Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Cine Dica: Cine Esquema Novo Expandido na Sala P. F. Gastal

CINE ESQUEMA NOVO EXPANDIDO – BERLINALE FORUM 2015
O Cine Esquema Novo ExpandidoBerlinale Forum 2015 apresenta, entre 03 e 08 de novembro, na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar), uma curadoria de obras exibidas no mês de fevereiro na seção Forum / Forum Expanded: oficialmente, "a programação mais ousada do Festival de Cinema de Berlim”. O Forum surgiu nos anos 1970, enquanto contraponto cultural e narrativo à competição mainstream da Berlinale. Entrada franca.
 
Os filmes do Fórum equilibram-se sempre na fértil linha que perpassa a arte e o cinema - explorando, segundo seus curadores alemães, “o Avant Garde, as obras experimentais, os ensaios, as observações de longo prazo, a reportagem política e as paisagens cinematográficas que ainda estão por ser descobertas”. Trata-se de uma missão de referência no panorama audiovisual global, e que tornou-se ainda mais aguda a partir de 2006 com a implementação do Forum Expanded - o programa que ocupa diversos espaços da cidade de Berlim com filmes, vídeos, instalações e trabalhos de performance, "fornecendo uma perspectiva crítica e um sentido expandido para a cinematografia".
 
E é sobre este universo que os curadores convidados e sócios do CEN, Gustavo Spolidoro e Jaqueline Beltrame, trabalharam para montar a programação que chega às duas cidades brasileiras com entrada gratuita. Entre os artistas / realizadores selecionados para o Cine Esquema Novo Expandido – Berlinale Forum 2015 estão nomes como os canadenses Guy Maddin e Evan Johnson (“The Forbidden Room”, exibido nos festivais de Sundance, Copenhagen, Barcelona e Istambul), a israelense Silvina Landsmann (com o documentário político “Hotline"), o mexicano Joshua Gil (discípulo de Patricio Guzmán e Carlos Reygadas, que lhe ajudou na fase final de “La Maldad” que o CEN exibe nesta edição), o libanês Akram Zaatari (com o impressionante ensaio visual “Twenty-Eight Nights and a Poem” que estreia este mês no MoMA em Nova York) e os portugueses João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata (com “Iec Long”, onde voltam a explorar o imaginário industrial da Macau, na Ásia). Completam a programação, entre filmes e videoinstalações, obras de Basma Alsharif (Palestina, "A Field Guide to the Ferns”), Janina Herhoffer (Alemanha, "Freie Zeiten - After Work”) e os brasileiros Felipe Bragança ("Escape From My Eyes”), Filipe Matzembacher e Márcio Reolon (“Beira Mar”), Fred Benevides (“Viventes”) e Arthur Tuoto (ganhador da Competição Brasil do Cine Esquema Novo 2014 com o filme-ensaio “Aquilo que Fazemos com as Nossas Desgraças” e que participa do CEN-E com o video loop exibido em Berlim "Je Proclame la Destruction”).
Para Jaqueline e Spolidoro, esta é uma seleção marcada por um olhar artístico que percorre caminhos pouco explorados. “São trabalhos que transitam entre espaços e plataformas, seja na sala de cinema ou na galeria, apresentando uma liberdade formal e narrativa aberta a radicalismos, estranhamentos e ebulição social”.
 
A mostra está dividida em exibições no cinema, com sessões gratuitas na Sala PF Gastal, e videoinstalações na Cinemateca Capitólio. Esta é a primeira edição do CEN-E que será realizada em duas cidades. As 13 obras são produções do Canadá, Portugal, Brasil, Palestina, México, EUA, Alemanha, Israel, França, Líbano e Suíça, e foram selecionadas entre mais de 100 trabalhos assistidos. O filme de abertura em Porto Alegre é The Forbidden Room,exibido ​também no festival​ de Sundance, que traz no elenco Geraldine Chaplin, Maria de Medeiros, Udo Kier e Mathieu Amalric.
O inédito gaúcho Beira Mar, de Felipe Matzenbacher e Mário Reolon, tem pré-estreia na programação do CEN, entrando em cartaz em seguida na programação das salas comerciais.
 
Em meio aos filmes, e honrando o debate proposto em seu próprio nome, o Cine Esquema Novo Expandido - Berlinale Forum 2015 abraça naturalmente as videoinstalações, que ocupam as dependências da Cinemateca Capitólio. Da Suíça / Alemanha vem o queer, colorido e hermético Opaque, de Pauline Boudry e Renate Lorenz, que conta com a performance de Werner Hirsch e Ginger Brooks Takahash. E do Brasil, dois trabalhos de cineastas/artistas que chegaram à Berlinale a partir dos encontros com a Curadora do Forum em Porto Alegre durante o CEN do ano passado: Fred Benevides​, ​com Viventes, e Arthur Tuoto (ganhador da Competição Brasil do Cine Esquema Novo 2014 com o filme-ensaio “Aquilo que Fazemos com as Nossas Desgraças”​), que comparece com seu “pequeno” video loop Je Proclame La Destruction.​
 
O Cine Esquema Novo Expandido – Berlinale Forum 2015 é uma realização da ACENDI - Associação Cine Esquema Novo de Desenvolvimento da Imagem, com correalização da Prefeitura de Porto Alegre - Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura e Goethe-Institut Porto Alegre. Mais informações no site: www.cineesquemanovo.org.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA
 
 
Terça, 03/11 – 20h
The Forbidden Room, de Guy Maddin e Evan Johnson (Canadá)
2015, 120min (Forum)
Uma tripulação de submarino, um temido grupo de bandidos da floresta, um cirurgião famoso e um batalhão de crianças soldados todos recebem mais do que o esperado conforme avançam com ideias progressivas sobre a vida e o amor.
 
Quarta, 04/11 – 20h
Iec Long, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata (Portugal)
2014, 31min (Forum Expanded)
Macau, ilha de Taipa, 2014. Foi em Macau que primeiro se ouviu a palavra panchão. Do chinês, “pan-tcheong” ou “pau-tcheong”, consta nos dicionários como um regionalismo macaense também chamado “estalo da China” ou “foguete chinês”. Quem vive na antiga Fábrica de Panchões Iec Long?
+
Beira-Mar, de Filipe Matzenbacher e Márcio Reolon (Brasil)
2015, 83min (Forum)
Martin e Tomaz passam um fim de semana imersos em um universo próprio. Alternando entre distrações corriqueiras e reflexões sobre suas vidas e sua amizade, os garotos se abrigam em uma casa de vidro, à beira de um mar frio e revolto.
 
Quinta, 05/11 – 20h
A field guide to the ferns, de Basma Alsharif (Palestina)
2015, 11min (Forum Expanded)
Um filme de terror da natureza. “Selvageria primitiva encontra a brutalidade do mundo moderno na peça atemporal do terror de Ruggero Deodato”. O filme ‘Holocausto Canibal’ é revivido nas profundezas das florestas de New Hampshire, onde a apatia e a violência se turvam.
+
La Maldad, de Joshua Gil (México)
2015, 74min (Forum)
Um homem decidido, uma amizade destruída, um país em catarse. Rafael é um camponês ancição que decide escrever a história da sua vida no que considera um roteiro cinematográfico. Cegado pela convicção de realizar seu filme, trai o seu único amigo para conseguir viajar à capital em busca dos fundos necessários. La Maldad é a história de um homem abraçado com a solidão e a falta de esperança.
 
 Sexta, 06/11 – 20h
Counting, de Jem Cohen (EUA)
2015, 111min (Forum)
Os quinze capítulos de Counting unem sinfonias urbanas, filme diário e ensaios pessoais/ politicos (os enteados indisciplinados do documentário) para construir um retrato vívido da vida contemporânea. Filmado em locações que incluem Rússia, Istambul e Nova York, seus temas passam pelo teatro de rua espontâneo de Moscou, pela a espionagem da NSA até a destrução de marcos do Brooklyn. Na exploração de 30 anos de Cohen do documentário como um caminho de questionamentos abertos, o filme é talvez seu cômputo mais pessoal.
 
Sábado, 07/11 – 18h30
Freie Zeiten (After Work), de Janina Herhoffer (Alemanha)
2015, 71min (Forum)
Uma banda de garotas faz música. Mulheres em um curso de emagrecimento falam sobre seu sucesso em perder peso controlando o que se come. Adolescentes saem para dançar ou fazer compras. Uma representação de conflitos profissionais é realizada em um encontro de um grupo de homens. Outras pessoas fazem ioga, meditam ao som de vasos cantantes tibetanos, se aquecem falando bobagens ou correm em círculos em um ginásio. Um documentário que mira o seu olhar em atividades de grupo. Existe algo levemente insano em ver uma turma inteira de ioga pendurada de cabeça para baixo por cordas, uma imagem que fascina e aliena em quantidades iguais. Em momentos assim, os protagonistas aparecem como criaturas desconhecidas performando estranhos rituais. O filme permanece os ouvindo e assistindo com verdadeira precisão. A câmera estática e enquadramentos cuidadosamente planejados geram claridade e concentração. A montagem consegue trazer um cilma de abstraçaõ dessas observações concretas de situações recorrentes. Um retrato do tempo livre surge como um projeto para tratar do próprio corpo, da consciência ou das habilidades performáticas, seja através da disciplina, de jogos ou de conversas. Não se podia imaginar que uma pesquisa sobre o lazer poderia ser tão visualmente rica.
 
 Sábado, 07/11 – 20h
Escape from my eyes, de Felipe Bragança (Brasil / Alemanha)
2015, 33min (Forum Expanded)
“Eles vêem um homem negro e pensam que viram um leão.” Documentário e imagens ficcionais se misturam para contar as memórias e sonhos de três refugiados de guerra vivendo acampados em uma praça no coração de Berlin.
+
Hotline, de Silvina Landsmann (Israel / França)
2015, 100min (Forum)
Hotline vai ao cerne de uma ONG baseada em Tel Aviv: A Hotline para Imigrantes e Refugiados. Em proporção inversa à pequena escala dessa organização dos direitos humanos, as questões com que eles lidam são enormes, assim como os números daqueles que procuram ajuda.
 
Domingo, 08/11 – 20h
Twenty-eight nights and a poem, de Akram Zaatari (Líbano)
2015, 120min (Forum)
Em parte um estudo do trabalho de um estúdio fotográfico na metade do século XX e parte uma exploração da essência atual dos arquivos, o filme tenta entender como esse modo de produzir imagens funcionava na vida das comunidades que servia e como ele deixou de existir, e onde isso levou? Ele se passa entre a Arab Image Foundation, onde a maior parte da coleção de Hashem el Madani está preservada hoje em dia, e o Studio Shehrazade em Saida, onde o fotógrado ainda passa o tempo cercado por suas velhas máquinas, ferramentas, fotografias, negativos e o que restou de milhões de transações que se passaram por lá. É uma reflexão sobre a criação de imagens, sobre a indústria da criação de imagens, sobre a idade e sobre a vida que permanence e continua a crescer em um arquivo. Tudo é apresentado nesse filme através de um conjunto de intervenções encenadas das quais o próprio Madani faz parte.
 
 
NA GALERIA
 
Cinemateca Capitólio
Rua Demetrio Ribeiro, 1085 (esquina com Borges de Medeiros) – Centro Histórico
Entrada Franca
 
de Terça a Domingo, 03 a 08 de Novembro:
terça a sexta, das 9h às 21h / sábado e domingo, das 15h às 21h
 
* Opaque, de Pauline Boudry e Renate Lorenz (Suíça / Alemanha)
2014, 10min (Forum Expanded Exhibition)
Uma cortina, dois intérpretes dentro dos restantes de uma antiga piscina pública. Os intérpretes dizem ser os representantes de uma organização do submundo. A cortina está lá para o anonimato deles. O publico já foi embora, o lugar parece abandonado. Quando a cortina é removida, outra aparece. Essa, uma zebrada rosa, une a técnica de guerra da camuflagem com o estilo de roupas-homo e se torna um mostruário para a entrada de grandes quantidades de fumaça. A densa fumaça talvez venha de bombardeios, ou é liberada como um sinal durante uma demonstração política. Depois, um discurso é proferido, baseado em um texto de Jean Genet. O assunto? O desejo por um inimigo impecável adequado. Ele abre a questão de como se mover para frente na guerra ou em uma luta de resistência sem nenhum inimigo declarado ou ‘visível’. As cortinas e a fumaça dão o “direito à opacidade” (Edouard Glissant) para os corpos que eles mascaram e disfarçam? Ou elas turvam as linhas que separam um do outro, entre cúmplice e inimigo?
 
* Je proclame la destruction, de Arthur Tuoto (Brasil)
2014, 4min, (Forum Expanded Exhibition)
Dois planos do filme “Le diable probablement” (1977), de Robert Bresson, são repetidos em um loop, criando um cíclico e interminável raccord. A constante repetição da frase “Je proclame la destruction” (Eu proclamo a destruição) revela um mantra anarquista de poder universal e atemporal.
 
* Viventes, de Frederico Benevides (Brasil)
2015, 21min, (Forum Expanded Exhibition)
Fortaleza é uma das muitas cidades brasileiras passando por um processo de “Miamização”, dando origem a uma área blindada e impenetrável para a maioria de seus habitantes. Moreira Campos foi um escritor de olhar cirúrgico para as imagens transparentes das formas de vida de seus habitantes que hoje desaparecem sem deixar rastro. Sua casa, por exemplo, foi demolida para que se construísse ali um estacionamento para abastecer mais um shopping da cidade. Esse trabalho tenta tocar a transparência das imagens desses habitantes e os impasses trazidos por esses processos de formalização da vida.

GRADE DE PROGRAMAÇÃO
03 a 08 de novembro de 2015

03/11 (terça)

15:00 – Alma em Pânico, de Otto Preminger
17:00 – Cimarron, de Wesley Ruggles
20:00 – CINE ESQUEMA NOVO (The Forbidden Room, de Guy Maddin e Evan Johnson)

04/11 (quarta)

15:00 – Rancor, de Edward Dmytryk
17:00 – Cinzas que Queimam, de Ida Lupino e Nicholas Ray
20:00 – CINE ESQUEMA NOVO (Iec Long, de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata + Beira-Mar, de Filipe Matzembacher e Márcio Reolon)


05/11 (quinta)

15:00 – O Homem que Vendeu a Alma, de William Dieterle
17:00 –Os Sinos de Santa Maria, de Leo McCarey
20:00 – CINE ESQUEMA NOVO (A field guide to the ferns, de Basma Alsharif + La Maldad, de Joshua Gil)


06/11 (sexta)

15:00 – O Monstro do Ártico, de Christian Nyby e Howard Hawks
17:00 – O Picolino, de Mark Sandrich
20:00 – CINE ESQUEMA NOVO (Counting, de Jem Cohen)


07/11 (sábado)

15:00 – King Kong, de Merian C. Cooper
17:00 – O Mundo Odeia-Me, de Ida Lupino
18:30 – CINE ESQUEMA NOVO (Freie Zeiten (After Work), de Janina Herhoffer)
20:00 – CINE ESQUEMA NOVO (Escape from my eyes, de Felipe Bragança + Hotline, de Silvina Landsmann)


08/11 (domingo)

15:00 – Levada da Breca, de Howard Hawks
17:00 – Cimarron, de Wesley Ruggles
20:00 – CINE ESQUEMA NOVO (Twenty-eight nights and a poem, de Akram Zaatari)
 
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

www.salapfgastal.blogspot.com

Nenhum comentário: