Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 13 de abril de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: CAPITÃO AMÉRICA 2: O SOLDADO INVERNAL

MARVEL SE ARRISCA E LANÇA UM FILME BEM MAIS CORAJOSO E IMPREVISÍVEL 


Sinopse: Após os cataclísmicos eventos em Nova York com Os Vingadores - The Avengers Capitão América 2: O Soldado Invernal encontra Steve Rogers também conhecido como Capitão América vivendo tranquilamente em Washington DC e tentando se ajustar ao mundo moderno. Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D. é atacado Steve se vê preso em uma rede de intrigas que ameaça colocar o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra o Capitão América luta para expor a grande conspiração enquanto enfrenta assassinos profissionais enviados para silenciá-lo a todo momento. Quando a dimensão da trama maligna é revelada o Capitão América e a Viúva Negra pedem ajuda a um novo aliado o Falcão. Contudo eles logo se veem enfrentando um inimigo formidável e inesperado o Soldado Invernal.

Embora tenha se tornado recentemente  uma das marcas mais bem sucedidas do cinema atual, muitos ainda criticam com o fato do estúdio Marvel não querer se arriscar com os seus filmes, ao apresentar sempre uma produção redondinha, com começo meio e fim, mas que por vezes soa previsível demais. Por talvez ouvir essas criticas, o estúdio finalmente decidiu se arriscar e ir além da sua formula de sucesso, que embora o termo "arriscar" seja um tiro no pé  hoje em dia no cinema americano atual, não custa também pelo menos tentar somente uma vez. Capitão América 2 - O Soldado Invernal é o primeiro filme que o estúdio se arrisca e pelo visto, de uma maneira muito bem sucedida.
Embora seja sequencia da aventura anterior do Capitão (e dos eventos vistos em outros filmes como Vingadores) o clima por aqui não está pra brincadeira e o protagonista já parte para uma missão comandada pela S.H.I.E.L.D, mas mal sabendo das verdades que descobriria a seguir. Com um clima de filme de espionagem, que por vezes lembra muito o própio gênero que fazia sucesso na década 70, o filme entra num território ainda inédito, que é de não se confiar em ninguém, tão pouco em seus próprios aliados. No final das contas, o filme é uma metáfora sobre os nossos lideres do mundo atual, que por vezes, não são exatamente eles que puxam as cordinhas na hora de dar as ordens.  
Com isso, não somente o protagonista, como também os seus poucos aliados que lhe resta, se vêem envolvidos numa verdadeira caçada, onde ninguém está a salvo: a sequencia em que o líder da S.H.I.E.L.D,  Nik Fury (Samuel L. Jackson) é perseguido por pessoas que se dizem da policia, já dá uma bela dica do que virá a seguir. Essa sequencia de ação aliás é espetacular e não deve nada aos outros filmes de perseguição como a genial trilogia do Bourne.
Ainda nesta bela e bem dirigida sequencia de cenas, nos é apresentado, o que talvez seja o mais trágico vilão (ou anti-herói) do estúdio Marvel até aqui, o Soldado Invernal: interpretado pelo ator Sebastian Stan, o personagem na verdade é ninguém menos que Bucky Barnes. Colega de Steve Rogers no primeiro filme, o rapaz cai do alto de uma montanha rumo à morte aparente. No entanto, assim como nos quadrinhos, seu corpo congelado acaba resgatado pelos inimigos do Capitão, ainda com vida, mas sem um braço e sem memória. Visualmente, o personagem tem o mesmo porte ameaçador e solitário visto nos quadrinhos, mas que não esconde um conflito interno de não saber exatamente quem ou o que é. 

Dramas a parte, o herói precisa se aliar com aqueles que ele realmente confia. Ai então surge velhos conhecidos e novos aliados: Scarlett Johansson novamente se sai muito bem como a heroína Viúva Negra, mas que aqui, cada vez mais é revelado o seu passado nebuloso, assim como o lado podre escondido da S.H.I.E.L.D. Anthony Mackie se torna uma grata surpresa, ao interpretar o herói Falcão e braço direito do Capitão. Da ala dos que pode ou não confiar, Robert Redford surge como um dos chefões da S.H.I.E.L.D de uma forma ambígua, mas que não demora muito para revelar suas reais intenções. 
Em meio a revelações e traições, o clima de imprevisibilidade toma conta do filme do começo ao fim, onde mortes acontecem de uma forma desenfreada e que acabamos até mesmo temendo pelo destinos de nossos heróis. Os diretores Anthony Russo e Joe Russo, que antes somente cineastas de filmes de comédias, mostram o que sabem fazer de melhor, criando belas cenas de ação e luta, que não devem nada ao que Paul Greengrass fez, na já citada aqui, trilogia de Bourne como exemplo. Se acham que eu estou exagerando nas comparações, esperem para ver a sequencia em que o Soldado Invernal caça sem dó o Capitão em companhia, onde a montagem e efeitos visuais se cria um verdadeiro balé visual de tirar o folego de qualquer um. 
Com as habituais cenas finais que revelam que o melhor estar por vir (Vingadores 2 ?) Capitão América 2 - O Soldado Invernal é uma prova que o estúdio Marvel não pretende tão cedo largar o osso, pois ao dar um passo a frente nesta nova aventura do herói bandeiroso, ficamos nos perguntando o que de melhor virá a seguir na casa das idéias.  Vai ficar sempre chupando o dedo DC/Warner


Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Um comentário:

LEO disse...

É impressionante mesmo com num curto espaço de tempo a Marvel construiu um universo sólido e coeso no cinema.... (e de inegável sucesso: taí o CA 2 quebrando novos recordes de bilheteria pelo mundo afora)!!!

Agora só falta a DC seguir o mesmo caminho: só q com os executivos da Warner e suas ideias furadas tá difícil recuperar o prejuízo e buscar a concorrência (só quero ver o q vão aprontar no próximo "Superman/Batman")!!!

Abs!