Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Cine Dica: Em Cartaz: 9º Festival de Verão 2013: Eu Não Faço a Menor Ideia do Que Eu Tô Fazendo Com a Minha Vida


Sinopse: Clara (Clarice Falcão) está indecisa em relação às suas escolhas. A jovem está cursando a faculdade de Medicina por pressão familiar e não por vocação. Sem contar para ninguém o que está sentindo, ela passa a matar aulas no período da manhã. Durante essas aventuras matutinas, Clara conhece um rapaz que a ajuda a encontrar um norte para sua vida.
  
Adolescentes sempre se sentem perdidos com inúmeras perguntas, que por vezes são sem respostas e que os deixam confusos com relação ao que irá vir no futuro, especialmente sobre o que irá ser na vida. Esse é o assunto principal  de Eu Não Tenho A Menor Ideia Do que Eu Tô Fazendo Com A Minha Vida, onde a protagonista Clara (Clarrisse Falcão) não foge desses questionamentos. Estudante de medicina que pertence a uma família composta por médicos, ela começa a matar aulas ao perceber que não quer ser médica como o resto da família.
Em um dos dias em que ela não vai a faculdade, acaba conhecendo Guilherme (Rodrigo Pandolfo) rapaz que trabalha no boliche do pai e que de alguma forma lhe ajuda a criar inúmeras opções consigo mesma para então voltar aos trilhos na vida. Ele sugere que ela faça experiências para ver qual o caminho a trilhar, qual carreira ela poderia seguir, em momentos como no café da manhã, em que ela toma com os seus tios, onde cada um é profissional em uma área, mas que foram distanciados pelo pai de Clara.
Os tios na verdade é que dão um verdadeiro show no filme. Formado por incríveis talentos, como Daniel Filho, Kiko Mascarenhas, Leandro Hassum e Alexandre Nero. O tio interpretado por Leandro Hassum é que rouba a cena de todos, como um pediatra que tem uma relação pra lá de problemática com a mãe.     
O filme é pra lá de simplório, sendo filmado com pouquíssimos recursos, mas com um roteiro redondinho e com uma fotografia, onde as cores quentes sobressaem e uma trilha sonora escolhida a dedo. A trama é voltada mais para o publico jovem, especialmente essa geração viciada nas redes sociais e fará que inúmeras pessoas se identifiquem rapidamente. Identificação é palavra chave do filme, pois não tem como não se identificar com a protagonista interpretada por Falcão, que de tão cheia de duvidas, que quando manda um vídeo para poder entrar no BBB, ela sugere que seja uma competidora sem personalidade nenhuma.         
O personagem de Rodrigo Pandolfo se torna, não apenas um guia para o protagonista, como também uma espécie de ancora para ela não cair na mais pura depressão sobre não saber o que quer. Ela está sem rumo, seus pais não possuem noção com relação ao que acontece na vida de sua filha e tão poucos sabem que ela esta passando por uma crise.
O diretor Matheus Souza tem apenas 24 anos, mas já havia chamado a atenção do cinéfilo mais antenado e da critica especializada a partir do filme Apenas O Fim. Ambas as obras possuem uma linguagem jovem, mas que nada lembra as comedias americanas com adolescentes, que por vezes são vazias e descartáveis.  
Embora possa ser lançado em poucas salas de cinema, não me admira que o filme venha a ser cultuado, assim como ocorreu na primeira obra do diretor.


Me sigam no facebook e witter. 

Nenhum comentário: