Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Cine Dica: CURSO TIM BURTOM: O POETA DAS SOMBRAS


APRESENTAÇÃO

Os tempos de criança de Timothy William Burton (nascido na Califórnia, em 1958) foram vivenciados no universo da fantasia e da auto-reflexão, de uma forma bem particular. Não se adaptando muito bem ao cotidiano familiar e escolar, ele se perdia nas páginas das obras de Edgar Allan Poe e nas imagens aterrorizantes dos filmes de horror de segunda categoria.

Gótico assumido, o cineasta é apaixonado por temas bizarros e faz questão de colocar todos seus assuntos preferidos em suas produções: morte, escuridão, melancolia, personagens que não se encaixam na realidade em que vivem. Em cada filme de Tim Burton podemos encontrar as características da personalidade do diretor, mesmo nas histórias do herói Batman, em animações bizarras como A Noiva Cadáver, na história natalina de O Estranho Mundo de Jack, ou até mesmo em refilmagens de clássicos como O Planeta dos Macacos e A Fantástica Fábrica de Chocolate. Não importa o tema. A visão gótica do diretor sempre se fará presente.
Quando jovem, Tim Burton ganhou uma bolsa de estudos para o Instituto das Artes da Califórnia, onde estudou Animação. Logo foi contratado como aprendiz de animador na Disney, onde posteriormente criou e dirigiu seu primeiro curta-metragem, Vincent, onde o personagem principal era baseado no ator Vincent Prince, cultuado por sua participação em inúmeros filmes de horror.

Com seu apego a esse universo de horror e a habilidade para a comédia, Burton criou seu primeiro sucesso, Os Fantasmas se Divertem. Graças a este longa, ele foi convidado para assumir a superprodução Batman, que viria a ser a maior bilheteria de 1989. Com a carreira em ascensão, o diretor decidiu filmar um projeto pessoal:Edward Mãos de Tesoura. Foi a primeira vez que Burton trabalhou com seu ator-ícone, Johnny Depp. A parceria viria a se repetir em vários outros filmes, como Ed WoodA Fantástica Fábrica de Chocolate;Sweeney ToddAlice no País das Maravilhas e o recente Sombras da Noite.

Numa Hollywood que cada vez mais restringe o trabalho autoral dos diretores, Tim Burton ainda goza de relativa independência e se mantém como um dos poucos cineastas norte-americanos com cacife para impor sua visão estética muito particular.

OBJETIVOS

O curso Tim Burton: O Poeta das Sombras, ministrado por Robledo Milani, vai traçar um panorama da obra do cineasta, analisando sua estética, seu estilo, seus temas e sua peculiar visão de mundo... e de cinema.
Para participar do curso não é necessário nenhum pré-requisito. A atividade é aberta a todos os interessados no tema.
 TEMAS

Os filmes de caráter pessoal
A parceria com Johnny Depp
Os blockbusters
As animações
Luz x Sombras


Ministrante: ROBLEDO MILANI

Crítico de cinema, membro da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (ABRACCINE) e vice-presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS). Publicitário de formação co especialização em Criação Literária, é também editor do site "Papo de Cinema". Colaborou com programas de televisão e rádio, revistas, jornais e sites de internet. Já ministrou os cursos "O Fantástico Cinema de Steven Spielberg" e "Marilyn Monroe - Mito Eterno" para a Cena UM.

Curso
TIM BURTON: O POETA DAS SOMBRAS
de Robledo Milani

* Datas: 03 e 04 de Julho de 2014 (quinta e sexta-feira)

* Horário: 19h30 às 22h
* Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 - Centro - Porto Alegre / RS)
* Material: Apostila e Certificado de participação


Informações:

Inscrições:

Nenhum comentário: