Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

domingo, 12 de maio de 2013

Cine Dica: Fantaspoa 2013: VOCÊ PROMETEU



Sinopse: Quando crianças, Hanna e Clarissa eram muito amigas. Elas passavam as férias juntas em uma velha casa em uma pequena ilha. Depois do aniversário de 09 anos de Hanna, elas perdem contato até que se reencontram 25 anos depois. Hanna casou, tem uma filha de 07 anos e é a chefe residente de um hospital no qual a velha amiga é internada na emergência após uma overdose de pílulas para dormir. As duas retornam a amizade e decidem passar alguns dias na ilha como antigamente, o que acaba trazendo a tona segredos do passado.

Hoje o cinema vive de filmes que tentam se enveredar para o termo “pé no chão” em que as tramas parecem ser obrigadas a explicar passo a passo determinadas situações para elas soarem realmente possíveis delas acontecerem. Há situações que dá certo, mas outras longe disso. No caso da produção alemã Você Prometeu fica no meio termo. Quando nos é apresentado às duas protagonistas Hanna e Clarissa, parece que já temos uma ligeira idéia do que podemos esperar, principalmente quando todos os eventos acontecem na ilha, com direito a momentos que lembram os típicos filmes de fantasmas como O Chamado, O Orfanato e recentemente Mama.
Mas é então, que aos poucos o roteiro nos prega uma peça, dizendo que tudo não passava de um jogo de fumaça e espelhos, que acaba desencadeando revelações imprevisíveis sobre ambas protagonistas e que tudo o que a gente imaginava sobre elas é jogada para escanteio. O que temos aqui é um filme que de uma hora para outra mudou de gênero instantaneamente, mas se por um lado isso foi arriscado, por outro soube explorar muito bem os atos e conseqüências das crianças em si, que por vezes são muito inconsequentes  que não mede os seus atos e que acaba por gerar conseqüências  futuramente.
Com um visual onírico e momentos de suspense que funcionam na hora certa, Você Prometeu funciona como espécie de filme que tenta renovar os gêneros de horror e suspense em alguns momentos, mas que não quer dizer que uma salada de inúmeros sabores se tenha então um sabor correto, mas nunca custa em tentar se  renovar.

NOTA: O  filme terá nova sessão dia 14/05 as 17horas no Cine Santander Cultural.     

Me Sigam no Facebook e Twitter:  

2 comentários:

LEO disse...

Valeu pelas dicas....

anotei esses, pq minha mulher curte esses filmes de terror com sobrenatural (enquanto eu, prefiro os mais "gore", mas tbm curto esses)!!!

dizem q "Mama" é mto bom... tá na fila pra eu assistir futuramente!!

Abs!!

Marcelo Castro Moraes disse...

Mama vc irá curtir, embora eu ache que o filme perca um pouco da sua força no momento que a vilã sai das sombras