Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Cine Especial: "NARRATIVAS SERIADAS: DA TV ÀS NOVAS MÍDIAS" Parte 1

Nos dias 21 e 22 de novembro, eu estarei participando do curso Narrativas Seriadas: Da TV ás novas mídias, criado pelo CENA UM  e ministrado pela professora e publicitária Sheron Neves. Enquanto os dois dias não chegam, por aqui, estarei me relembrando e compartilhando com vocês, sobre as series que eu assisti ao longo desses anos e que entraram para á historia da televisão.     
  
Jornada Nas Estrelas - A Série  

Sinopse: Aqui estão as viagens da nave Enterprise. Sua missão de cinco anos: explorar novos mundos, buscar novas formas de vida e novas civilizações. Ir com toda a coragem até onde nenhum ser humano jamais chegou. É o ano de 2264. 201 anos depois que o homem viajou mais rápido que a velocidade da luz, e 113 anos depois da primeira viagem da Enterprise nx-01, o Capitão James T. Kirk e sua tripulação partem na constitucional USS Enterprise. No decorrer dos primeiros 3 anos, a tripulação da Enterprise irá conhecer enganadores e vigaristas, assassinos e psicopatas, seres poderosos o suficiente para controlar a mente de comunidades inteiras, e seres tão frágeis para controlar suas próprias capacidades mentais. Os membros da Enterprise serão amados, ameaçados, seduzidos, assassinados, convidados para procriação, duplicados, ressuscitados e forçados a retroceder no tempo. Eles serão obrigados a lutar por suas vidas e pelas vidas de seus amigos. E ao longo desses desafios, uma aliança vai nascer entre três improváveis amigos: o ousado e carismático capitão, o irascível doutor e o imperturbável Vulcano.
  
Embora cultuada nos anos 60, 70 e 80, somente fui conhecer essa maravilhosa série no inicio dos anos 90, quando ela teve suas reprises exibidas no canal da falecida Rede Manchete. Como todo leigo que se preze no principio, achava que era uma série de TV baseada em Guerra nas Estrelas, mas somente quando comecei a assistir, que não só o nome era diferente, como também as tramas iam contra a maré. Enquanto a saga intergaláctica de George Lucas ia para um lado que lembrava as antigas matinês de aventura, Jornada nas Estrelas era bem mais cerebral, com tramas criativas e inesquecíveis.
Criado por Gene Roddenberry e exibido pelo canal NBC, pode-se dizer que a série era à frente do seu tempo, pois apresentava tramas que por vezes fazia uma dura critica a sociedade daquele período, quando ainda existia o preconceito no ar. No elenco principal, havia não somente um alienígena (Spock), como também um japonês (Sulu), um russo (Chekov) e uma negra (Uhura), interpretada pela atriz Nichelle Nichols e que entrou para historia ao protagonizar junto com William Shatner (Capitão Kirk) o primeiro beijo inter-racial transmitido nos EUA. Com isso, era uma série que fortalecia a união dos povos, não importando a sua raça e credo e com o tempo (embora tardio) o publico foi compreendendo á real proposta do programa.
Infelizmente nem tudo foram flores para a série, já que nunca era um estouro em audiência, mas que pelo menos mantinha um publico fiel da época do começo ao fim, Ao termino da terceira temporada, a serie acabou sendo cancelada, mas para a surpresa de todos, o real sucesso que ela conseguiria seria somente nas reprises ao longo dos anos e que fez com se tornasse, no que se  pode dizer, do primeiro fenômeno de séries de tv da historia da televisão americana. Mas se alguns consideravam o ponto final da saga de Kirk e Spock e companhia estavam muito enganados.
Quando Guerra nas Estrelas foi um verdadeiro estouro nas bilheterias, todos os estúdios da época queriam uma fatia desse bolo. A Paramount que tinha os direitos da série naquele período, tinha o interesse no principio em fazer uma nova temporada na época e trazendo novamente o elenco original. Mas vendo que o sucesso seria maior no cinema, a possível serie acabou virando o primeiro de muitos filmes para o cinema que dura até hoje.

Mais informações sobre todos os filmes de Jornada nas Estrelas você clica aqui.


PERDIDOS NO ESPAÇO 
Sinopse: No ano 1997, a Terra sofre com sua superpopulação. O Professor John Robinson, sua esposa Maureen, seus filhos (Judy, Penny e Will) e o Major Don West são selecionados para viajar pelo espaço até um planeta do sistema Alpha Centauri a fim de estabelecer uma colônia da Terra para que outras pessoas possam viver lá. Eles estão a ir em uma espaçonave batizada de Júpiter 2. No entanto, o doutor Zachary Smith, um agente de um governo inimigo, é enviado para sabotar a missão. Ele é bem sucedido em reprogramar o robô B9 para destruir os equipamentos da nave 8 horas após a decolagem, mas no processo atrasa-se ficando na espaçonave que decola com ele a bordo. Ele então tenta desativar o robô, mas este percebe que foi desligado e se auto religa. Sem saber do perigo que ele criou para todos, o doutor Zachary Smith decide acordar a família Robinson que estava em tubos de hibernação e quando o pessoal menos espera, o robô B9 inicia a sua programação, conseguindo destruir o sistema de navegação, rádio e vários aparelhos importantes da espaçonave antes de ser desativado. Com a espaçonave em sérias avarias e já muito distante da rota programada, todos a bordo tornam-se perdidos no espaço e agora lutam tentando encontrar o caminho de volta para casa.

O seriado, produzido pela CBS e que tinha como criador e produtor executivo Irwin Allen, foi ao ar pela primeira vez nos Estados Unidos em setembro de 1965 e permaneceu até março de 1968  no total de três temporadas. Não posso dizer muito a respeito sobre essa série, já que na época que se tornou sucesso por aqui eu era recém nascido. Segundo a minha mãe, o programa havia passado na rede Bandeirantes no inicio dos anos 80 e ela acompanhou do começo ao fim. Somente tive um vislumbre do programa, quando ele foi exibido por aqui na TV 2 Guaíba onde eu tive a chance de ver alguns episódios.  
Assim como Jornada nas Estrelas, é uma serie que gerou inúmeros fãs fieis até hoje e que lembram com muito carinho os personagens principais, principalmente com relação ao Doutor Smith, interpretado com intensidade pelo ator Jonathan Harris. A serie ganharia uma versão cinematográfica em 1998, mas sem nenhum êxito.


Mais informações e inscrições para curso você clica aqui.


Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: