Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e Diretor de Comunicação e Informática do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cine Dica: Em Cartaz Além da Estrada

Sinopse: No Uruguai, o argentino Santiago está em busca de um terreno herdado dos pais, falecidos há um bom tempo. Casualmente ele conhece Juliette, uma moça belga que procura um antigo amor. Eles viajam juntos pelo país e, ao longo do caminho, se tornam cada vez mais próximos. Quando chegam a Punta del Este, o universo de Santiago se torna um empecilho para o relacionamento dos dois.
O gênero Rodie Movie é um filme de estrada onde normalmente o protagonista sempre esta em busca de algo, seja por redenção ou por algum sentido na vida e isso é muito bem aplicado neste Além da Estrada. Aqui nos é apresentado dois personagens, Santiago e Juliette (Esteban Feune e Jill Mulleady ótimos) que se cruzam em uma viajem pelo o Uruguai, onde cada um tem um destino diferente, mas que acabam se unindo numa viajem que gradualmente irá mudar suas vidas. O encontro do casal central, por vezes, se torna mera desculpa para o filme se tornar uma espécie de documentário onde os protagonistas param para apreciar os lugares por onde passam, ou para conversar com as pessoas naturais de lá, que por muitas vezes durante a projeção, se tornam os grandes astros da historia, chegando ao ponto, de serem mais carismáticos que os próprios protagonistas. O que não quer dizer que eles se tornam meros enfeites, muito pelo contrario. A forma de como são apresentados na tela são de uma forma honesta e humana, tanto que não vemos grandes interpretações do casal, mas sim um lado natural deles, cru e realista na forma como eles vão se apaixonando um pelo outro e se dando conta que ambos preenchem o vazio que cada um estava vivendo em suas vidas.
O que impressiona é o fato do diretor estreante Charly Braun saber passar tamanha segurança do que esta fazendo, dando ares de verdadeiro veterano e ao mesmo tempo não escondendo sua vocação de documentarista. Sendo assim, não seria surpresa se futuramente ele fosse fazer documentários, pois como havia dito acima, o filme por vezes se torna um ao apresentar personagens que nada mais são que pessoas verdadeiras em seus habitats. É por seguir os ares de um documentário ou por um tom mais realista, que muita coisa que acabou surgindo durante a produção, acabou sendo aproveitada na historia, como o fato de um cachorro seguir o casal, ou até mesmo o surgimento da modelo internacional Naomi Campbell fazendo ela mesma, que a quem diga ela estava de passagem no Uruguai e acabou sendo convidada para participar do filme, numa ponta curiosa mas dispensável.
Com uma trilha sonora caprichada e com elementos que relembram clássicos como Sem Destino e até mesmo o recente Antes do por do Sol, Além da Estrada é uma deliciosa viajem sobre descobertas, seja no intimo de cada um, ou de lugares até então desconhecidos, mesmo eles estando bem perto da gente.


Me Sigam no Facebook e Twitter:

Nenhum comentário: