Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Cine Dica: Curso Nouvelle Vague

curso
Apresentação

Nouvelle Vague foi um movimento artístico do cinema francês que se inseriu naturalmente no contexto dos movimentos sociais próprios dos anos 60. No entanto, a expressão foi lançada por Françoise Giroud, em 1958, na revista L'Express ao fazer referência aos novos cineastas franceses que estavam se lançando. Sem grande apoio financeiro, os primeiros filmes creditados com esta expressão eram caracterizados pela juventude dos seus autores, unidos por uma vontade comum de transgredir as regras normalmente aceitas do cinema comercial.


Uma das principais características dos filmes da Nouvelle Vague era retratar o amor e um fragmento especial da vida de um indivíduo. Esta nova estética de cinema foi criada como reação contrária às superproduções hollywoodianas (e também francesas) da época. A proposta era produzir filmes mais pessoais e mais baratos - o chamado "cinema de autor".

Os principais representantes do movimento eram jovens críticos, reunidos ou inspirados pela revista Cahiers du Cinéma, criada pelo teórico André Bazin e considerada a bíblia da crítica à sétima arte na época. Depois de muito resenharem filmes de outros realizadores, eles arregaçaram as mangas e fizeram os seus próprios filmes. Em comum tinham o desejo por uma autonomia criativa, mas cada um retratou suas próprias questões pessoais e cotidianas.

Muitos dos cineastas que iniciaram este novo estilo reuniam-se em cineclubes para discutir as obras americanas e assim terem base para a forma antagônica que iriam aplicar em seus trabalhos. Os cineastas da Nouvelle Vague, conhecidos como os "novos turcos", geraram também a ruptura com o cinema totalmente de estúdio, que era o que vigorava na Franca das décadas de 40 e 50.


Objetivos

O Curso Nouvelle Vague: Um Cinema à Francesa, ministrado por Milton do Prado, vai analisar e repensar o movimento cinematográfico francês que revolucionou o cinema mundial nos anos 60, cujas influências prosseguiram em diversas cinematografias nacionais e inspiraram cineastas em todo o mundo nas décadas seguintes.


Ministrante: Milton do Prado

Jornalista, professor e produtor de cinema. Nascido em Aracaju (Sergipe), se radicou em Porto Alegre há vinte anos. Começou sua atuação profissional no cinema como editor. Foi curador da Sala P F Gastal, e presidente da associação dos cineastas do Rio Grande do Sul (APTC / ABD - RS, 2001 - 2003). Foi professor universitário na Unisinos e em 2004 fundou, em parceria com Fabiano de Souza, Gilson Vargas e Gustavo Spolidoro, a produtora "Clube Silêncio". Possui mestrado em Estudos de Cinema da Concordia (Montreal / Canadá) e contribui regularmente para a revista de cinema "Teorema".


Curso
Nouvelle Vague: Um Cinema à Francesa
de Milton do Prado


DATAS
Dias 25 e 26 / Julho (sábado e domingo)

HORÁRIO
15h às 18h

LOCAL
Cinemateca Capitólio
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)


INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural

PATROCÍNIO
PARCERIA

Nenhum comentário: