Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: O LOBO ATRÁS DA PORTA






Sinopse:Uma criança é raptada. Na delegacia Sylvia e Bernardo pais da vítima e Rosa a principal suspeita e amante de Bernardo prestam depoimentos contraditórios que nos levarão aos recantos mais obscuros dos desejos mentiras carências e perversidades do relacionamento desses três personagens.



As pessoas não nascem boas ou ruins, pois elas simplesmente irão se transformar em determinados tipos de pessoas de acordo da maneira que elas forem administrar os obstáculos que irão enfrentar no decorrer da vida. Pegamos por exemplo jovens que matam seus colegas de escolas, por simplesmente não ter conseguido administrar o fato de serem humilhados anteriormente por eles por serem diferentes. Embora indo por um caminho diferente, O Lobo Atrás da Porta nos apresenta uma trama que, se não soubermos enfrentar o mau de frente, correrá sério risco de se tornar algo pior do que ele.
Embora seja o primeiro longa  metragem do  cineasta Fernando Coimbra, é de se surpreender pelo fato de ele rodar uma trama, cuja ela se oscila entre o drama, comédia e o mais puro suspense psicológico, o qual nos atinge de uma forma arrasadora e nos faz tanto nos identificar com os personagens, como também desejar não querer que estejamos na pele deles. Essa mistura de gêneros começa já no principio, no momento que, uma criança é sequestrada, mas logo nos avisam que não é nada sério, trata-se apenas da brincadeira de Rosa (Leandra Leal), uma amante ciumenta que tenta chamar a atenção do homem que ama Bernardo (Milhem Cortaz). As cenas conjugais entre Bernardo e sua esposa (Fabiula Nascimento) beiram o drama, já os momentos de interrogatório, com um delegado desbocado (Juliano Cazarré), entram no território da comédia.
Porém, mais do que uma mistura entre os gêneros, O Lobo atrás da porta, vai inserindo inúmeras possibilidades sobre o que realmente está acontecendo na tela. No principio ouvimos os primeiros depoimentos da esposa, marido e amante, dividindo espaço com flashbacks que revelam o que eles dizem. Contudo, algumas dessas sequências, parecem não se casarem com as palavras deles, provando então ser uma mentira encobrindo os verdadeiros fatos e exigindo maior atenção do cinéfilo.
Conforme a historia avança, o filme vai criando o seu terreno particular em termos de originalidade, mesmo quando o cinéfilo mais atento irá perceber que há referencia a clássicos como Rashomon de Akira Kurosawa. O grande mérito esta na forma como os protagonistas vão mudando conforme o filme avança principalmente no caso da personagem Rosa, interpretada magistralmente por Leandra Leal, no que talvez seja o melhor desempenho de uma atriz que eu vi nesse ano no cinema. Apresentada de uma forma inocente e vitima das circunstâncias, a própria personagem pede para nós embarcarmos na sua trágica historia que, para o bem ou para o mau, compreendemos as suas ações, mesmo quando desejamos jamais chegar ao ponto de sua queda, pois o lugar aonde ela cai não há retorno para ninguém.
Esse talvez seja o maior trunfo do filme, em fazer nos identificarmos com os personagens e fazermos com que ficamos com medo de nós mesmos com os nossos atos, pois no final das contas eles geram consequências que por vezes são irreversíveis. Com isso, em nenhum momento a câmera deixa em paz cada um dos protagonistas, mesmo quando somente um está sendo focado. Coimbra, habilidoso como ninguém, sempre quando pode deixa um espelho em cena, para mostrar um determinado personagem quando não esta sendo visto, mas curiosamente ele usa esse artifício para quem sabe mostrar uma nova camada sendo descascada da personalidade do personagem.
Infelizmente uma vez mostrado essa nova camada dessa personalidade, nos sentimos impotentes perante essas mudanças. A pele de cordeiro é retirada, para então revelar o lobo atrás da porta, mas como eu disse antes, atos e consequências. Pois uma vez o lobo devorando o outro cordeiro em cena (mas sem matá-lo), acaba então cometendo o seu maior erro, transformando então a presa num verdadeiro monstro que estava adormecido.
Uma vez acontecendo isso, ficamos amarrados e somente caminhando lado a lado de uma pessoa que, antes não dávamos nada, para então percebemos que ela virou um lobo e o seu chapeuzinho vermelho é a peça principal para a sua vingança. Vingança essa que somente ira trazer dor e sofrimento para ambos os lados, que poderia ser evitado, mas não são todos desse mundo que conseguem se reerguer de uma queda e conseguir superá-la. Uma vez anjo a pessoa se torna um demônio, não porque queria, mas a sua dor e derrota interior é por vezes mais aniquiladora. 
O Lobo atrás da porta é com certeza um dos filmes brasileiros mais corajosos dos últimos anos, com um final digno que nos da um verdadeiro soco no estômago e que nos fazer desejar futuramente sempre querer repensar sobre nossas escolhas, pois as consequências podem se tornar irreversíveis e machucar a pessoa mais próxima.
 

Me sigam no Facebook, twitter e Google+ 

2 comentários:

LEO disse...

Ótima dica.... já anotei pra assistir futuramente!

Em tempo, a nova versão de "Bontinha mas Ordinária" já anda passando na TV (é o "Filme do Mês"no Canal Brasil)!

Abs!

Marcelo Castro Moraes disse...

Assista Leo, pois por enquanto é o melhor filme brasileiro do ano.