Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cine Dica: O Melhor do Nosso Cinema: Trabalhar Cansa



Sinopse: Helena (Helena Albergaria) é uma dona de casa que resolve abrir um mini mercado. Tudo vai bem até Otávio (Marat Descartes), seu marido, perder o emprego. A partir de então estranhos acontecimentos tomam conta do local, afetando o relacionamento do casal com a empregada doméstica.

Há algo de podre na Dinamarca!

Essa frase me veio na cabeça quando assisti pela primeira vez Trabalhar Cansa, obra dos cineastas Juliana Rojas, Marco Dutra. Vindo dos curtas experimentais, a dupla se arrisca ao criar um suspense, que oscila entre o drama e o sobrenatural, sendo que nesse ultimo caso, a situação é muito mais sugerida do que explicita, o que torna a obra ainda mais interessante.   
Na verdade o filme vai mais para um terror psicológico também, já que o casal central  Helena e Otávio  (Helena Albergaria e Marat Descartes) se colocam em teste de força física e mental: ela decide abrir um mercadinho e administrá-lo, mas ele perde o emprego de gerente e começa a sua via cruz para conseguir um novo emprego. Não tem como não se identificar com eles, principalmente com Otávio que passa por entrevistas de emprego, que para nós que já atravessamos isso numa  parte da vida, é duramente real, para não dizer patético e depressivo.
 No final, a situações de ambos afetam um ao outro, pois Helena começa a ficar meio que obcecada em se tornar bem sucedida no seu mercadinho, nem que para isso tenha que ser dura perante os seus empregados, que temem pelo desemprego e venham á passar por uma nova via cruz em busca de algo novo. Mas algo afeta Helena, pois há algo de estranho no ar, desde um cachorro que ameaça sempre morder ela, como também um cheiro de esgoto, que por sua vez começa a transbordar no piso do local. A situação piora, quando uma parede começa a mostrar sinais de vazamento interno, ou de algo escondido por de traz dela.
Todas essas situações são filmadas de uma forma que pareça que há algo de sobrenatural, tanto no mercadinho, como também na própria casa do casal. Mas tudo é apresentado de uma forma ambígua, nós fazendo levantar inúmeras interpretações sobre o que realmente está acontecendo. Se fossemos simplificar, o filme seria uma espécie de critica ao capitalismo, que torna o mundo lá fora uma verdadeira terra selvagem, onde somente o mais forte e persistente sobrevive.
Sendo assim, os pontos de suspense, que sugere algo de sobrenatural, seria apenas algo para acrescentar, para tornar a atmosfera da vida daquelas pessoas muito mais opressora a partir do momento que surgiram os problemas. Ou então, há realmente algo por de trás da cortina, mas devido aos problemas do dia a dia que eles passam, esse mistério acaba meio que sendo deixado de lado por eles. Mesmo quando eles o encaram no ato final da trama, que por sinal é genial.      
Com minutos finais que sintetizam a verdadeira selva da disputa para uma vida bem sucedida profissionalmente, Trabalhar Cansa surpreende por nós colocar a par dos nossos medos internos. Não da possibilidade de haver um bicho papão embaixo da nossa cama, mas por estarmos sujeitos á um dia nos submeter a passar por uma realidade dura, que por vezes mastiga e nós gospe fora. 


Me sigam no facebook e witter.

Nenhum comentário: