Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Cine Especial:MARIO BAVA:Maestro do Macabro:Parte 3




Nos dias 10 e 11 de Outubro,  eu estarei no Cine Capitólio,  participando do curso Mario Bava: Maestro do Macabro, criado pelo Cine Um e ministrado pelo doutor em Literatura Inglesa pela Universidade de São Paulo, com especialização em romance gótico, Fernando Brito. Enquanto atividade não chega, irei falar dos principais filmes desse diretor que foi fonte de influência para inúmeros outros diretores como Francis Ford Coppola e Tim Burton. 
 

Seis Mulheres para um assassino (1964)

Sinopse: Isabella, uma jovem modelo, é assassinada por uma misteriosa figura mascarada numa Casa de Moda, pertencente a Condessa Cristiana. Quando o namorado de Isabela se torna suspeito do assassinato, o diário da vítima, contendo informações que relacionem a jovem ao assassino, desaparece. O mascarado passa então a matar todas as modelos da casa para encontrar o diário.

Esse é considerado o primeiro filme Giallo da história, subgênero do Terror que teve seu auge nas décadas de 1970 e 1980. Além de inaugurar um gênero, o filme influenciou uma gama de cineastas, que vai de Dario Argento a Pedro Almodovar, passando por Martin Scorsese e Tarantino, só para citar alguns poucos. Na verdade, o filme criou as bases do cinema de terror que seria explorado nas décadas seguintes por Hollywood; o assassino em série, o sadismo, a perseguição de jovens, os assassinatos bizarros e muitos dos posteriores clichês do cinema de terror foram inaugurados por Bava neste filme e disseminados em Hollywood através dos chamados Slashers.
Em termos técnicos, vale destacar o trabalho de Bava com as cores: Uma mistura inebriante de cores fortes que produz uma atmosfera perfeita aos propósitos do filme, tornando-o atraente também por sua estética.



 O Chicote e o Corpo (1963)
 
Sinopse: No século XIX, um nobre sádico aterroriza os membros de sua família. Ele é encontrado morto, mas seu fantasma retorna para assombrar os residentes de seu castelo.

Como no segmento de As Três Máscaras do Terror ou posteriormente no clássico Mata, Bebê, Mata!, Bava mais uma vez faz juz ao apelido de maestro, e dá início a uma experiência realmente assustadora, uma pintura macabra e terrível em movimento, com closes do rosto diabólico de Kurt (christopher Lee soberbo) surgindo da penumbra, filmado com uma saturação de cores vermelhas e azuis jogadas sobre ele, ou apenas a sua mão destacando-se em primeiro plano vinda da escuridão, junto de todo o misé-en-scene habitual do gênero, com seus gemidos fantasmagóricos, trilha sonora pesada e fúnebre, passos no corredor, marcas de pegadas misteriosas, cortinas esvoaçantes sob o uivo do vento, sussurros na escuridão e o interessantíssimo uso dos efeitos sonoros do chicote apavorando a atormentada e libidinosa Nevenka, que vai sendo aos poucos, conduzidas às raias da loucura.
 

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Dica: DRAMA CHINÊS E ADAPTAÇÃO DE PEÇA DO GRUPO OS SATYROS NA SALA P. F. GASTAL

A partir de terça-feira, 6 de outubro, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) exibe duas novas estreias, o drama chinês Rua Secreta, da cineasta Vivian Qu, e Hipóteses para o Amor e a Verdade, de Rodolfo García Vázquez, inspirado na peça teatral homônima do grupo Os Satyros. Com exibição em blu-ray, o valor do ingresso é R$ 8,00.


RUA SECRETA

(China, 2013, 93 minutos)
Shuiyin jie
Direção: Vivian Qu
Distribuição: Supo Mungam Films
Classificação: 10 anos
Um jovem estagiário de uma empresa de engenharia trabalha fazendo mapeamento digital das ruas da cidade. Certo dia, ele conhece uma bela e misteriosa moça num beco isolado, este encontro mudará sua vida para sempre.
Figura ativa na comunidade do cinema independente chinês, Vivian Qu produziu filmes premiados como NIGHT TRAIN (2007 – Un Certain Regard, Cannes), KNITTING (2008 – Quinzena dos Realizadores), LONGING FOR THE RAIN (2013 – Rotterdam) e CARVÃO NEGRO (2014 – Urso de Ouro em Berlim). RUA SECRETA (2013 – Semana da Crítica de Veneza) é seu primeiro longa-metragem como diretora.
HIPÓTESES PARA O AMOR E A VERDADE
(Brasil, 2013, 85 minutos)
Direção: Rodolfo García Vázquez
Distribuição: SPCINE
Classificação: 18 anos
Hipóteses para o Amor e a Verdade é um longa-metragem de ficção, de 85 minutos, a partir da adaptação da peça teatral homônima, encenada pelo grupo teatral Os Satyros. O filme partiu de uma pesquisa com moradores da região Central da cidade: residentes, prostitutas, traficantes, empresários, transexuais, michês, atores, músicos – enfim, toda a sorte de frequentadores da região da Praça Roosevelt, a companhia ouviu depoimentos de mais de duzentas pessoas sobre como se vive e como se sobrevive na metrópole para construir a trajetória de onze personagens que se cruzam durante uma noite em São Paulo. Acima de tudo o filme é uma declaração de amor a São Paulo em todas as suas contradições e anacronismos, sendo uma alegoria da metrópole. A região central da cidade abriga os diversos caminhos da vida contemporânea, a partir de histórias recolhidas nas ruas de São Paulo e retrabalhadas para atingir outros públicos e outras regiões a partir do audiovisual. 
Elenco (ordem de aparição):Luiza Gottschalk, Nany People, Tiago Leal, Tadeu Ibarra, Gustavo Ferreira, Paulinho Faria, Esther Antunes, Phedra D. Córdoba, Ivam Cabral, Cléo de Páris, Fabio Penna, Robson  Catalunha, Ricardo Pettine e Nina Gottschalk

GRADE DE HORÁRIOS
6 a 11 de outubro de 2015

6 de outubro (terça)

15:00 – Rua Secreta
17:00 – Hipóteses para o Amor e a Verdade
19:00 – Rua Secreta

7 de outubro (quarta)

15:00 – Rua Secreta
17:00 – Hipóteses para o Amor e a Verdade
19:00 – Rua Secreta

8 de outubro (quinta)

15:00 – Rua Secreta
17:00 – Hipóteses para o Amor e a Verdade
19:00 – Rua Secreta

9 de outubro (sexta)

15:00 – Rua Secreta
17:00 – Hipóteses para o Amor e a Verdade
20:00 – Projeto Raros (Todas as Cores da Escuridão, de Sergio Martino)

10 de outubro (sábado)

15:00 – Rua Secreta
17:00 – Hipóteses para o Amor e a Verdade
19:00 – Rua Secreta

11 de outubro (domingo)

15:00 – Rua Secreta
17:00 – Hipóteses para o Amor e a Verdade
19:00 – Rua Secreta
 
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: HOTEL TRANSILVÂNIA 2



Sinopse: A vampira Mavis (Selena Gomez) e o humano Jonathan (Andy Samberg) se casaram e continuaram morando no Hotel Transilvânia, já que Drácula (Adam Sandler) ofereceu um emprego ao genro. Ele na verdade quer que sua filha permaneça ao seu lado, especialmente quando ela revela estar grávida. Eufórico com a notícia, Drácula torce para que seu neto seja um vampiro de verdade e busca, a todo instante, indícios de que isto acontecerá. Entretanto, o pequeno Dennis (Asher Blinkoff) está prestes a completar cinco anos e, ao menos por enquanto, tudo indica que ele é um humano normal.


O primeiro Hotel Transilvânia não tinha nenhum pingo de originalidade, mas acertava em cheio num humor delicioso e bem cartunesco. Em tempos em que os filmes de animação sempre buscam agradar os dois públicos (adulto e infantil) o filme original não tinha nenhuma carga pretensiosa em agradar os dois mundos, mas no que foi apresentado foi o suficiente para agradar a todos. Agora nessa sequência, a trama perde o frescor do primeiro, mas se mantém nos trilhos com relação ao que funcionou, o que torna esse retorno ao hotel de Drácula não algo dispensável, mas sim muito divertido para ser apreciado.
Após ver a sua filha Mavis se casar com Jonathan, Drácula concentra todo o seu lado paternal agora no seu neto Dennis que acabou de nascer. Porém, Dennis não demonstra sinais de que será um vampiro que nem o avô, o que faz esse último usar todos os recursos que estão disponíveis para fazê-lo se tornar um. É ai que as atrapalhadas começam a surgir a todo o momento, rendendo inúmeros momentos de humor do começo ao fim.
Se no original as piadas com relação ao mundo de hoje eram até contidas, aqui a todo o momento elas são disparadas, não somente para rir, mas também para fazer uma caprichada crítica. Para começar, Drácula se atrapalha todo perante aos costumes dos humanos, como no caso deles usarem celulares e serem viciados em selfie todo momento. Como se já não bastasse, a internet em si deixa o protagonista em situação apertada, rendendo um momento constrangedor e divertido.
Como eu disse acima, o filme não polpa em fazer piada com o mundo de hoje, principalmente ele sendo tomado pela onda politicamente correta que se espalha hoje em dia: a sequência em que Drácula leva o seu neto para um acampamento de jovens vampiros, aonde tudo é bastante protegido para as crianças não se machucarem sintetiza muito bem isso. É aqui, aliás, que as melhores piadas acontecem e, portanto não se surpreenda se passar mal de tanto rir durante a sessão.
Infelizmente o ritmo positivo do decorrer do filme se perde quando chegamos ao ato final. Isso tudo porque, surge do nada, um vilão dispensável, sendo que ele está ali unicamente para gerar conflito, momentos de pancadaria desnecessária e que não combinam com a proposta do filme. Uma pena, pois no ato final surge Vlad, o pai de Drácula e ele protagonista uma das grandes piadas da trama, onde tira maior sarro do clássico Drácula de Brans Toker de Coppola. 
Apesar desse deslize, Hotel Transilvânia 2 é um divertido filme família, do qual você lamenta dele ser tão curto, pois desejamos continuar naquele divertido hotel fantasmagórico. Que venha então Hotel Transilvânia 3.

Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Dicas: Estreias do final de semana (01/10/15)



A Possessão do Mal


Sinopse: Michael King não acredita nem em Deus nem no Diabo. Depois de perder sua esposa, Michael decide fazer um experimento com ele mesmo e registrar tudo em vídeo. A sua intenção é comprovar que não existe espiritualismo e religião, mas quando menos espera uma força maligna toma conta dele.




La Sapienza


Sinopse:Alexandre Schmid (Fabrizio Rongione) é um brilhante arquiteto que, atormentado pela sua falta de inspiração, resolve embarcar em uma viagem de renovação, através dos estudos da arquitetura do lendário Francesco Borromini. Sua esposa, Aliénor (Christelle Prot), decide acompanhá-lo, e quando os dois encontram o casal de irmãos Goffredo (Ludovico Succio) e Lavinia (Arianna Nastro), os quatro começam a viver uma série de experiências que irão mudar suas vidas.

  

O Clube


Sinopse: Um grupo eclético de sacerdotes convive com Mónica, uma freira, em uma casa na costa chilena. Quando não estão orando e expiando seus pecados, eles treinam seu cachorro para a próxima corrida. O que será que os levou até ali, praticamente no meio do nada, onde o vento sopra forte frequentemente? Quando um novo sacerdote muda-se para lá, um homem começa a lhe fazer fortes acusações. Sua voz aumenta mais e mais até que um tiro soa. O padre evita as acusações dizendo ser suicídio. A igreja envia um investigador, mas será que ele realmente tem a intenção de descobrir a verdade ou apenas garantir que a aparência santa seja mantida?

 

O Preço da Fama


Sinopse: 1977, perto do Lago de Genebra, na Suíça. Eddy Ricaart (Benoît Poelvoorde) acaba de sair da prisão e recebe a ajuda de um velho amigo, Osman Bricha (Roschdy Zem), cuja vida foi salva por ele no passado. Eddy fica alojado em um trailer, localizado no quintal da casa em que vivem Osman e sua filha pequena, Samira (Séli Gmach). Percebendo que o amigo enfrenta dificuldades financeiras, devido à doença que impede que sua esposa Noor (Nadine Labaki) deixe o hospital, Eddy lhe propõe um plano ousado: sequestrar o corpo de Charles Chaplin, que morrera recentemente, e exigir um alto resgate. Inicialmente Osman recusa a proposta, mas diante do agravamento de seus problemas acaba embarcando na ideia.




Perdido em Marte


Sinopse: Durante uma missão a Marte, o astronauta Mark Watney (Matt Damon) é dado como morto após uma feroz tempestade e é deixado para trás por sua tripulação. Mas Watney sobrevive e encontra-se sem recursos e sozinho no planeta hostil. Apenas com suprimentos escassos, Watney deve contar com a sua criatividade, engenho e espírito para subsistir e encontrar uma maneira de sinalizar à Terra que está vivo. A milhões de quilômetros de distância, a NASA e uma equipe de cientistas internacionais trabalham incansavelmente para trazer ""o marciano"" de volta enquanto seus colegas de tripulação simultaneamente traçam uma ousada, se não impossível, missão de resgate. Conforme essas histórias de incrível bravura se desdobram, o mundo se une para torcer pelo retorno seguro de Watney.

 

Vai que Cola - O Filme


Sinopse: Valdomiro Lacerda é um tipo metido a malandro, que perdeu todo seu dinheiro ao ser envolvido em uma falcatrua da empresa da qual era sócio. Para fugir da polícia, Valdo se muda para pensão de Dona Jô, no subúrbio do Rio de Janeiro, onde passa os dias reclamando da nova realidade e sonhando com um retorno apoteótico à antiga vida de luxo. Quando um ex-sócio o procura com um plano para recuperar sua cobertura de frente para o mar, Valdo acha que suas preces foram atendidas... Só que Valdo não contava que a ida inesperada e imprevista de toda a turma da pensão - além de Dona Jô, Ferdinando (Marcus Majella), Terezinha, Jéssica, Máicol, Velna e Wilson - fosse pôr em risco seu plano. Prepare-se: a turma do subúrbio carioca vai levar muita confusão para o bairro mais caro do Brasil.

Me sigam no Facebook, twitter e Google+