Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cine Curiosidades: A primeira fase da carreira de James Cameron

Na onda de Avatar decidi relembrar aqui um pouco desse cineasta que está dando o que falar com esse projeto que promete mudar o cinema, mas por onde ele começou??
Bom tirando Piranha 2: Assassinas Voadoras que falei anteriormente vamos por onde ele finalmente fez as pases com o sucesso, confiram:

O EXTERMINADOR DO FUTURO (1984)

Sinopse:
ndróide (Arnold Schwarzenegger) vem do futuro com o objetivo de matar a mãe (Linda Hamilton) de um futuro líder guerrilherio humano e assim evitar o seu nascimento. Mas um guerrilheiro do futuro (Michael Biehl) vem também com o objetivo de proteger a mãe e garantir o nascimento da criança.


Shwarzenegger, no papel do robô humanóide, tem seu melhor desempenho. Enredo engenhoso e boas interpretações, sob a direção cheia de truques executados por quem entende do gênero. Primeiro grande sucesso da carreira de James Cameron.

Curiosidades:
Originalmente, o papel do Exterminador seria de Lance Henriksen, cabendo a Arnold Schwarzenegger o papel do guerrilheiro que volta ao passado para proteger Sarah Connor. Entretanto, após ler o script, Schwarzenegger pediu que ficasse com o Exerminador e teve seu desejo atendido;
As falas de Schwarzenegger no filme somam 17 sentenças;


ALIENS: O RESGATE (1986)

sinopse:
Depois de um sono de cinqüenta e sete anos, a única sobrevivente (Sigourney Weaver) de uma tragédia espacial descobre que o local onde tudo ocorreu com sua nave foi colonizado e, apesar das pressões, ela decide retornar para salvar as setenta famílias lá existentes.


Continuação de Alien: O 8º Passageiro (79). Também estrelado por Weaver (num papel que é variante feminina do Rambo). Otimos efeitos visuais e sonoros (vencedores do Oscar) e com uma inesquecivel sequencia final    

Curiosidades:
Um dos sets utilizados em Aliens, O Resgate permaneceu intacto após o término das filmagens, tendo sido utilizado também no filme Batman (1989), onde aparece como um dos cenários da Axis Chemicals;

A filha de Ripley foi interpretada por Elizabeth Inglis, mãe de Sigourney Weaver. Entretanto esta cena não consta no filme, sendo retirada em sua edição final


O SEGREDO DO ABISMO (1989)  

sinopse:
Uma equipe de uma platorma civil de exploração de petróleo se vê repentinamente com a missão de tentar resgatar o USS Montana, um submarino nuclear que afundou misteriosamente com 156 tripulantes e, após o ocorrido, não houve mais contato. A plataforma é usada para a "Operação Salvo", a operação de resgate que visa resgatar a tripulação do Montana, pois apesar de saberem onde está o submarino um furacão se aproxima e, assim, a Marinha não terá tempo hábil de chegar ao local. Com isso, a equipe da plataforma se torna a melhor opção para realizar o salvamento, ficando acertado que o tenente Coffey (Michael Biehn) supervisionará as operações. Entretanto, Bud Brigman (Ed Harris), um mergulhador que chefia a plataforma, diz à operação que acaba de pressentir que sua equipe corre perigo, mas Brigman não poderia imaginar que iria se deparar com algo totalmente surpreendente.


Inpressionante pelos efeitos visuais que levaram um Oscar (a Fox criou uma parafernalia de equipamentos submarinos, o elenco suportou desde dores de ouvido até pele queimada por cloro, queda de cabelos e etc..).Se for para simplificar o filme, é uma verdadeira Odisseia no espaço mas em baixo dagua e com um final que na versão original do diretor da tudo haver que servia de alerta para cuidar do nosso planeta.      
curiosidades:
Ainda antes do início das filmagens de O Segredo do Abismo, o diretor James Cameron entrou em contato com o escritor Orson Scott Card sobre a possibilidade de produzir um livro sobre a história do filme que iria realizar. Ao saber da proposta através de seu agente Card inicialmente a descartou, dizendo que não fazia "novelizações" de filmes. O escritor mudou de idéia após saber que o pedido havia sido feito por Cameron, mas exigiu do diretor que tivesse liberdade para desenvolver a "novelização" da maneira como achasse melhor. Após um encontro com Cameron, Card escreveu três capítulos que apresentavam os personagens Bud e Lindsay Brigman em um período anterior ao que é mostrado no filme. Após receber tais capítulos, James Cameron os entregou aos atores Ed Harris e Mary Elizabeth Mastrantonio, no intuito de ajudá-los na composição de seus personagens.
A versão original de O Segredo do Abismo a ser exibida nos cinemas foi forçada a retirar do início do filme, ainda antes do surgimento dos créditos, a frase de Nietzsche que dizia "...when you look long into an abyss, the abyss also looks into you" (traduzindo, "quando você olha por muito tempo dentro do abismo, o abismo também olha dentro de você"). O motivo por tal retirada foi que esta mesma frase fora utilizada em Inocente ou Culpado (1988), sendo que Cameron queria evitar as acusações de imitação em seu filme. Entretanto, tal frase foi incluída na versão do diretor, lançada anos depois.

 Em 1992 foi lançada uma versão alternativa chamada O Segredo do Abismo - Versão do Diretor, que continha 28 minutos de material extra em relação à versão original do filme.

Amanhã tem falando da segunda (e melhor ainda) fase da carreira desse cineasta.

Nenhum comentário: