Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Cine Dica: Em Cartaz: Álbum de Família


Sinopse: Baseado no livro de mesmo nome August: Osage County conta a história de três irmãs que são obrigadas a voltar para casa e cuidar da mãe viciada em drogas (Meryl Streep) depois que o pai alcoólatra as abandona. O encontro provoca diversos conflitos e revela segredos do passado de cada um.

Os filhos são castigados pelos pecados dos pais?

Essa era a pergunta que me soava na cabeça após a sessão de Álbum de Família, que é o tipo de filme que provoca inúmeras emoções na pessoa que assiste e não tem como não se identificar com a situação de cada um dos personagens. Dizem que não se fazem mais famílias como antigamente, mas acredito que os problemas corriqueiros da família contemporânea não são muito diferentes dos problemas de outras famílias de décadas atrás, que por vezes eram bem piores. Tudo depende da criação de cada pessoa, que por sua vez, essa pessoa irá criar a sua família, de acordo da forma que ela foi criada.
Dirigido por John Wells (Não estou lá), o roteiro do filme foi criado por Tracy Letts, responsável também pela criação da peça em que o filme se baseou o que faz com em alguns momentos a gente consiga sentir o lado teatral da historia. Mas diferente de filmes recentes como o Deus da Carnificina, a trama se desloca fora do cenário principal, mas a meu ver a trama funcionaria muito bem num único local. O cenário pouco importa, mas sim os seus personagens estupendos, interpretados por cada um deles por astros no ápice de suas interpretações.
Após o sumiço do marido Beverly (Sam Shepard), Violet (Streep) recorre ajuda as filhas (Roberts, Nicholson e Juliette Lewis), da irmã (Martindale) e do cunhado (Chris Cooper). Viciada em remédios e com um câncer na boca, a matriarca passa anos de luz de ser uma pessoa amável com suas filhas, atacando verbalmente sem dó elas, principalmente Barbara, vivida por Roberts. A filha se mudou da cidade há vários anos e passou um bom tempo sem visitar os pais. Agora, ela volta para casa na companhia do ex-marido (McGregor) e da filha (Abigail Breslin).
Não é segredo para ninguém que em meio a esse grande elenco, quem rouba a cena novamente é Meryl Streep: dona de uma presença magnética, a atriz surge em cena com a sua personagem, nos primeiros minutos de projeção e já da uma dica do que irá acontecer no decorrer do filme. Envelhecida, esfarrapada, enfraquecida, mas com uma língua afiada, capaz de destroçar o coração mais duro á sua frente, Streep  transmite com a sua personagem para o cinéfilo, todas as cicatrizes verbais, emocionais e físicas que ela passou ao longo da vida e mesmo ela magoando a todos em sua volta, nos compreendemos dela ser assim e ter chegado aonde chegou. Dificilmente a atriz não deixara de receber a sua décima oitava indicação ao Oscar.
Com um elenco de quilate, formado tanto por nomes conhecidos como, Julia Roberts, Ewan McGregor, Chris Cooper, Juliette Lewis, Benedict Cumberbatch, como também nomes menos conhecidos (mas talentosos) como Julianne Nicholson, Margo Martindale e Misty Upham, todos eles tem o seu tempo de participação em destaque no filme, principalmente Cumbergatch, que embora sua participação seja pequena, não deixa de ser tocante, principalmente numa cena onde ele toca um piano. Como os problemas familiares são o foco principal da trama, todos protagonistas se reúnem numa cena chave que é do jantar, em que cada um, principalmente a personagem de Streep, deixa a mascara cair e revelar a verdadeira face dessa família. Essa cena é disparada o melhor momento, onde cada um fica com os nervos a flor da pele e Julia Robert apresenta aqui o melhor desempenho de sua carreira, sendo algo que não se via desde Closet: Perto Demais. 
Com uma trama que envolve alcoolismo, suicídio, câncer, dependência química, adultério, pedofilia, divórcio e incesto, Álbum de Família possui uma alta dose de humor negro, dramático e emocional, capaz de fazer com que cada um que saia da sessão, acabe caindo numa verdadeira dose de reflexão interna e espiritual.


Me sigam no facebook e witter. 

Nenhum comentário: