Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 10 de junho de 2014

Cine Especial: QUADRINHOS NO CINEMA: UMA HISTÓRIA QUADRO A QUADRO: Parte 8



É hoje que (com muito orgulho) será a minha 35ª participação nos cursos elaborados pelo Cena Um. Mas os especiais sobre as adaptações das HQ para o cinema continuam pó aqui. Confiram:   


UNIVERSO MARVEL NO CINEMA

Antes o que parecia um sonho impossível, mas acabou acontecendo, quando a editora Marvel decidiu inaugurar o seu próprio estúdio e criar um universo em que os heróis tivessem uma  interligação no cinema. Com isso, heróis como Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk e dentre outros, poderiam simplesmente se cruzar num determinado momento. Após alguns filmes, o estúdio Marvel se tornou atualmente a marca mais poderosa do cinema americano e motivos para isso é o que não faltam.
Abaixo, confiram em ordem cronológica  o caminho do sucesso do universo Marvel no cinema:



(2008) HOMEM DE FERRO

Filme que deu uma virada na carreira do ator Robert Downey Jr. De um ator problemático (álcool, drogas prisão) durante uma boa parte dos anos 90, a carreira dele estava praticamente indo ladeira abaixo, mas foi graças o convite da Marvel que o ator teve sua segunda chance de dar uma volta por cima. O resultado foi um sucesso estrondoso, inaugurando o primeiro grande filme do estúdio e dando uma dica do que estaria por vir no final dos créditos.



(2008) O INCRÍVEL HULK

Ignorando os eventos vistos no filme de Ang Lee, o gigante esmeralda recomeça do zero por aqui e interpretado Edward Norton (Clube da Luta). Embora seja um bom filme de ação e que presta uma bela homenagem a clássica série dos anos 70, o filme fez apenas um relativo sucesso no cinema e deixando uma incerteza para o publico se o veríamos novamente na tela grande. No final do filme, Tony Stark (Robert Downey Jr) surge dizendo que esta sendo preparada uma super equipe pela SHIELD.   



(2010) HOMEM DE FERRO 2

Após o sucesso do primeiro filme, Robert Downey Jr volta mais a vontade com o personagem, numa aventura mais leve e despretensiosa. Destaque pela primeira aparição de Scarlett Johansson como Viúva Negra e indícios de que Nick Fury realmente está disposto a criar uma super equipe de super heróis. No final dos créditos, Agent Coulson (Clark Gregg) encontra o martelo de Thor no novo México.


(2011) THOR

Numa aventura comandada inesperadamente pelo cineasta Kenneth Branagh (HAMLET), acompanhamos as origens dos irmãos Thor (Chris Hemsworth) e Loki (Tom Hiddleston) e os motivos que o levaram a se tornarem inimigos um do outro. Gavião Arqueiro (Jeremy Renner) aparece rapidamente numa determinada parte do filme e Nick Fury (Samuel L. Jackson) pede ao cientista Eric (Stellan Skarsgård), analisar um poderoso artefato, que se tornaria peça fundamental futuramente.  


(2011) Capitão América: O Primeiro Vingador

Numa bela aventura retro, acompanhamos a origem do Capitão América (Chris Evans) e sua luta contra o Caveira Vermelha (Hugo Weaving) durante a segunda guerra mundial. No final do filme, o herói acaba acordando (após o descongelamento) na nossa época e recebendo esclarecimentos sobre o que aconteceu com ele, através de Nick Fury (Samuel L. Jackson). Durante os créditos, finalmente é revelado que heróis apresentados pelo próprio estúdio se uniriam no cinema, formando então o grupo dos Vingadores.



(2012) OS VINGADORES

O sonho de qualquer leitor de HQ que se preze finalmente aconteceu. Os principais heróis da Marvel se unem para enfrentar um inimigo em comum: Loki, interpretado novamente de forma formidável pelo ator Tom Hiddleston. Uma das grandes surpresas do filme é do estúdio finalmente ter se acertado com o Hulk, que a aqui é interpretado Mark Ruffalo (Minhas mães e meu pai).
O filme se tornou a terceira maior bilheteria da historia do cinema e fazendo com que o estúdio Marvel unisse forças com a Disney para a distribuição de seus filmes.



                                   (2013)Homem de Ferro 3

Embora tenha se tornado o segundo maior sucesso do estúdio, o filme dividiu muito a opinião do publico e da critica. Um dos motivos foi pela forma que foi apresentado um dos grandes inimigos do herói, Mandarim, que aqui foi interpretado (?) por Ben Kingsley



(2013) THOR: O MUNDO SOMBRIO

Numa aventura muito melhor desenvolvida, a trama acontece imediatamente após os eventos de Vingadores, onde vemos o herói e o vilão se unirem contra um vilão comum. 


(2014) Capitão América: O Soldado Invernal

Na aventura mais adulta da Marvel no cinema, acompanhamos o herói sendo obrigado a enfrentar um velho amigo que acreditava que estava morto e da derradeira revelação sobre quem realmente comanda a SHIELD. Durante os créditos, trama da pista sobre o que irá acontecer no segundo filme de Vingadores. 


  Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Nenhum comentário: