ao caso.
Com inúmeras reviravoltas no ato final da trama O Segredo dos Seus olhos é uma prova que os nossos Hermanos sabem fazer cinema como nenhum outro.


curiosidades: É o 4º filme em que o diretor Juan José Campanella e o ator Ricardo Darín trabalham juntos. Os anteriores foram O Mesmo Amor, a Mesma Chuva (1999), O Filho da Noiva (2001) e Clube da Lua (2004).
Teve um público em torno de 3 milhões de espectadores na Argentina, o que fez com que se tornasse o filme nacional mais visto desde 1983;


O PREÇO DA TRAIÇÃO
Sinopse: Catherine e David, ela uma médica, ele um professor, são à primeira vista, o casal perfeito. Felizes, com um filho adolescente talentoso, eles parecem ter uma vida idílica. Mas quando David perde um vôo e conseqüentemente sua festa de aniversário surpresa, Catherine começa suspeitar do marido. Colocando em cheque a sua fidelidade, ela decide contratar Chloe, uma acompanhante para seduzir David e testar sua lealdade.

Fazia tempo que eu não via um bom filme de suspense com teor erótico. Na virada dos anos 80 para os 90 esse gênero ganhou força a partir de Atração Fatal, mas como todo qualquer gênero as vezes as idéias vão se esgotando e cada vez menos se vê um filme desses de qualidade. Felizmente o diretor Atom Egoyan (Verdade Nua) da um novo sopro de vida a esse tipo de gênero, a partir da idéia de desconfiança, suspeita e traição vinda do marido (Liam Neeson) e que com isso desperta uma duvida incontrolável da esposa (Julianne Moore) que não mede esforços para tentar descobrir a verdade, tanto, que para isso contrata uma garota de programa (Amanda Seyfried, em incrível desempenho). Para testar o marido seduzindo.
Não a como negar que a trama apresenta um verdadeiro pega ratão perto do terceiro ato, onde comprova que tudo que nos assistimos não era exatamente o que acreditávamos, contudo o filme falha com um final previsível para a trama ser facilmente resolvida mas nem por isso o filme perde suas qualidades, ao começar pelo elenco, principalmente Amada Seyfried, jovem atriz que começou a se destacar a partir de Mama mia, se consagrou na série de TV Big Love e com sua saída da série para o cinema tem tudo para arrebentar, pois esse filme é uma pequena amostra do que ela pode nos surpreender com seu talento, aliado é claro com uma fantástica beleza.

Nenhum comentário: