Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Cine Dica: Estreia de Filme Cubano Homenageia os Professores

O CineBancários, o Programa de Alfabetização Audiovisual e a Esfera Filmes convidam professoras e professores a comemorar o Dia dos Professores e Professoras, 15 de outubro, participando da sessão especial do lançamento do filme cubano “Numa Escola de Havana”, de Ernesto Daranas, na sessão das 19h. Após a exibição, ainda terá um debate com os convidados Gabriel de Andrade Junqueira Filho (pedagogo, mestre e doutor em educação e professor da Faculdade de Educação da UFRGS), Milton do Prado Franco (montador, professor e coordenador do CRAV/Unisinos) e Marcelo Perrone (crítico de cinema). A sessão será exclusiva para professoras e professores com entrada franca.
“Numa Escola de Havana” foi exibido em dezenas de festivais pelo mundo, entre eles, Habana Film Festival em Nova York, Festival de Cine de Giffoni (itália), seleção oficial do Festival de Toronto, recebeu o prêmio de melhor direção (Ernesto Daranas) e melhor ator (Armando Valdés) no Festival Internacional de Cinema de Brasília (Brasil) e foi o grande vencedor do 36º Festival del Nuevo Cine Latino-americano (Cuba), além de ter sido o filme escolhido por Cuba para representar o país no Oscar 2015 e ter sido indicado ao prêmio Goya deste ano.
“Numa Escola de Havana” entra em cartaz no CineBancários dia 15 de outubro, com sessões às 15h, 17h e 19h e ingressos por R$8,00, para o público geral, e R$4,00, para estudantes, idosos, deficientes físicos e jornalistas e bancários sindicalizados.

SINOPSE:
   Chala é um garoto de 11 anos com uma vida familiar difícil e um comportamento problemático na escola. Quando sua professora Carmela, a única pessoa que Chala respeita, tem que se ausentar por motivos de saúde, sua substituta o transfere para um internato. Ao voltar, Carmela tenta reverter a decisão, mas os compromissos que ela terá que assumir irão colocar os dois em risco.

SOBRE O FILME:
“Numa Escola de Havana” faz um retrato da educação em Cuba a partir da emocionante relação de um estudante rebelde com sua professora. O filme foi visto por mais de 400 mil espectadores em seu país, um fenômeno que conseguiu o milagre de ser indicado tanto pelo jornal Granma (pró governo), quanto pela blogueira Yoani Sanches (uma das pessoas mais influentes do mundo, segundo a Revista Times, crítica ferrenha ao regime cubano).
 Embora a educação cubana seja o núcleo do longa-metragem, outras realidades da ilha são apreciadas neste filme, assim afirma a atriz Alina Rodriguez, interprete de Carmela. A atriz, um grande nome da dramaturgia em seu país, acaba de falecer vítima de um câncer sendo este é seu último trabalho no cinema. Sobre o filme, Aline declarou: "Raramente você encontrar um roteiro que tem tanto em comum com o que você quer dizer. Ensinar foi o meu primeiro emprego, por isso utilizei a experiência que tive. Este filme foi feito com crianças, mas é, sem dúvida, destinado a adultos, para fazê-los refletir sobre questões como a educação, valores, conflitos éticos.... Temos que lutar por tudo o que foi perdido dentro e fora da sala de aula."
O longa-metragem relaciona-se com outros filmes dirigidos por Ernesto Daranas, como “Dioses Rotos” (2008) pelo tema da marginalidade, e junto com outros filmes como “Pelo Malo” e o ainda não lançado “El Abrazo de La Serpiente” (que chegará aos cinemas pela Esfera Filmes) fazem parte de uma tríade mágica do cinema latino-americano contemporâneo. São filmes com histórias muito bem contadas, e com inúmeras camadas de desdobramentos e reflexões. A partir desses filmes seria possível reconstruir uma histórica simbólica da América Latina contemporânea, urbana, passional, injusta e guerreira.

FICHA TÉCNICA:
“NUMA ESCOLA DE HAVANA” (Conducta)
Cuba - 2014 – 108’ - Drama
Direção: Ernesto Daranas
Elenco: Silvia Aguila, Alina Rodríguez, Armando Valdés Freire
Distribuição: Esfera Filmes

TRAILER:

GRADE DE HORÁRIOS:
13 de outubro (terça-feira)
15h - Orestes, de Rodrigo Siqueira
17h - Orestes, de Rodrigo Siqueira
19h - Orestes, de Rodrigo Siqueira

14 de outubro (quarta-feira)
15h - Orestes, de Rodrigo Siqueira
17h - Orestes, de Rodrigo Siqueira
19h - Orestes, de Rodrigo Siqueira

15 de outubro (quinta-feira)
15h - Numa Escola de Havana, de Ernesto Daranas
17h - Numa Escola de Havana, de Ernesto Daranas
19h - Numa Escola de Havana, de Ernesto Daranas (Sessão especial gratuita para professoras e professores: debate após a exibição com Gabriel de Andrade Junqueira Filho, Milton do Prado Franco e Marcelo Perrone)

16 de outubro (sexta-feira)
15h - Numa Escola de Havana, de Ernesto Daranas
17h - Numa Escola de Havana, de Ernesto Daranas
19h - Numa Escola de Havana, de Ernesto Daranas

17 de outubro (sábado)
15h - Numa Escola de Havana, de Ernesto Daranas
17h - Numa Escola de Havana, de Ernesto Daranas
19h - Numa Escola de Havana, de Ernesto Daranas

18 de outubro (domingo)
15h - Numa Escola de Havana, de Ernesto Daranas
17h - Numa Escola de Havana, de Ernesto Daranas
19h - Numa Escola de Havana, de Ernesto Daranas

Nenhum comentário: