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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 15 de agosto de 2017

Cine Dica: Curso Filmes e Sonhos

Curso

Apresentação

1895 foi um ano de convergências. Na noite do dia 23 para 24 de julho de 1895, Sigmund Freud teve seu sonho mais importante. A primeira projeção de cinema ocorreu em 25 de dezembro do mesmo ano. Teria Freud ido às primeiras projeções dos irmãos Lumière na cidade de Viena, em abril de 1896?


Desde seu início o cinema incluiu a linguagem onírica em suas narrativas. Ainda nos anos ’20 do século passado, quando o livro “A Interpretação dos Sonhos” popularizou-se pela Europa e pelo mundo, artistas e cineastas procuravam Freud, agradecidos pela influência do primeiro psicanalista em suas produções artísticas. Alguns tentaram, sem sucesso, a supervisão do gênio da alma humana para a produção de roteiros, influenciados por suas obras.


Com muito esforço e insistência, discípulos do pai da Psicanálise o convenceram a aceitar que os mesmos supervisionassem a construção de um roteiro de um importante cineasta do expressionismo alemão. Do cinema clássico ao contemporâneo, muitos filmes foram diretamente influenciados pelo pensamento psicanalítico.


Méliès, Pabst, Buñel/Dalí, Hitchcock, Bergman, Pasolini, Fellini e Kurosawa são exemplos de alguns diretores que utilizaram a psicanálise em cenas oníricas de seus roteiros. No Oscar de 2017, um dos filmes concorrentes ao prêmio máximo apresentava um sonho quase idêntico ao usado por Freud em seu livro mais famoso.


Público Alvo
Pessoas interessadas em Psicanálise, nos Sonhos e Cinema.
Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional para participar desta atividade.


Objetivos

O Curso Filmes e Sonhos: A Psicanálise no Cinema, ministrado por Leonardo Della Pasqua vai apresentar o desenvolvimento da teoria da interpretação dos sonhos na Psicanálise, relacionando os sonhos ao modo como são representados pelo Cinema, baseando as possibilidades de interpretação dos mesmos, utilizando os exemplos fílmicos para ilustrar os tipos de sonhos e modalidades de interpretação.


Conteúdo programático

Aula 1
- O cinema mudo:
1. O primeiro filme a utilizar sonhos em seu roteiro
2. A presença dos sonhos no cinema mudo
3. Os filmes oníricos do cinema mudo
- Georges Méliès e a intuição do inconsciente freudiano
- Georg Wilhelm Pabst e “Os mistérios da alma”
- Luis Buñuel, Salvador Dalì e o surrealismo onírico
- Sonhos no cinema clássico
- Hitchcock e a plasticidade do sonho
- Ingmar Bergman e o simbolismo onírico
- O livro dos sonhos de Federico Fellini
- A interpretação dos sonhos na obra de Pier Paolo Pasolini


Aula 2
- Sonhos no cinema moderno
- Os sonhos psicanalíticos na ótica de Woody Allen
- Sonhos de Kurosawa e a cena primária
- Exemplos de narrativa onírica em Pedro Almodóvar
- David Lynch e o moderno cinema onírico
- Anthony Hopkins e o sonho dentro do sonho
- Sonhos no cinema contemporâneo
- Michel Gondry e o cinema onírico
- Denis Villeneuve e a dimensão onírica dos roteiros
- Kenneth Lonergan e a atualidade de Freud


Ministrante: Leonardo Della Pasqua
Psicanalista. Psicólogo. Formado em psicanálise na escola Lo Spazio Psicoanalitico di Roma, Itália. Sócio-fundador do Laboratório Psicoanalitico Tiburtino, em Roma, na Itália, onde coordenou o evento “Cinema e Terceira Idade” por um período de três anos. Presidente da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (Biênio 2011-2013), onde coordenou as atividades “Cinema e psicologia” e “Diálogos entre o direito e a psicologia”. Ministra a disciplina Teoria e Técnica Psicanalítica III no curso de formação em psicanálise do Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul. Coordenador do curso “A interpretação dos sonhos na psicanálise: um laboratório onírico didático”, com diversas edições no Rio Grande do Sul.


Curso
Filmes & Sonhos: A Psicanálise no Cinema
de Leonardo Della Pasqua

Datas: 16 e 17 de Setembro (sábado e domingo)

Horário: 14h às 17h

Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local: Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento: R$ 85,00
* Desconto para pagamento por depósito bancário:
a) R$ 70,00 (primeiras 10 inscrições)
b) R$ 80,00 (demais inscrições)

Formas de pagamento: Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito (PagSeguro)

Material: Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714

Realização
Cine UM Produtora Cultural

Patrocínio
Editora Intrínseca
Back in Black
B&B Games

Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
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Cine UM
Produtora Cultural

Cine Dica: Cineclube Academia das Musas apresenta A Vingança de Uma Mulher

OBRA-PRIMA DE DIRETORA PORTUGUESA É ATRAÇÃO DO CINECLUBE ACADEMIA DAS MUSAS, SESSÃO MARCA O LANÇAMENTO DA 1ª EDIÇÃO DA REVISTA VIRTUAL DO CINECLUBE

Na terça-feira, 15 de agosto, às 20h, acontece na Cinemateca Capitólio Petrobras a sessão especial de lançamento da 1ª edição da Revista Digital do Cineclube Academia das Musas, seguida da exibição do filme A Vingança de Uma Mulher (2012) da cineasta portuguesa Rita Azevedo Gomes. O filme é inédito em Porto Alegre, com raras exibições em festivais brasileiros. O valor do ingresso é R$ 5,00. Após a sessão, debate com integrantes do cineclube.
 
A Vingança de uma Mulher, Rita Azevedo Gomes (2012)
100min. / Portugal
Exibição em DCP (português com legenda em inglês)
+ Lançamento da 1a edição da Revista Digital Cineclube Academia das Musas


A VINGANÇA DE UMA MULHER

A Vingança de uma Mulher conta a história do encontro entre o “bon vivant” Roberto (Fernando Rodrigues) e uma cortesã (Rita Durão). O que prometia ser uma noite amor, torna-se uma noite de excitantes revelações sobre o passado dessa mulher misteriosa. A Vingança de uma Mulher, de 2012, é uma adaptação livre de um dos mais famosos contos do francês Barbey d’Aurevilly (1808 – 1889), publicada na obra “Les Diaboliques” em 1874, e rendeu a atriz Rita Durão diversos prêmios pela sua marcante atuação como cortesã amargurada. Também foram premiados a cenografia e o figurino que restituem não apenas a época, mas os espetáculos cênicos do século XIX. O filme, além de ser um sucesso de crítica, foi o responsável por lançar definitivamente a cineasta no circuito do cinema internacional.





RITA AZEVEDO GOMES



Rita Azevedo Gomes lançou seu primeiro longa-metragem, O Som da Terra a Tremer, em 1990 e, após um recesso de dez anos, voltou a produzir a partir do início dos anos 2000. Seu lançamento mais recente, Correspondências (2016), documentário sobre a troca de cartas durante o exílio entre os poetas Sophie de Mello Breyner e Jorge de Sena, foi indicado ao Leopardo de Ouro do Festival de Locarno do ano passado e premiado em festivais de cinema portugueses. A diretora também fez parte da equipe técnica de vários filmes de diretores renomados como Manoel de Oliveira e Werner Schroeter, dedicou-se ao teatro e a ópera portuguesa, até trabalhar com o crítico e pesquisador de cinema João Bénard da Costa na Cinemateca de Lisboa, onde até hoje atua como programadora e responsável por algumas das maravilhosas publicações da instituição. A obra fílmica de Rita Azevedo Gomes, de acesso raro, ainda é pouco conhecida mesmo nos ambientes de pesquisa do cinema português, possui relação estreita com a literatura e a pintura, e sobretudo com o melhor da cinematografia portuguesa.





CINECLUBE ACADEMIA DAS MUSAS



O Cineclube Academia das Musas reúne-se desde janeiro de 2016 com o objetivo de pesquisar e difundir a cinematografia de diretoras mulheres. Até hoje foram cerca de 40 filmes estudados, de todas as épocas e lugares do mundo. Como resultado da pesquisa de 2016, foi produzida uma publicação com textos de integrantes do grupo, sobre parte das cineastas investigadas no projeto, como pioneiras do cinema americano, cineastas africanas, Agnès Varda, Claire Denis, entre outras. A Revista Digital do cineclube terá distribuição gratuita e será lançada na sessão comemorativa do dia 15 de agosto, antes da exibição do filme A Vingança de uma Mulher.






Ficha técnica da Revista Academia das Musas:

Editoração: Juliana Costa e Helena Lukianski

Revisão de textos: Daniela Strack, Helena Lukianski, Luciana Tubello Caldas e Tânia Cardoso.

Arte Gráfica e diagramação: Caroline Motta

Logotipo Academia das Musas: Eric Pedott

Integrantes colaboradores: Bruna Giuliatti, Bruno Carboni, Camila Cardoso, Carla Oliveira, Daniel Strack, Daniela Strack, Eric Pedott, Francielle Beria, Helena Lukianski, Isabel Waquil, Juliana Costa, Leandro Hard, Leonardo Bomfim, Luciana Tubello, Marcela Bordin, Tânia Cardoso.

Agradecimentos: Às equipes da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia/SMC/Prefpoa e Sala Redenção - Cinema Universitário, Marcus Mello, Beti Tomasi, Leonardo Bomfim, Fernando e Andres Costa, Tânia Cardoso de Cardoso, Edgar Heldwein e Vitor Cunha.



SERVIÇO:

Sessão "A Vingança de uma Mulher" (Rita Azevedo Gomes, 2012, 100 minutos, Portugal) e Lançamento da 1a edição da Revista Academia das Musas

Data: 15 de agosto de 2017

Horário: 20h

Local: Cinemateca Capitólio Petrobras

Projeção: Exibição em DCP (português com legenda em inglês)

Ingresso: R$ 5,00

Realização: Cineclube Academia das Musas em parceria com a Coordenação de Cinema e Vídeo da Prefeitura de Porto Alegre

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Cine Especial: Filmes e Sonhos: Parte 1



Nos dias 16 e 17 de setembro eu estarei na Cinemateca Capitólio de Porto Alegre, participando do curso Cinema e Sonhos, criado pelo Cine Um e ministrado pelo Psicanalista Leonardo Della Pasqua. Enquanto os dias da atividade não chegam, estejam por aqui comigo, para mergulhar nos melhores exemplos cinematográficos e que tentam retratar um pouco esse nosso universo do sonhar.

George Méliès; o criador dos sonhos
Embora os irmãos lumiere tenham inventado o cinema (na época chamado de cinematográfico), foi pelas mãos do mágico George Méliès, o grande responsável por inserir vida a essa arte. Criador de inúmeros efeitos para os seus números de ilusionismo na França, Méliès usou todos os seus conhecimentos para elaboração de efeitos visuais e inseri-los em suas obras cinematográficas. Na maioria das tramas, os filmes pertencem ao gênero fantástico, que vão desde a viagem para o espaço, no centro da terra, descobrimentos de catacumbas e tudo aquilo que antes então só era lido em livros de ficção.
Visto hoje, os curtas ainda impressionam, não muito pelas histórias em si, mas sim pela sua criatividade visual. Méliès dizia que o cinema era uma fábrica de sonhos e talvez ele estivesse certo. Quando assistimos aos seus curtas atualmente, sentimos que eles nos passam uma aura fantástica, da qual nos vem à mente os nossos sonhos mais surrealistas. Muito de sua obra se perdeu com o tempo, mas felizmente, muitas de suas obras foram recuperadas e restauradas. Confira abaixo algumas de suas obras primas:

A Tentação de Santo Antônio (1898)
 
Viagem à Lua (1902)

A Coroação do Rei Eduardo (1902)

Le Diable Noir (1905)

As Quatrocentas Farsas do Diabo (1906)

 
Mais informações sobre o curso vocês cliquem aqui.  
     

     
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