Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Cine Dica: Lançamento do filme Marcelo Yuka no Caminho das Setas

CINEBANCÁRIOS RETOMA PROGRAMAÇÃO COM FILME QUE CONTA HISTÓRIA DE MARCELO YUKA

Documentário premiado de Daniela Broitman mostra a transformação na vida do ex-baterista da banda O Rappa e tem as participações especiais dos músicos do grupo, BNegão, Manu Chao, Cibelle, entre outros
  
Sessão de Lançamento no Cinebancários
  17 de janeiro | Quinta-feira | 19h
Após a exibição, debate com
a presença de  Daniela Broitman
ENTRADA FRANCA

O CineBancários inicia a sua programação de 2013 com uma das mais comoventes histórias de vida da cultura contemporânea brasileira. O documentário Marcelo Yuka no Caminho das Setas, de Daniela Broitman, estreia na quinta-feira, 17 de janeiro. A exibição do filme acontece às 19h. Após a sessão, haverá debate com a realizadora. O evento abre as comemorações dos 80 anos do SindBancários completados em 18 de janeiro.
Vencedor do Prêmio de Melhor Montagem no Festival do Rio em 2011, o longa-metragem mergulha na última década da vida do músico, compositor e ativista Marcelo Yuka, ex-baterista e ex-líder do grupo O Rappa, revelando a profunda transformação pela qual o artista passou desde que foi baleado numa tentativa de assalto no Rio de Janeiro.


 Conhecido por suas letras repletas de críticas sociais, Marcelo Yuka estava no auge do sucesso como compositor, baterista e líder do Rappa – uma das principais bandas na cena pop rock dos anos 1990 – quando, aos 34 anos, levou nove tiros durante um assalto no Rio de Janeiro, que o colocaram em uma cadeira de rodas. O documentário registra a transformação de Yuka desde o trágico incidente, em novembro de 2000, acompanhando sua luta por sua saúde física e espiritual, enquanto se arrisca em novas sonoridades e uma incessante busca por justiça social e paz.
 Com a cumplicidade de quem explorou por oito anos a vida de Yuka, a diretora Daniela Broitman condensou em 95 minutos a trajetória do músico, expondo os pensamentos, medos e ideologias desse complexo e irreverente artista.
 Além de uma narrativa biográfica, o documentário aborda temas como a relação do ser humano com o corpo e a dor, a pesquisa e tratamento com células-tronco, o casamento e o amor, a produção musical fora dos grandes mercados e os direitos autorais, além do debate sobre questões sociais, direitos humanos e segurança pública.
 “Além de ser uma história biográfica, o que me impressionou é que o filme tem esse caráter de entretenimento também”, comentou Marcelo Yuka. “Não é só fazer um recorte da vida de alguém, mas contar uma história que pode ser relevante para outra pessoa. O filme tem essa questão, que acho bem legal: tem mais do que a construção de um mito. Minha história tem uma coisa trágica, mas os momentos mais relevantes não são aqueles que estão em torno da tragédia, mas os momentos que estão em torno de um homem comum."

Marcelo Yuka no Caminho das Setas fica em cartaz no CineBancários até o dia 27 de janeiro, em três sessões diárias, 15h, 17h e 19h. A partir de 29 de janeiro, o documentário de Daniela Broitman divide horários com a programação do IV Festival do Júri Popular.

Marcelo Yuka no Caminho das Setas, de Daniela Broitman. Brasil, 2011. Documentário. Duração: 95 minutos.

**A sessão de lançamento, dia 17, quinta, às 19h, será com ENTRADA FRANCA e as senhas serão distribuídas a partir das 19h. 
Lotação da sala: 81 lugares 
Em cartaz no CineBancários (com cobrança de ingresso):
de 18 a 27 de Janeiro → Sessões às 15h, 17h e 19h
de 29 de janeiro a 3 de fevereiro → sessões às 15h
de 5 a 8 de fevereiro → Sessões às 15h, 17h e 19h

Ingressos: R$ 5,00 para público geral e R$ 2,50 para bancários e jornalistas sindicalizados, idosos, estudantes e clientes do Banrisul.

CineBancários
(51) 34331204 / 34331205
Rua General Câmara, 424, Centro - POA
blog: cinebancarios.blogspot.com
site: cinebancarios.sindbancarios.org.br
facebook.com/cinebancarios
Twitter: @cine_bancarios
 


Me  Sigam no Facebook e Twitter

Nenhum comentário: