Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sendo frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já 68 certificados),sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 6 de junho de 2017

Cine Dica: Programação de cinema na Casa de Cultura dos dias 01 a 07 de Junho

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
Além das Palavras

SALA 1 / PAULO AMORIM15h – ALÉM DAS PALAVRAS
 (A Quiet Passion – Inglaterra-Bélgica, 2016, 125min). Direção de Terence Davies, com Cyntia Nixon, Jennifer Ehle, Keith Carradine. CineArte, 12 anos. Drama.
Sinopse: A norte-americana Emily Dickinson (1830-1886) é considerada uma das maiores poetisas de todos os tempos – mas seu talento praticamente não foi reconhecido em vida. O filme acompanha a trajetória da artista desde a juventude, quando abandonou o internato religioso, até a maturidade em família. Emily nunca se casou e nem aceitou as convenções da época, transformando suas repressões e paixões secretas em inspiração para sua obra.

17h15 – AS FALSAS CONFIDÊNCIAS
 (Les Fausses Confidences - França, 2016, 95min). Direção de Luc Bondy, com Isabelle Huppert, Louis Garrel e Yves Jacques. Supo Mungam Filmes, 12 anos. Comedia dramática.
Sinopse: Baseada na comédia farsesca de Pierre de Marivaux (1688-1763), a trama acompanha as tentativas do jovem sedutor Doravante em conquistar a ricaça Araminte, plano que conta com a ajuda de Dubois, empregado da madame. O filme foi rodado na mesma época em que o elenco encenava a peça no Théâtre de l´Odéon, em Paris.

19h – A JOVEM RAINHA

(The Girl King – Finlândia/Alemanha/Canadá/Suécia/França, 2017, 105min). Direção de Mika Kaurismäki, com Malin Buska, Sarah Gadon, Michael Nyqvist. Mares Filmes, 14 anos. Drama histórico.
Sinopse: Cristina I (1626 – 1689) se tornou rainha da Suécia com apenas seis anos, após a morte do pai. Ela assumiu o trono 12 anos depois e entrou para a história como uma mulher à frente do seu tempo por conta dos ideais progressistas, pela opção em ficar solteira e pela imensa cultura - um de seus amigos era o filósofo René Descartes. Mas ela teve vários enfrentamentos com a corte política e acabou abdicando do trono em favor de um primo.   

PROGRAMAÇÃO DE 1 A 7 DE JUNHO DE 2017
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES
SALA 2/ EDUARDO HIRTZ

15h15 – ARGENTINA 

(Argentina/França/Espanha, 2015, 90min). Documentário com direção de Carlos Saura. Imovision, Livre.

Sinopse: Depois de filmes como “Tango”, “Iberia” e “Fados”,  o diretor espanhol investiga o folclore argentino. O documentário revisita a cultura musical do país vizinho desde o passado até os dias atuais, com participações de Mercedes Sosa, Juan Falú, Pedro Aznar, Soledad Pastorutti e Luis Salinas.

17h – PATERSON 
(Estados Unidos, 115min, 2017). Direção de Jim Jarmusch, com Adam Driver, Golshifteh Farahani, Rizwan Manji. Fênix Filmes, 12 anos. Comédia dramática.
Sinopse:  Paterson é um pacato motorista de ônibus que vive em uma cidade que também se chama Paterson. Sua rotina é a mesma todos os dias: ele vai do trabalho para casa e vice-versa, passeia com o cachorro e tem uma relação carinhosa com a mulher. O diferencial de Paterson é que ele é um grande observador do cotidiano e gosta de fazer poesias. 

19h15 – CENTRAL 

(Brasil, 90min, 2017). Documentário de Tatiana Sager. 14 anos.
Sinopse: Baseado no livro "Falange Gaúcha", do jornalista Renato Dornelles, o filme mostra a realidade do Presídio Central de Porto Alegre, que já foi considerado o pior cárcere do Brasil. A partir de depoimentos de policiais, representantes do judiciário, de presos e seus familiares, o filme mostra uma realidade que passa por galerias superlotadas, o controle das facções (inclusive financeiro) e as decisões governamentais para evitar tragédias.
* Não haverá sessão no dia 6 de junho, terça-feira.  

PROGRAMAÇÃO DE 1 A 7 DE JUNHO DE 2017
SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES 

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h30 – COMEBACK
(Brasil, 2017, 90min). Direção de Erico Rassi, com Nelson Xavier e Marcos de Andrade. O2 Play, 12 anos. Drama.

Sinopse: Amador é um pistoleiro aposentado que vive dias pacatos, como ajudante no bar de um conhecido. Tudo muda no dia em que é procurado pelo neto de um antigo amigo, que deseja trabalhar com ele devido à sua fama. Amador foi o último personagem de Nelson Xavier no cinema – o ator morreu de câncer, no dia 10 de maio, aos 75 anos.

17h30 – O GRANDE DIA

(Le Gran Jour - França, 2016, 95min). Documentário de Pascal Plisson. Imovision, 12 anos.
Sinopse: Quatro jovens, em quatro países, tentam superar os obstáculos das suas vidas e alcançar seus sonhos. Nidhi Jha se prepara para um concurso na Índia, enquanto o cubano Albert Monteagudo treina para ser boxeador. Deegii Batjargal, na Mongólia, sonha com a carreira de contorcionista e Tom Ssekabira disputa uma vaga de guarda florestal em Uganda.

19h30 – JOAQUIM 

(Brasil, 2017, 100min). Direção de Marcelo Gomes, com Júlio Machado, Nuno Lopes, Rômulo Braga. Imovision, 16 anos. Drama histórico.
Sinopse: Pouco se sabe a respeito de Tiradentes antes de ele se tornar o mártir da Inconfidência Mineira e um herói brasileiro. O filme investiga esta parte da história e mostra a tomada de consciência política de Joaquim José da Silva Xavier, que era um funcionário da coroa portuguesa e se transformou em rebelde. O longa participou da seleção oficial do Festival de Berlim em 2017.

Nossas  redes sociais:
www.facebook.com/cinemateca.pauloamorim
www.ccmq.com.br/cinema
www.cinematecapauloamorim.wordpress.com

Nenhum comentário: