Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Cine Especial: BATMAN VS SUPERMAN: A ORIGEM DA JUSTIÇA - VERSÃO ESTENDIDA



Sinopse: Clark Kent (Henry Cavill) tenta levar uma vida tranquila como jornalista, mas a todo o momento é forçado a deixar o emprego para salvar o mundo como o Superman. No entanto, quando um grande evento acontece, Clark encontra-se com Bruce Wayne (Ben Affleck), mas esse encontro não será para selar uma amizade, mas um combate nunca antes visto!
 
CUIDADO: Se você ainda não assistiu ao filme não prossiga.

Quando Blade Runner foi lançado em 1982 nos cinemas, foi um filme que não era a versão que o cineasta Ridley Scott queria, pois era um corte final exigido do estúdio, com cenas faltando, uma narração off do protagonista e uma no final para deixar o filme mais reconfortante para o público assistir. Quem acompanhou ao longo dos anos essa novela, soube a partir de 1991 (com a versão do diretor) que a versão original filmada pelo cineasta era mais pessimista, mas ao mesmo tempo mais rica e levantando mais perguntas do que respostas com relação ao que foi visto na trama. Pelo visto, a Warner não aprende com os erros do passado e deveria ter tido um pouco mais de fé com relação à versão definitiva de Batman Vs Superman que o cineasta  Zack Snyder queria lançar nos cinemas e que somente agora chega em blu-ray.
De 2h30min, o filme passou para 3horas cravados, mas se antes havia a sensação de que faltava alguma coisa no roteiro, eis que nessa versão há cenas estendidas de momentos que foram vistos no cinema, além de algumas inéditas para melhor compreender a trama. Já no princípio, na cena onde Lois (Amy Adams) testemunha um atentado terrorista no norte da África, são inseridos elementos do qual fazem a gente entender melhor porque o governo norte americano decidiu acusar o Superman (Henry Cavill) de ter provocado as possíveis mortes na região. Aliás, muita coisa boa foi inserida, até mesmo com relação ao lado investigativo de Clark como repórter, já que é através de sua profissão que ele descobre as histórias que o fazem desejar querer ir à caça de Batman (Ben Affleck), e suas motivações acabam soando bem mais coerentes.
Outro ponto que muita gente não entendeu é o porquê do Superman não ter usado seus poderes (como a super audição) e ter percebido que havia uma bomba no capitólio durante o seu julgamento. Na versão estendida, é mostrado lois investigando o atentando e descobrindo o que realmente aconteceu. Vale destacar que a personagem acaba tendo uma importância muito maior para a trama e se já estava boa ficou melhor ainda.
Até aqui, se percebe que as cenas adicionais ou as estendidas foram para melhorar a imagem e as motivações do Superman, pois é um personagem que sempre terá certa dificuldade para as pessoas se identificarem com ele e, portanto torná-lo mais humano na trama foi algo muito bem vindo. Pouco foi inserido para melhorar a trama com relação ao Batman, pois já estava mais do que perfeito. Porém, sua cena final com Lex Luthor (Jesse Eisenberg) acaba se tornando melhor e interligando ela com o filme Esquadrão Suicida que chegará ao próximo dia 5 de agosto.  
Mas independente de tudo que eu já falei acima, o filme acabou tendo mais cara de cinema autoral de Zack Snyder, pois algumas sequências deixaram de serem rápidas demais na tela e podendo então a gente apreciar a sua bela fotografia. Se ela já era boa, aqui ela se torna melhor, principalmente os minutos finais onde testemunhamos o funeral do Superman. Aqui tudo é mais detalhado, poético e acentuando muito mais o lado sombrio e triste do filme.
Com versão estendida, o filme se torna ainda mais maduro, principalmente em algumas cenas de violência e dialogo adulto. Na realidade isso é algo que foi muito comparado aos filmes de Marvel, já que a “casa das idéias” sempre optou por inserir mais humor em seus filmes. Mesmo com as suas qualidades, e com essa versão melhorada para se assistir em casa, Batman Vs Superman talvez venha a ser a última produção sombria dos super heróis do estúdio Warner, pois eu acredito que os engravatados do estúdio pensem que, tendo um conteúdo similar ao estúdio rival, eles possam então chegar as casas de um bilhão de dólares por cada filme que eles venham a lançar.
Isso na realidade possa a vir a ser um perigo, pois os filmes perderiam a sua personalidade e seriam sempre uma copia de outra copia. Ainda é cedo para eu adiantar isso e tudo agora pode acontecer. Resta apenas à gente esperar como virá a ser Liga da Justiça que será lançado num futuro próximo.          
Batman Vs Superman: A Origem da Justiça – Versão estendida talvez venha ser lembrado, não somente pelas suas qualidades melhoradas se comparadas a sua versão do cinema, mas também pelo fato dos estúdios sempre subestimarem a resposta final do público
Leia a minha crítica com relação a versão do filme no cinema  clicando aqui.


Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: