Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: QUARTETO FANTÁSTICO (2015)



Sinopse: Quatro adolescentes são conhecidos pela inteligência e pelas dificuldades de inserção social. Juntos, são enviados a uma missão perigosa em uma dimensão alternativa. Quando os planos falham, eles retornam à Terra com sérias alterações corporais. Munidos desses poderes especiais, eles se tornam o Senhor Fantástico (Miles Teller), a Mulher Invisível (Kate Mara), o Tocha Humana (Michael B. Jordan) e o Coisa (Jamie Bell). O grupo se une para proteger a humanidade do ataque do Doutor Destino (Toby Kebbell).

Josh Trank havia impressionado o mundo com o filme Poder sem Limite, em que mostrava o lado bom e o lado ruim de jovens que, da noite para o dia, adquirem poderes infinitos. Muitos compararão o filme com a obra prima japonesa Akira e, devido a isso, o cineasta foi logicamente sondado por outros estúdios para ser diretor de alguma adaptação de uma HQ. Trank foi então convidado pela Fox para dirigir a nova versão de Quarteto Fantástico e muitos logicamente esperavam por uma grande dose de verossimilhança e qualidade adulta na história, o que infelizmente se perde na reta final do longa, mas isso eu explico mais adiante.
É bem da verdade que, as raízes do sucesso, que transformaram esses personagens conhecidos no mundo todo através das HQ estão todas lá na adaptação. A primeira uma hora é um verdadeiro deleite, pois não presenciamos um filme de super heróis exatamente, mas sim jovens comuns que se conhecem, trabalham juntos num projeto, mas que dá tudo errado e se transformam em super seres. Com isso, o filme é mais do que uma mera aventura, mas sim um filme de ficção, onde a ação fica e muito em segundo plano e dando espaço para um desenvolvimento melhor para os personagens.
O entendedor de Quarteto Fantástico irá perceber que tudo está lá: o trágico destino de Bem como Coisa e Richard (Miles Teller) se culpando por isso; Johnny Storm (Michael B. Jordan) como o garoto rebelde e com grande desejo de aventura; Susan (Kate Mara) como a garota inteligente, mas tímida e Victor Von Doom (Toby Kebbell), um grande gênio, mas com ambição e um alto grau de inveja contra Richard. Além disso, Quarteto sempre foi mais do que um grupo de super heróis, mas sim também a primeira família heroica das HQ e na adaptação isso é muito bem fortalecido nas palavras do pai de Johnny e Susan, interpretado com competência por Reg E. Cathey (House of Cards).
Mas a partir do momento que os personagens adquirem os seus poderes, é ai então que o filme se perde e muito. Não que os efeitos visuais dos personagens usando os seus poderes sejam ruins, muito pelo contrário, mas dá a nítida impressão que saímos de um filme e entramos num outro completamente diferente. É aí nesse momento que dá a impressão que o cineasta Josh Trank fica no piloto automático e o estúdio comanda a obra e acreditando que sabe o que está fazendo.
Como se já não bastasse, se o filme leva uma hora na apresentação, no desenvolvimento e na transformação dos personagens (algo similar em filmes como Batman Begins) seria mais do que lógico haver mais tempo de projeção, para assistimos os personagens então em ação. Ao invés disso, tudo é muito corrido, do final do segundo ato para o terceiro e derradeiro, e é aonde que o filme se perde de vez. Basta dizer que, no momento que surge Victor Von Doom transformado em Doutor Destino, tudo se torna um mero protesto para os heróis se unirem e combatê-lo.
O problema está justamente no Doutor Destino, um personagem de grande potencial, mas que aqui é completamente desperdiçado e suas motivações são tão artificiais que causam vergonha de se ver e ouvir. Tudo então se enlaça nos derradeiros minutos de ação e efeitos visuais, mas que são mal desenvolvidos e em poucos minutos de cena. Se a intenção era fazer um filme de ficção e não necessariamente de aventura desenfreada, então ela nem se quer precisavam existir.
Ao termino da projeção, a sensação de que eu tive foi de muita frustração, pois no princípio estava admirando e curtindo um filme que eu estava assistindo, mas que logo se transformou numa aberração e que não tem nada a ver com a sua proposta inicial. De quem são os culpados por isso? Do diretor? Estúdio? Roteiristas? Isso agora é o que menos importa!
Pelo menos, Quarteto Fantástico talvez venha a servir de exemplo sobre o que não se pode fazer num tipo de produção como essa. Um filme que começa de uma forma tão boa, mas termina de uma forma lamentavelmente ruim.



 Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: