Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2009

Cine Dicas: Estreias no final de semana

Chegamos mais um final de semana com estreias para todos os gostos novamente. Depois de um final de semana esmagador com Watchmem e Em Busca de Um Milionário os projetores não perdem tempo e exibem mais grandes filmes pintando na capital, confiram.


Appaloosa

Depois de algumas semanas de pre-estreias, o western Appaloosa finalmente ganha sessões regulares nos cinemas. Segundo filme do consagrado ator Ed Harris (antes ele havia feito Pollock sobre o pintor norte americano), Appaloosa engrossa a fila de produções recentes que vêm homenageando o gênero faroeste.
São filmes como O Assassinato De Jesse James, A Procura de Vingança ou Os Indomaveis, com estrelas como Brad Pitt e Russel Crowe. Apesar de contemporaneidade, todos estes titulos lembram tramas clássicas com direito a duelos, emboscadas, xerifes, cavalos e outros elementos bem masculinos. O elenco também reune algumas das melhores caras do cinemão Hollywoodiano.

O titulo do filme, Appaloosa, remete a uma cidadezinhado interior do Novo México lá pelos idos de 1880. O lugarejo é dominado por um bandidão chamado Randall Bragg (Jeremy Irons), que aterroriza a todos. Os cidadãos, em desespero, contratam dois pistoleiros veteranos da Guerra de Secessão para combate-lo: o xerife Virgil Cole ( Ed Harris) e seu assistente Everett Hitch (Vigo Mortensen). O conflito central do filme dá entre Bragg e Cole mas o diferencial de Appaloosa é o destaque dado a um personagem feminino, vivido por Renée Zellweger. No papel de Allison, ela chega zonha a cidade e vai viver com Virgil Cole, com quem firma um compromisso de casamento. Aos poucos, ela se envolve com o parceiro do futuro marido e não demora para que espiche o olho sobre o handido Randall Brag.
Além do embate entre o trio soberbo de atores masculinos, o grande achado de Appaloosa é justamente a importancia que dá a personagem feminina no velho oeste. Aos poucos ela desestabiliza o trio masculino, mas o interessante é que o xerife Cole um eximio atirador não age como um maxho tradicional e até tenta entender a mulher e seu modo de agir.



Entre os muros da escola

Em sala de aula, um professor tentnado conter alunos indisciplinados. O tema levou a Palma de Ouro no Festival de Cannes no ano passado. A historia é baseada no cotidiano de um professor, François Bégaudeau, que escreveu um livro com o mesmo titulo e também protagoniza o filme.

No livro ele conta suas experiencias como professor de lingua francesa para os adolecentes. No filme, quase um documentário, os alunos são convidados a escrever e a falar sobre as suas vidas. O resultado vai além do cotidianodos alunos de uma escola do subúrbio de Paris, já que traça um retrato da atual sociedade francesa. O melhor deles, por exemplo, enfrenta dificuldades nos estudos porque sua mãe é imigrante chinesa ilegal e corre o risco de ser deportada.
Lançado na França em setembro do ano passado, Entre os Muros da Escola já fez 1,5 milhões de espectadores. Para a esolha do elenco o diretor Laurent Cantet selecionou alunos de uma escola no 20º distrito de Paris. Os pais dos estudantes são os mesmos da vida real.



Jogo Entre ladrões

Os atores Morgan Freman e Antonio Banderas estão juntos no policial Jogo Entre Ladrões, dirigido por Mimi leder, que fez alguns filmes de ação nos anos de 1990 ( como o Pacificador) e vinha dedicando-se mais as séries de televisão. No titulo de agora Jack Monahan (Bandeiras) é um criminoso relativamente novato que está passando por uma maré de falta de sorte.
Sua vida muda quando conhece Keith Ripley (Freeman), experiente ladrão que o chama para participar do arriscado roubo de uma das joias mais valiosas da atualidade, guardada a sete chaves em uma joalheria russa.
Apesar de qualquer erro ser fatal, Rpley tem a policia no seu pé, está será a chance que o bandido ganha de quitar uma divida que com a mafia russa e evitar a propia morte. Como tudo filme de ação que se preze, Ripley vai enfrentar algumas dificuldades nesta empreitada, já que o veterano Monahan não é exatamente uma pessoa confiavel.

Nenhum comentário: