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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 9 de julho de 2009

Cine Clássicos: Faça a Coisa Certa

Vinte anos depois filme de Spike Lee ainda surpreende por escancarar o preconceito que existe em todas as raças.
Sinopse: Sal (Danny Aiello), um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn, (lá também há um armazém cujos donos são coreanos). Com predominância de negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Sal é um cara boa praça, que comanda a pizzaria juntamente com Vito (Richard Edson) e Pino (John Turturro), seus filhos, além de ser ajudado por Mookie (Spike Lee), um funcionário. Sal cultua decorar seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin' Out (Giancarlo Esposito), o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e se desentende com Sal por não existirem negros na "Parede da Fama" dele. Sal retruca dizendo que esta parede é só para ítalo-americanos e se Buggin' Out quer ver fotos dos "irmãos" que abra sua própria pizzaria. Notando que não vê nenhum italiano para proteger Sal, Buggin passa o resto do dia tentando organizar um boicote contra a pizzaria. Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que vai gerar vários problemas. Um desentendimento com Mookie o leva a enfrentar uma série de mal-entendidos, que resultam em pancadaria. A polícia chega ao local e acaba matando um dos fregueses, transformando a confusão em tragédia.
Baseado em fatos reais, tem narrativa tradicional, mas faz extraordinário uso da fotografia (com cenários com cores quentes) e da trilha sonora. Com uma metralhadora giratoria tambem critica o lado negro e não ofereçe conclusões, deixando por conta do espectador.
Curiosidades:
Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas seguintes categorias: Melhor Ator Coadjuvante (Danny Aiello) e Melhor Roteiro Original.
De acordo com a atriz Rosie Perez, sua face não é mostrada em sua cena de nudez porque ela estava chorando, por se sentir explorada. Porém, após Faça a Coisa Certa, ela decidiu por não mais se importar com isso e fez cenas de nudez em vários outros filmes.



Cine Dicas: Lançamentos em DVD

Se a pessoa mais atenta que acompanha esse blog deve ter reparado que as vezes quando faço a sessão de lançamentos em DVD falo Cine Curiosidades, mas no principio falava Cine Dicas. Erro meu devo admitir, tentarei me lembrar para não cometer o mesmo erro de novo, apesar que é pouca coisa.
Bom no momento apareceram dois lançamentos em DVD nas locadoras que mereçem nota portanto vamos a eles:

The Spirit

Sinopse: Baseado na série de quadrinhos de Will Eisner, THE SPIRIT - O FILME é uma aventura clássica de ação e romance, adaptada para as telas e dirigida por FRANK MILLER (criador de 300 e SIN CITY dos quadrinhos levados para o cinema). É a história de um ex-investigador novato da polícia que retorna misteriosamente do mundo dos mortos como SPIRIT (Gabriel Macht) para combater o crime nas sombras de Central City. Seu arquiinimigo, o OCTOPUS (Samuel L. Jackson) tem uma missão diferente: aniquilar a amada cidade do Spirit enquanto busca a sua visão pessoal da imortalidade. O Spirit persegue esse assassino frio percorrendo os armazéns soturnos e esgueirando-se por catacumbas úmidas e pelas docas açoitadas pelo vento de Central City... enfrentando ao mesmo tempo um bando de beldades que querem seduzir, amar ou matar nosso cruzado mascarado. Ao seu redor a cada reviravolta estão ELLEN DOLAN (Sarah Paulson), uma garota comum, mas muito inteligente; SILKEN FLOSS (Scarlett Johansson), uma secretária misteriosa, fatal e frígida; PLASTER DE PARIS (Paz Vega), uma assassina dançarina francesa de cabaré; LORELEI (Jaime King), uma sedutora fantasma; e MORGENSTERN (Stana Katic), uma investigadora jovem e sexy.
E há ainda, obviamente, SAND SAREF (Eva Mendes), a ladra internacional de jóias com curvas perigosas. Ela é o amor frustrado da vida do Spirit. Ele a salvará ou ela o matará?

Fracasso de publico e critica esse filme foi um tanto que injustiçado e deveriam terem pego mais leve com ele. O caso que a intenção de Frank Miller era somente prestar homenagem aquele mundo fantasioso que Will Eisner (autor da obra prima Um Contrato Com Deus) empregou aos quadrinhos nos anos 40. O que vemos na tela é uma aventura inocente noir que presta homenagem numa época que o bem e o mau eram bem definidos e ainda consegue um tempinho para prestar homenagem ao expressionismo alemão. Divertido e com um visual impressionante de uma HQ viva, The Spirit talves consiga com o tempo o reconhecimento agora nas locadoras.
Curiosidades:
Assim como Sin City, The Spirit foi todo filmado em estúdio com o fundo verde, tendo os cenarios colocados ao fundo na pós produção.
No inicio do filme Frank Miller apareçe fazendo uma ponta como um policial que perde a cabeça (literalmente).


Rio Congelado

Sinopse: RIO CONGELADO (FROZEN RIVER) é a história de Ray Eddy, uma mãe que vive num trailer numa região do interior do estado de Nova York, e que ajuda imigrantes a passarem ilegalmente do Canadá para os Estados Unidos através de uma Reserva Indígena Mohawk. Normalmente, uma mulher tímida e reservada, Ray começa a facilitar a entrada de imigrantes ilegais como única forma de manter sua família unida depois de seu marido ter sumido com o dinheiro da entrada da casa de seus sonhos. Para conseguir o dinheiro a tempo, Ray se une a uma contrabandista Mohawk, Lila Littlewolf, e as duas começam a correr pelo congelado rio St. Lawrence transportando imigrantes ilegais, chineses e paquistaneses no porta malas do Dodge Spirit de Ray. Por um lado, a sociedade de Ray e Lila parece estar condenada ao fracasso já que Lila normalmente não "trabalha com brancos", mas a ansiedade de Lila para reaver seu bebê que foi "roubado" por sua sogra, faz com que ela e Ray formem uma difícil parceria.

No começo o dinheiro é bom e dá para segurar o gelo. Com a ajuda de Jimmy, um traficante Mohawk, elas fazem várias corridas e logo o dinheiro para a casa de Ray está ao seu alcance. Assim que as coisas começam a dar certo, todo o esquema é ameaçado pela vida familiar de cada mulher que ameaça arruinar seu plano. T.J., o filho de 15 anos de Ray, tenta cuidar da casa e do seu irmão caçula, Ricky, enquanto a mãe está "no trabalho". E Bernie, amigo de Lila tenta encontrar para ela um trabalho correto na Reserva para que ela possa sair do contrabando e reaver seu bebê. Entretanto, Lila, que vive num acampamento, acha que não há uma maneira realista de sustentar o filho sem o contrabando e rejeita a ajuda de Bernie. Finalmente, com o dinheiro que precisam quase todo separado, Ray e Lila embarcam numa corrida final através do rio que, se elas sobreviverem, acertará a vida delas. Mas quando as coisas não dão certo, a polícia de Quebec procura pelas mulheres no gelo e, com os patrulheiros do estado de Nova York do outro lado do rio, as mulheres precisam fazer uma fuga desesperada. Presas na Reserva, o destino de Lila e Ray é deixado nas mãos do Conselho Tribal. Com poucas opções, a parceria de Ray e Lila é testada; elas precisam encarar as conseqüências de seus atos para sobreviverem.

Curiosidades:

Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Atriz (Melissa Leo) e Melhor Roteiro Original. O orçamento de Rio Congelado foi de US$ 1 milhão.


sexta-feira, 3 de julho de 2009

Cine Animação: O Castelo Animado

Outra obra visualmente devastadora de Miyazaki, ainda que um passo aquém de a Viagem de Chihiro.
(Hauru No Ugoku Shiro, 2004). Direção: Hayao Miyazaki. Roteiro: Hayao Miyazaki. Gênero: Animação/Aventura/Fantasia. Origem: Japão» Duração: 119 minutos
Sinopse: Graças a uma maldição, a jovem Sophie transforma-se numa velha senhora. Incapaz de continuar trabalhando na loja de chapéus de sua mãe, ela passa a morar no castelo do notável bruxo Howl e faz amizade com o demônio de fogo Calcifer, que está ligado a Howl por meio de um contrato. Calcifer e Sophie, então, prometem ajudar-se mutuamente - ele quebrará a maldição, e ela o ajudará a fugir do castelo. Entretanto, Howl percebe que Sophie está amaldiçoada e apaixona-se por ela. Adaptação do livro da escritora Diana Wynne Jones.

O Castelo Animado, bem como a maioria dos desenhos feitos pelo Studio Ghibli, é um filme inegavelmente adulto, apenas disfarçado como diversão infantil. É através deste disfarce, inclusive, que Miyazaki lembra ao espectador comum a importância do sonho e da imaginação, porque o próprio Miyazaki, ao que parece, não cessará seus sonhos tão cedo.
Curiosidades:
Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Filme de Animação.
Inicialmente o diretor de O Castelo Animado seria Mamoru Hosoda, mas após o estrondoso sucesso de A Viagem de Chihiro o estudio sabia que deveria ser realmente Hayao Miyazaki para criar esse mundo fantastico.

Cine Curiosidades: Em Cartaz: A Era do Gelo 3

O Diretor brasileiro Carlos Saldanha não erra a mão e alia criatividade com alta tecnologia e cria uma otima aventura para toda a família nestá terceira parte da franquia.

Sinopse: Nesta terceira aventura, Scrat continua tentando agarrar a bolota fujona - e, no meio do caminho, pode encontrar seu grande amor; Manny e Ellie aguardam o nascimento de seu minimamute; Sid, a preguiça, cria a própria família, embora de faz-de-conta, ao desviar alguns ovos de dinossauro; e Diego, o tigre dentes-de-sabre, começa a se perguntar se a convivência com os amigos não o está deixando molenga demais. Numa missão para resgatar o azarado Sid, a turma aventura-se por um misterioso mundo subterrâneo, no qual acabam deparando com dinossauros, lutam contra estranhas plantas assassinas e conhecem Buck, uma agitada doninha de um olho só, caçadora de dinossauros.

A franquia A Era do Gelo chega à sua terceira edição novamente sob a direção do brasileiro Carlos Saldanha e desta vez com uma novidade. O inusitado grupo de mamíferos que tenta sobreviver durante a dramática mudança climática global ganha o reforço do 3-D, grande aposta desde o inicio do ano para fazer as pessoas irem ao cinema e ter uma experiência única e com esse filme novas salas foram abertas nesta semana no RS, somando no total sessenta salas deste formato no território brasileiro.
A ferramenta é bem aproveitada e Saldanha com habilidade, guarda para as cenas climáticas de ação. Essas sequências são muito bem executadas, geralmente envolvendo elementos que amplificam a sensação da tridimensionalidade, como túneis de gelo, resultando em verdadeiros passeios de parque de diversões.
Além desse novo recurso o filme apresenta seu mais novo personagemm: Buck, o caçador de dinossauros. Espécie de Capitão Ahab de Moby Dick, a doninha caolha é obcecada por um réptil colossal e vive completamente sozinha no vale perdido. Esse guia insano - no original dublado pelo Simon Pegg - leva o grupo através dos perigos do mundo jurássico e vem acompanhado não apenas pelas imagens fantasticas e personalidade cativante, mas também de uma assinatura engenhosa de Saldanha. O diretor faz close-ups dramáticos, flashbacks estilizados (como se fossem filmes antigos, em 3-D!) e um carinho especial sem se esqueçer da historia.
São desse caçador as melhores cenas do filme, e por incrivel que pareça supera o personagem de sucesso desde o primeiro filme, o esquilo Scrat. Mas os fãs do obçecado roedor pela bolota fujona ficarão satisfeitos em saber que ele tem ainda mais tempo de tela e desta vez e não vem sozinho...é acompanhado por uma esquilo fêmea, Scratte.
Como sempre na série, o trabalho de dublagem é sempre competente. O novato Buck é dublado por Alexandre Moreno (a voz de Ben Stiller e Adam Sandler no Brasil), que se junta a um dos melhores elencos de dublagem de todas as séries animadas no cinema por aqui. Não se perde nada assistindo A Era do Gelo 3 (Ice Age: Dawn of the Dinossaurs) na versão em português graças a Diogo Vilela (Manny), Márcio Garcia (Diego), Cláudia Jimenez (Ellie) e o excelente Tadeu Mello (Sid).

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Cine Clássicos Contemporâneos: O Anti-herói americano

Sinopse: O balconista de hospital Harvey Pekar (Paul Giamatti) deixa cair no chão alguns arquivos de óbito e encontra a ficha de um homem que trabalhou a vida inteira como balconista em Cleveland ­ um emprego burocrático, exatamente como o dele. Esse episódio, combinado com o fato de ter visto o seu amigo Robert Crumb (James Urbaniak) se tornar uma pequena celebridade em São Francisco como cartunista, o inspiram a criar a sua própria revista em quadrinhos, chamada American Splendor. A revista, publicada em 1976 com grande sucesso, retratava com realismo o cotidiano do próprio Harvey, um amante compulsivo de jazz e livros.

Fabulosa adaptação das historias em quadrinhos do balconista de hospital Harvey Pekar que decidiu de uma noite para o dia colocar seu dia a dia nas historias em quadrinhos. O interessante é que o filme mescla imagens documentais de Harvey Pekar com dramatizações de períodos de sua vida, ou seja, acompanhamos a adaptação e ao mesmo tempo vemos o verdadeiro Pekar falando e atuando em cena.
Uma verdadeira joia que vale a pena ser redescoberta e uma prova que adaptações de quadrinhos para o cinema não se vive apenas dos heróis

Cine Clássicos: Um dia De Fúria

Sinopse: Prendergast (Robert Duvall), um policial em seu último dia de trabalho pois vai se aposentar, arrisca sua vida para tentar deter William Foster (Michael Douglas), um homem emocionalmente perturbado que perdeu seu emprego e vai ao encontro de Beth (Barbara Hershey), sua ex-mulher, e da filha, sem requer reconhecer que o seu casamento já acabou há muito tempo. Em seu caminho, William vai eliminando quem cruza seu destino.
Retrato tenso e envolvente da neurose urbana, com Douglas muito bem como o desiquilibrado e frustado. Mas quem rouba o filme é Duvall, na pele do policial que arrisca a vida. Weld (Era uma vez na America) gorda e envelhecida esta perfeita com a ex miss.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cine Clássicos: Cenas de Um Casamento

Ingmar Bergman foi um génio do cinema. Estando na Suécia foi o suficiente para conquistar o mundo com suas obras primas como O Sétimo Selo e Persona mas o cinema não bastava para ele. Eis que pesquisando os seus filmes para assisti-los me deparei com uma agradavel surpresa em forma de mini-série para a TV. Em 1973 o diretor criou um verdadeiro retrato da degradação de um casal em pleno anos 70 onde ainda existia um certo conservadorismo, mas Ingmar espoe a frágil vida do dia a dia de um casal. Confira a sinopse, video e curiosidades.
Sinopse: Há 10 anos Johan (Erland Josephson) e Marianne (Liv Ullmann) são casados. Ambos aparentam terem sucesso em suas carreiras, sendo ele um médico e ela uma advogada na área de direito familiar. Com as duas filhas, eles levam uma vida confortável. Eles são entrevistados por Palm (Anita Wall), uma repórter de televisão, para uma matéria sobre o que fazem para que o matrimônio deles seja um sucesso. Certo dia um casal muito amigo deles, Katarina (Bibi Andersson) e Peter (Jan Malmsjö), vêm para um jantar. Logo Katarina e Peter demonstram que seu casamento passa por uma série crise. Johan e Marianne tentam acalmar seus convidados, pois Katarina e Peter foram muito amargos um com o outro. Semanas depois, Marianne descobre que está grávida e Johan, ao saber, não demonstra nenhum contentamento. A Sra. Jacobi (Barbro Hiort af Ornäs) procura Marianne, dizendo que após 20 anos de casamento quer se divorciar, por sentir que não há amor no seu matrimônio, o que provocou uma atrofia em suas emoções. Marianne fica perturbada com o relato e, quando vai jantar com Johan, eles não conseguem uma maior aproximação. Nesta noite eles conversam sobre a deterioração de sua vida sexual, mas o que pega Marianne totalmente desprevenida é quando Johan diz estar apaixonado por Paula, que é bem mais jovem que ele, e que pretende viajar logo com sua nova paixão para Paris. Marianne tenta se controlar ao máximo e aparentemente se mostra compreensiva, mas na verdade está inteiramente desesperada.
Premiações
Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, além de ser indicado na categoria de Melhor Atriz - Drama (Liv Ullmann).

Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Atriz (Liv Ullmann).

Curiosidades
Feito para a TV e dividido em 6 episódios: "Inocência e Pânico", "A Arte de Empurrar as Coisas para Baixo do Tapete", "Paula", "O Vale das Lágrimas", "Os Analfabetos" e "No Meio da Noite Numa Casa Escura em Algum Lugar do Mundo".

O diretor Ingmar Bergman deu aos atores e integrantes da equipe técnica a possibilidade de escolherem entre receber um salário por seu trabalho em Cenas de um Casamento ou ganhar uma porcentagem nos lucros do projeto. Liv Ullmann preferiu receber um salário, já que o filme anterior de Bergman, Gritos e Sussurros (1973), fora um fiasco comercial. Já Erland Josephson e outros integrantes da equipe preferiram receber uma porcentagem. Anos depois Liv Ullmann declarou que esta escolha foi uma das que mais se arrepende em sua vida.

A mini-série fez um sucesso estrondoso na TV da Suécia, o que fez com que Ingmar Bergman trocasse o telefone de sua casa devido às constantes ligações de fãs que recebia.

Segundo Ingmar Bergman, após a exibição de Cenas de um Casamento na TV da Suécia houve um aumento substancial no número de divórcios e também na procura por consultores de casamento.

Ficou mais conhecido por sua versão de cinema, que tem 168 minutos.

O roteiro de Ingmar Bergman para a versão de cinema foi usado para a transposição da história para o teatro.

Ingmar Bergman chegou a preparar uma versão com 4 horas de duração, para ser exibida nos cinemas como um filme de duas partes.

Este é o 7º de 12 filmes em que o diretor Ingmar Bergman e a atriz Liv Ullmann trabalharam juntos. Os demais foram Quando Duas Mulheres Pecam (1966), A Hora do Lobo (1968), Vergonha (1968), A Paixão de Ana (1969), Farödokument (1969), Gritos e Sussurros (1972), A Flauta Mágica (1974), Face a Face (1976), O Ovo da Serpente (1977), Sonata de Outono (1978) e Saraband (2003).

Este é o 13º filme em que o diretor Ingmar Bergman e a atriz Bibi Andersson trabalharam juntos. Os demais foram Sorrisos de uma Noite de Amor (1955), O Sétimo Selo (1956), Morangos Silvestres (1957), Bakomfilm Smultronstället (1957), No Limiar da Vida (1958), O Rosto (1958), Rabies (1958), O Olho do Diabo (1960), Para Não Falar de Todas Essas Mulheres (1964), Quando Duas Mulheres Pecam (1966), A Paixão de Ana (1969) e A Hora do Amor (1971).

- Seguido por Saraband (2003).