Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

LUTO: Alan Rickman (1946 – 2016)



A morte anda excêntrica nesse início de ano. Nem faz uma semana que partiu David Bowie do nosso mundo e eis que nessa manhã foi anunciado á morte de Alan Rickman vitima também de câncer. De origem Britânica, Rickman colecionou ao longo da carreira grande papeis, prêmios e reconhecimento do publico de todas as idades, já que ele participou de uma das maiorias franquias do cinema recente que foi Harry Potter. Rickman pode ter partido, mas os fãs dele, principalmente da cine série do jovem bruxo, irão erguer as varinhas para iluminar a trilha que ele agora irá percorrer para dar de encontro com os deuses do cinema.
Abaixo, solto o meu top 5 dos meus filmes preferidos estrelados por ele:  

 

Duro de Matar (1988)

 

Final dos anos 80 e o público já estava dando sinais que não estavam mais engolindo a formula de  “exercito de um homem só” nos filmes de ação. Coube ao cineasta John McTiernan (O Predador) renovar o gênero e colocar um protagonista que sangra, sofre, mas no final salva o dia. O filme consagrou Bruce Willis nas telonas e se tornando o novo queridinho dos amantes dos filmes de ação.
Porém, o público lembra com muito carinho de Alan Rickman nesse filme, interpretando o vilão excêntrico, mas refinado e que o projetou no cinema americano. No filme Rickman lidera um grupo que, se dizem terrorista, mas na verdade não passava de um puro golpe para roubar uma alta quantia de dinheiro dentro do prédio onde se passa a trama. Uma piada e crítica ao gênero e talvez até mesmo a frente do seu tempo.  
        

 

Cine-Série Harry Potter (2001-2010)

 

 “Ambigüidade” é a palavra que melhor define ao personagem mais popular da carreira de Alan Rickman. Desde o primeiro filme de Harry Potter, o seu Severo Snape tinha aquele jeito sombrio, severo, misterioso e que dava todas as dicas para não confiar nele. Porém, na reta final, descobrimos que Snape era muito mais do que a gente poderia imaginar e se tornando peça fundamental para o sucesso dos heróis contra o grande vilão da trama.   



Robin Hood - O Príncipe dos Ladrões (1991)


Ta certo que a maioria das pessoas se lembra dessa versão do personagem para o cinema mais devido a musica cantada pelo cantor canadense Bryan Adams. Porém, o filme estrelado por Kevin Costner é uma aventura de capa e espada bem caprichada e que empolga do início ao filme. Aqui, Alan Rickman interpreta o xerife de Nottingham de uma forma ameaçadora e enlouquecida. A cena que ele tenta se casar com Maid Marian (Mary Elizabeth Mastrantonio) e consumá-la logo em seguida é disparada um dos melhores e mais loucos momentos do filme.

 

Heróis Fora de Órbita (1999)



Esse pequeno filme de ficção é mais do que uma sátira, como também uma bela homenagem a franquia Star Trek. Aqui, Rickman interpreta Alexander Dane, um ator versátil, mas que se viu preso ao personagem alienígena da serie que ele atuou antigamente. Uma referencia mais do que explicita quando leonard nimoy queria desvencilhar da sua imagem como Spock.

Dogma (1999)
 

Antes de deixar de fazer boas produções, Kevin Smith (O Balconista) criou esse filme para tocar em diversos assuntos com relação à igreja católica. Claro que não faltaram polêmicas e o filme quase foi proibido de ser exibido. Na trama, Alan Rickman interpreta Metatron, mais precisamente a voz de Deus, sendo que esse último era interpretado por ninguém menos que Alanis Morissette. Podemos perceber que a todo o momento Rickman está mais se divertindo na atuação, mas é um desempenho para ser muito bem lembrado. 
 
Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: