Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: DEADPOOL


Sinopse:O mercenário Wade Wilson (Ryan Reynolds) é um anti-herói do universo Marvel, conhecido como Deadpool. Depois de ser submetido a um experimento para ganhar fator de cura, o mercenário tagarela, armado com suas habilidades e um senso de humor negro, vai atrás do homem que quase destruiu sua vida.

Quando eu assisti ano passado Os Vingadores: Era de Ultron, eu achei um ótimo filme, mas quando você começa a revelo você percebe que a formula talvez já esteja cansando. Quando um gênero faz sucesso, Hollywood o usa de todas as formas para conseguir dinheiro, ao ponto de esgotá-lo, assim como aconteceu com o próprio faroeste. Porém, ainda há esperança, quando surge um filme para, não somente reinventar o gênero, como também criticá-lo da forma como ele se encontra atualmente e Deadpool veio para dar uma sacudida de uma forma jamais vista. 
Para começar, não se pode assistir ao filme levando ele a sério, pois o próprio roteiro faz questão de momento algum fazer com que isso aconteça. A trama já começa nos jogando numa imagem em câmera lenta enlouquecedora que, já dá uma pista do que virá a seguir. Porém, ninguém e nem aquele fã mais fanático por HQ está preparado para o protagonista que surge de uma forma até então inédita para o gênero.
Criado em numa das piores épocas das HQ (os anos 90) Deadpool foi gradualmente se tornando um personagem divertido, sarcástico, completamente louco e uma verdadeira metralhadora de palavras das quais ficamos imaginando como ele tem a capacidade de falar tantas coisas então pouquíssimo tempo. Não demorou muito para ele ser levado para o cinema interpretado pela primeira vez por Ryan Reynolds, mas de uma forma desastrosa em Wolverine: Origens. Coube então o próprio interprete arregaçar as mangas, investir como produtor e roteirista, contratar um novato na direção (Tim Miller) e com um orçamento curto criar o filme dos seus sonhos.
Deadpool somente existe graças à persistência de Reynolds, onde aqui o ator simplesmente desaparece e dando lugar a essa criatura vermelha cheia de charme. Para o deleite dos cinéfilos em busca de algo inusitado, o personagem a todo o momento quebra a quarta parede, ou seja, falando com a gente em meio à situação e soltando piadas das quais todos irão rir. Acredite o personagem não poupa ninguém, nem mesmo personagens como Wolverine, a cronologia confusa da franquia X-men e até mesmo personagens da casa rival DC do qual sobra para Batman e até para Lanterna Verde, do qual o próprio Reynolds já havia interpretado no cinema.
Mas estamos falando de cinema e somente jogar o personagem como ele é talvez não fosse o suficiente para atrair a massa. Acontece que o próprio já tira sarro do fato de ter que precisar de um elo emocional, ou seja, do personagem ter um romance e um drama, do qual ele namora uma bela garota Vanessa Carlysle (a brasileira Morena Baccarin), mas que ao mesmo tempo descobre que tem câncer e decidi partir para achar uma cura. É ai que surge o diabo do personagem Ajax (Ed Skrein), que cura o seu câncer, lhe transformando num super soldado, mas ao mesmo tempo deformando o seu corpo e rosto.
É aí que talvez se encontre a parte mais irregular do filme, pois quando era para ser piada a todo o momento, o filme escorrega um pouco ao injetar momentos dramáticos em sua origem, para logo em seguida já começar as piadas a torto e a direito, como se essa mudança de tom da trama não significasse nada para o cinéfilo. Proposital ou não, após esse deslize, o filme entra numa quinta marcha e acelera tanto que, além das piadas politicamente incorretas, o filme se encarrega a todo o momento em inserir musicas clássicas dos anos oitenta e criando então uma sensação de pura nostalgia e que era muito bem visto em Guardiões da Galáxia. 
E para o deleite dos fãs dos X-Men, além das habituais referências ao universo dos mutantes, surge aqui um Colossus do qual sempre deveria ter sido usado no cinema. Interpretado agora por Andre Tricoteux, o personagem surge sempre falando, com um carregado sotaque russo e sempre querendo levar Deadpool para o grupo ou tentando dar uma lição de moral a ele. Embora seja a melhor versão até aqui do personagem no cinema, Colossus também pode ser interpretado aqui como uma forma de piada com relação ao gênero de super herói, pois a todo o momento ele se apresenta como um ser incorruptível e só faltando dizer a Deadpool que comer verdura faz bem ao crescimento.
Com muita violência, sexo, sangue, e com um final, cujo cenário tira o maior sarro dos filmes dos Vingadores, Deadpool talvez venha para nos dizer para deixarmos de sermos ingênuos  e não levarmos tanto a sério o gênero do qual ele pertence, ou talvez venha nos dizer que o gênero corre sérios riscos de ser extinto pelas suas próprias formulas usadas a exaustão. Seja como for, Deadpool está rindo da situação.


NOTA: Não deixe de ver uma cena no final dos créditos, do qual também tira o maior sarro, tanto dessa formula também já desgastada como também daqueles que esperam por alguma novidade vinda dela.

 Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: