Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Cine Dica: Curso de Ferias: Steven Spielberg

CURSO DE FÉRIAS

APRESENTAÇÃO

Steven Spielberg é um dos diretores mais (re)conhecidos do cinema mundial desde a metade dos anos 70 com o lançamento de Tubarão, que explodiu para o mundo e criou o conceito deblockbuster. O sucesso estrondoso daquele filme (que estava fadado ao fracasso) redesenhou uma nova Hollywood, que mudou sua forma de encarar o mercado, buscando uma aproximação com plateias mais jovens, distantes do cinema clássico que imperava até então.
Passados 40 anos da entrada de Spielberg no cenário do cinema mundial, o cineasta hoje é um dos mais bem sucedidos de todos os tempos, seja como diretor, seja como produtor.
Sem dúvida, uma das personalidades mais influentes da história do cinema, Steven Spielberg é, para muitos, o melhor diretor da atual Hollywood, e um dos mais ricos e poderosos cineastas do mundo. Spielberg possui inúmeros sucessos de bilheteria, e é aclamado pela crítica por seu trabalho como diretor, produtor e escritor. O grande Stanley Kubrick, que era amigo pessoal de Spielberg, sempre admirou e respeitou a capacidade de comunicação que os seus filmes exercem nas plateias. Hoje Steven Spielberg é o realizador que mais possui produções na lista dos "100 Melhores Filmes de Todos os Tempos", feita pelo American Film Institute (AFI), e é considerado por muitos, inclusive por críticos de renome, um dos melhores diretores de cinema de todos os tempos.
OBJETIVOS
O curso O FANTÁSTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG, ministrado por Robledo Milani, fará um panorama do sobre a obra do cineasta que mudou o rumo do cinema contemporâneo, cuja filmografia transita do fantástico ao drama, do filme histórico aos projetos infantis, da aventura à ficção científica.
.
METODOLOGIA
Aulas expositivas, com análise da filmografia, exibição de trechos de seus filmes e discussão das principais características estilísticas e temáticas da obra do cineasta.

MINISTRANTE
ROBLEDO MILANI
Crítico de cinema, publicitário e produtor de TV, com atuação em rádio, jornal, internet, revista e televisão. Sócio-proprietário da agência de comunicação Phosphoros Novas Ideias e editor do site “Papo de Cinema”, membro fundador da ACCIRS (Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul) e integrante da ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Já ministrou o curso "Marilyn Monroe - Mito Eterno", pela Cena UM.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O curso abordará o cineasta Steven Spielberg sob dois aspectos: a Fantasia e o Real.

1º Encontro 
SPIELBERG - FANTASIA

As origens familiares; os faturamentos astronômicos; o surgimento do conceito "blockbuster"; as sequencias e seu trabalho como produtor. As suas influências como cineasta; o papel dos efeitos especiais; os grandes personagens que criou; o encantamento que seus filmes provocam; o deslumbramento de suas criações; a importancia da imagem e os temas em comum. Os atores que lhe são fiéis (Harrison Ford, Tom Cruise, Richard Dreyfuss).
Tubarāo / Contatos Imediatos do Terceiro Grau / Os Caçadores da Arca Perdida / E.T. O Extraterrestre / Indiana Jones e o Templo da Perdiçāo / Indiana Jones e a Última Cruzada / Hook, A Volta do Capitāo Gancho / Jurassic Park / O Mundo Perdido / A.I. - Inteligência Artificial / Minority Report / Guerra dos Mundos / Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal / As Aventuras de Timtim.

2º Encontro
SPIELBERG - REAL
O cineasta reconhecido e aplaudido pela crítica; a conquista do Oscar; o respeito dos estudiosos do cinema. Spielberg deixa de ser influenciado e vira influência. A origem judaica e sua ligação com os excluídos - representados também pelos negros. Seus atores favoritos (Tom Hanks); a unidade temática em torno da Guerra; O despertar como cineasta novato; a experiência do fracasso (1941) e um pouco sobre o novo filme da vertente realista: Lincoln.
Encurralado / Louca Escapada / 1941 / A Cor Púrpura / Império do Sol / Além da Eternidade / A Lista de Schindler / Amistad / O Resgate do Soldado Ryan / Prenda-me se for Capaz / O Terminal / Munique / Cavalo de Guerra.


Curso “O FANTÁSTICO CINEMA DE STEVEN SPIELBERG” - de Robledo Milani

Datas: 22 e 23 de Janeiro (terça e quarta)

Horário: 16h às 19h
Local: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico – P. Alegre / RS)
Investimento: R$ 70,00 (valor promocional de R$ 60,00 para as primeiras 10 inscrições)
Material: Apostila e Certificado de participação

Informações: www.cinemacenaum.blogspot.com.br
Realização: Cena UM
Apoio: Santander Cultural
Parceiros de divulgação: E O Vídeo Levou / Papo de Cinema / Mundo Cult / Cult News.


Me  Sigam no Facebook e Twitter

Nenhum comentário: